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22/12/2010 09:54

CBA comemora 2010 com recorde de filiados. Kart teve aumento de 9%

Fonte: Wagner Gonzalez - Assessoria de Imprensa CBA


Foto: Mario Ferreira

Brasileiro teve recorde de inscritos em 2010


A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) comemora o final da temporada de 2010 com uma marca inédita em sua história: a entidade filiou 11.518 pilotos e navegadores nos últimos 12 meses, aumento de 28,5% em relação ao ano anterior, quando 8.963 competidores foram cadastrados. É a primeira vez que a marca de 10 mil filiados é superada desde a fundação da CBA, em 7 de setembro de 1961. As categorias que mais cresceram foram o rally e o kart.

Para o presidente Cleyton Pinteiro, a conquista significa principalmente um aumento de responsabilidade. "Quero agradecer aos novos 2.555 esportistas que se juntaram aos antigos filiados da CBA a confiança que depositaram em nós este ano. Mais do que qualquer outra coisa, isso significa a cobrança, muito bem-vinda, para que nossa equipe continue fazendo um trabalho melhor, também cada vez melhor. Corrigindo erros e aprimorando acerto para seguir caminhando na direção certa", disse.

A categoria que registrou o maior crescimento foi o rally, com um número de pilotos e navegadores 67% maior do que no ano passado: em 2009 eram 3.947 filiados, número que saltou para 6.591 em 2010. Atualmente 4.908 pilotos e 1.683 navegadores correm sob a supervisão da CBA.

Segundo Djalma Neves, presidente da Comissão Nacional de Rally, o aumento se deve ao trabalho da CBA nas categorias de base da modalidade, em parceria com montadoras como Fiat, Mitsubishi, Peugeot e Troller nos campeonatos que supervisionados pela entidade. "Nos concentramos nesses campeonatos organizados pelas montadoras e que são realizados em diversos estados. Nossa meta é atrair os pilotos estreantes e universitários, que mostram interesse em competir mas nem sempre encontram apoio e facilidades. Os números provam que incentivar os novatos a continuarem no esporte e aumentar a promoção e a visibilidade do automobilismo nacional é um caminho bastante válido", explicou.

O kart, modalidade onde a grande maioria dos pilotos inicia sua carreira no automobilismo, também teve um crescimento considerável, aumentando em 9% seu número de competidores, passando de 1.696 em 2009 para 1.849 neste ano.

Para o presidente da Comissão Nacional de Kart, Rubens Gatti, essa tendência deverá ser mantida e até crescer em 2011. "Pouco a pouco notamos que as mudanças e adaptações nas categorias existentes revigoram a modalidade e produzem grids maiores. Nas quatro etapas do Campeonato Brasileiro de Kart deste ano - Volta Redonda, Florianópolis, Parakart e Indoor, as últimas duas em São Paulo -, reunimos quase 600 pilotos", finaliza.

  • 22/12/2010 12:25 Gustavo Ferreira

    Quero aqui parabenizar o trabalho realizado por todos que direta ou indiretamente contribuíram de forma profissional para estes números.
    Entretanto, não poderia deixar de aqui registrar todo nosso descontentamento com o que vem acontecendo com o Kartismo na região Centro Oeste, e de modo geral, com o automobilismo em nossa capital Brasília.Creio que entidades respeitadas como a CBA e a CNK, não devem fechar os olhos para esta realidade instaurada há muito tempo em nossa região.
    Obrigado. Gustavo Ferreira.

  • 22/12/2010 21:32 J Araújo

    E aqui no Espírto Santo as coisas vão de mal a péssimo. A Federação local tem se mostrado acéfala e perseguidora. Não temos o fim do campeonato estadual e perdemos a nossa etapa da Copa Sudeste por uma decisão desastrosa desta Fau que ainda se presta ao papel de falar na imprensa que o nosso kartódromo homologado pela CBA "É UM LOCAL PROPÍCIO PARA ACIDENTES". Os patrocinios estão sumindo com isso. Seria muito bom a CBA e o CNK ouvir quem realmente promove o kartismo no estado, bem como conversem com os mineiros e cariocas e verifiquem a VERGONHA nacional que estamos passando no ES com a atual diretoria da FAEES. Socorro CNK!!! J Araújo

  • 23/12/2010 10:38 Gustavo Ferreira

    J.Araújo, Me parece que os dirigentes das Federações, da sua região, do Distrito Federal e de Goiás, cursaram a mesma escola. Coincidência não ? Senhores dirigentes (CBA e CNK), vocês precisam URGENTEMENTE, como nosso colaborador Araujo sugeriu, escutar os clamores daqueles que realmente de alguma maneira fazem, preocupam-se ou ainda financiam estes esportes.Um abraço a todos.

