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29/05/2024 11:28

CBA anuncia troca de motores dois tempos e mudanças nos nomes de categorias para 2025

Confederação informa que as alterações serão feitas para promover maior alinhamento com as diretrizes da FIA

Fonte: Comunicação CBA


Foto: Jackson de Souza

Mudanças começam em 2025


A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK), divulgou, nesta quarta-feira (29), mudanças para a temporada 2025 do kartismo nacional. Os destaques ficam para a troca de motores dois tempos e novidades nas nomenclaturas de algumas categorias.

O objetivo com a mudança é modernizar os equipamentos atualmente utilizados no Brasil, especialmente nas categorias de alto rendimento, além de promover maior alinhamento com as diretrizes da FIA. A substituição dos motores, de acordo com a CBA, também visa retomar mercados tomados por motores quatro tempos.

O projeto ainda revela modificações em algumas categorias. Entre as alterações, está a eliminação da categoria Júnior Menor, mas permitindo que os pilotos ingressem diretamente na categoria Junior, que passará a se chamar OKN Júnior e utilizará os motores Iame OKNJ FIA.

Mirim e Cadete não terão mudanças com relação aos motores, mas a Mini 2T terá troca de motores do atual KTT 125cc para os Vortex 60cc FIA.

Já a categoria Graduados será renomeada como OKN e utilizará os motores TM OKN FIA. Nas categorias Sênior, a Sênior AM passa a se chamar Sênior e a Sênior Pro será intitulada Master. A Super Sênior Master levará o nome de Grand Super Sênior. Além disso, todas essas categorias, bem como a Novatos, terão em 2025 os motores Iame X30.

Outro ponto importante a ser destacado com relação os motores dois tempos para a próxima temporada é que todas as categorias com esse tipo de motorização, desde a Mini 2T até a Sênior 60+, utilizarão motores próprios dos pilotos nos campeonatos nacionais. Ou seja, nenhuma delas terá motor sorteado.

Confira o resumo das novidades para 2025:

Mini 2T: motor KTT 125cc será substituído por Vortex 60cc FIA;
Júnior Menor: deixará de existir;
Júnior: passa a se chamar OKN Júnior e os motores Iame MY darão lugar aos Iame OKNJ FIA;
Graduados: será renomeada como OKN. Motores Iame MY serão trocados por TM OKN FIA. Dentro da categoria também será permitido pilotos acima de 28 anos de idade, para uma categoria OKN Master, com pontuação e premiação independentes da OKN. Atingindo mais de 36 participantes, elas poderão ter seus grids separados;
Novatos: motor Iame MY será substituído por Iame X30;
Sênior AM: passa a se chamar Sênior e troca o motor Iame MY pelo Iame X30;
Sênior Pro: será renomeada como Master e troca o motor Iame MY pelo Iame X30;
Super Sênior: motor Iame MY será substituído por Iame X30;
Super Sênior Master: passa a se chamar Grand Super Sênior.

“Nosso objetivo com essas mudanças também é retomar mercados onde não há mais competições com motores 2 tempos e, assim, expandir a base de praticantes do kartismo de alto rendimento, que engloba os pilotos que sonham com a profissionalização no esporte ou que ao menos busquem competir com equipamentos que ofereçam maior performance”, declarou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

“Para fortalecer essas mudanças, a CNK também irá propor e incentivar a criação de campeonato interestaduais, em parceria com as federações locais, agrupando estados em torno de competições que promovam o esporte”, completou Carcasci.

  • 29/05/2024 14:18 Ronaldo

    UM belo tiro no pé . A fuga para os motores 4t sera maior pois o custo dos novos motores sera muito maior . E promover competicoes somente com motores proprios sera mais outro motivo pois o custo tambem sera muito maior . Acabando com o kartismo nacional …