  • 26/12/2010 18:50 Wilson Malenza

    Não conheço o Araújo, mas vejo que acompanha a vergonha nacional que está acontecendo já há dois anos aqui no Espírito Santo. Pensei que a CNK tivesse o objetivo de cuidar do kartismo nacional. vejo que me enganei. O kart aqui no estado está acabando e a CNK, Sr. Gatti, há dois anos vem assistindo de camarote e não faz absolutamente nada. sequer procura saber se o que tem ouvido é verdade. A federação daqui não representa a quem faz o automobilismo aqui. wilson.

  • 26/12/2010 20:58 Marcio Schimittel

    Realmente é de se lamentar... uma federação é constituída por federados.. Já pararam para pensar se todos os piloto se federarem fora do ES? Está ficando dificil... uma FAU que não sabe de fecha ou não o kartódromo... a FAEES que além de não promover o esporte não exercer o seu papel, fica atrás da associação de pais e pilotos que querem apenas manterem o local de treino, já que para competições a oportunidade já se foi desde a Copa Sudeste, que pela 2ª vez foi cancelada... PESSOAL VAMOS FEDERAR EM MINAS.. QUEM SABE OS DIRIGENTES ESPORTITAS DO NOSSO ESTADO NÃO ACORDAM!!!

  • 27/12/2010 09:51 Valdemar

    Estes dias atrás o Kart Gaúcho publicou uma matéria (o título era: porque o Gaúcho 2010 teve apenas 34 pilotos?) colocando as dificuldades que o kartismo vem atravessando lá. Rio Grande do Sul com problemas, Região Centro Oeste com problemas, Espírito Santo com problemas, Rio de Janeiro com problemas. Quando será que a CNK vai acordar. Concordo com as opiniões dos colegas que falaram antes de mim. Eu sou aqui do Espírito Santo e muito me envergonho de ser representado pelo Grupo que está na federação daqui. Tem um velhinho lá que anda mancando que é o retrato verdadeiro da arrogância que tomou conta por aqui. O grupo parece criança quando ganha um brinquedo novo. Valdemar.

  • 27/12/2010 09:59 Wilson

    Acho a idéia dos pilotos capixabas se federarem em Minas muito boa. Nós já vamos ter de correr lá mesmo, pois não haverá mais corridas aqui pois a federação ja acabou com tudo mesmo. Daí, já que vamos correr lá, é logico também federar lá. Soube que inclusíve a federação mineira e a RBC vão disponibilizar um caminhão para levar todos os equipamentos para cada uma das etapas do campeonato de lá. Vai ser muito bom. Wilson

  • 27/12/2010 15:18 Julio Armando

    Olá pessoal, concordo com todos vocês, mas confesso que achava que este perfil "desorganizado" fosse somente aqui no ES, onde o presidente da Federação de Automobilismo veio do nada (nunca ouvi falar que ele antes participasse de alguma ação relacionada ao automobilismo) e apareceu presidente... mas enfim.. de onde ele veio não interessa! o que interessa é a falta de respeito e compromentimento que o mesmo tem demonstrado com o esporte em nosso estado.

  • 01/01/2011 17:09 Julia Novaes

    O jornalista Zuenir Ventura em sua célebre obra literária ?1968: o Ano que não Terminou?, retratou os fatos que marcaram o conturbado ano de 1968 no Brasil e no mundo que culminaram na instituição do Ato Institucional Número 05 (AI-5), me inspirou a descrever, em breves linhas, o dessossego causado pela atual administração do automobilismo no Espírito Santo.
    Hoje com 68 anos de idade e com 54 anos de prática do automobilismo e motociclismo, continuo em plena atividade praticando exclusivamente o kartismo. Sou fundador da Associação Espiritosantense de Pais e Pilotos de Kart ? ASSEPAK, e construi com minhas mãos e colaboração de uns poucos o Kartódromo Internacional de Serra ? KIS, inaugurado em 1994.
    Mesmo com tanta experiência acumulada ao longo dos anos e mesmo com os dez incômodos anos que passamos sem uma FAU no Estado, nunca na história do esporte capixaba passamos por período de total instabilidade jurídica, de farsas, perseguições, multas e sinismos a ponto de não termos o fim do Campeonato Capixaba de Kart de 2010 e de perdermos a Copa Sudeste de Kart, por um ato irresponsável e sem precedentes da atual direção da FAEES.
    A frustração dos esportisitas capixabas é muito grande, estavam todos motivados pelos bons ventos da mudaça que sopravam no início de 2009 quando foi anunciado a homologação da FAEES pela CBA, tendo como presidente nosso magnânimo Hélvio Pichamone, também fundador da ASSEPAK e colaborar na construção do KIS.
    Lamentavelmente a grande euforia do momento durou muito pouco. Nem o mais pessimista dos pessimistas ousaria imaginar que, poucos dias após a homologação da FAEES pela CBA em absoluta deferência à história de vida do nosso Hélvio, por uma articulação liderada por dois dos três clubes filiados à recem criada FAEES, convidados a participar do projeto de união idealizado pelo próprio Hélvio, levariam-no a afastar-se do cargo e posteriormente renunciar evitando sua deposição forçada. Hélvio, arrasado, optou por renunciar em prol da continuidade da existencia da FAEES, embora na prática já soubesse dos rumos desastrosos que o esporte teria no Estado.
    Desde então, a atual Diretoria da FAEES nada tem feito pelo automobilismo. O kartismo, sem apoio, continua sendo feito há 16 anos pela ASSEPAK e as demais modalidades do automobilismo capixaba não fazem parte da FAEES.
    No mesmo ano de 2009, o Campeonato Capixaba de Kart terminou com decisão no ?tapetão?. A FAEES decidiu cancelar as duas primeiras etapas do campeonato de 2009 e declarar ?seus? campeões. No mesmo ano de 2009, a FAEES iniciou uma perseguição ao clube que promove corridas de protótipos no Estado, que por pura falta de habilidade política da atual direção da FAEES não faz parte da mesma.
    Desde o início de 2010, a FAEES continuou não fezendo absolutamente nada em prol do esporte, criou problemas com a administração da ASSEPAK supendendo-a de suas atividades esportivas e vem colecionando ações na Justiça Comum contra pessoas e clubes, além de prestar o desserviço ao esporte ao fazer declarações lamentáveis na imprensa local sobre o KIS homologado pela CBA, dentre outros atos que só enfraquecem o esporte.
    Enfim, DITADURA é a palavra que dá nome real aos verdadeiros objetivos da malfadada FAEES, que não poupa esforços negativos ao implementar uma agenda nefasta contra o automobilismo local.
    Confesso que essas linhas foram escritas violentando meus princípios e idéias, mas após muita reflexão estou convencido que hão de ser lidas por quem de direito, na certeza de que contribuirão para o fim da escuridão que nos assombra...
    ou será que teremos mais dez anos de escuridão?

  • 01/01/2011 17:15 Marcio Schimitel

    Com certeza a idéia é essa... o que fortalece uma FEDERAÇÃO são os pilotos que a ela se federam.. então a mesma força se perde se o processo não for feito, vamos nos Federar em MINAS GERAIS, corri lá também todo este ano, e lá sim vemos que eles buscam divulgar o esporte,buscam patrocínios para todos e nossa Federação além de não fazer, ainda SUSPENDE as atividades da NOSSA associação... que é a unica que MUITO FEZ POR NÓS!

  • 01/01/2011 17:53 Aline Baptista De Oliveira

    Prezado Sr Rubens, acredito qe deve participar ou tomar ciencia das pessoas que são nomeadas para o cargo de presidente da federação de cada Estado, afinal o seu trabalho realmente será concluído se tiver dirigentes de respeito a frente de cada federação. Lamentavelmente isso não acontece na FAEES - Federação ES,representada pelo Robson, acredito que seria sim hora de avaliar de perto o que ele tem feito em nosso Estado, é digno de pena, ver um senhor a frente de um esporte que SEM A FEDERAÇão estava se destacando e crescendo, mas desde que esta federação COM ESTA PESSOA surgiu, as coisas aqui estão péssimas.... um, cara que favorece o filho do vice presidente... um cara que SUSPENDE corridas e atividades no kartódromo... um cara que VOCÊ LIGA ELE NÃO RETORNA... só fala quando quer, só dá as caras para ameaçar! eu e pelo que sei mais 2 pessoas estamos movendo uma ação contra ela... quero ver ele "suspender' ou agir de outra forma de me segurar pelo uso do poder... QUE FOI ISSO QUE ELE FEZ, QUANDO SUSPENDEU AS ATIVIDADES NO KARTODROMO DA SERRA, que por sinal foi a única atividade que se federou,.. e QUE COM O MEU APOIO EM 2011 NÃO TERÁ NENHUM PILOTO FEDERADO PELA FAEES... ROBSON: OS PAIS E PILOTOS SE UNIRAM PARA CONSTRUIS O KARTÓDROMO... SERÃO OS MESMOS QUE VÃO SE UNIR E INTERDITAR SEU MANDATO.. SE NÃO DER... IREMOS PARA OUTRA FEDERAÇÃO.. QUEM NOS IMPEDE A FAZER ISSO??? QUERO VER USAR DO SEU PODER!

  • 03/01/2011 10:56 Erno Drehmer - Site Kart Gaúcho

    Olá amigos do kartismo capixaba.
    Enviei o link desta notícia e, por consequência, dos comentários feitos por todos vocês, para o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, e para o presidente da CNK, Rubens Gatti.
    Abraços
    Erno