Na última segunda-feira (3) a CBA anunciou uma importante
mudança, que poderá impactar de forma muito positiva no kartismo nacional em
médio prazo.
Criada no fim de 2016, a Escola Brasileira de Kart é um projeto
que foi implantado seguindo os padrões da Federação Francesa de Automobilismo e
colocada em prática no Brasil com um investimento misto da CBA e da FIA. Inicialmente foram inauguradas as unidades de
Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. E neste ano já entraram em
funcionamento as unidades do Maranhão, Bahia e, nos próximos meses, Mato Grosso
receberá a sexta unidade da EBK.
De forma a dar sequência a esta iniciativa tão importante
para a difusão do kartismo, a Comissão Nacional de Kart, após reunião com a
diretoria da CBA, achou por bem abrir a possibilidade da implantação de
franquias da EBK.
Neste inédito modelo de negócio no automobilismo brasileiro
os kartódromos interessados em ter a sua unidade da EBK deverão protocolar
junto à sua federação estadual um pedido de unidade comprometendo-se a
disponibilizar no mínimo cinco karts cadete, sala de aulas montada para as
atividades teóricas, professores, monitores e os equipamentos pessoais para a
segurança dos competidores.
A CBA, por sua vez, disponibilizará todo o material
didático, layout padronizado das unidades, diplomas, cédulas desportivas para
os formandos e, sobretudo, treinamento dos profissionais para que a metodologia
nacional seja mantida em todas as unidades próprias ou franqueadas.
Os franqueados, por sua vez, terão acesso aos fornecedores
oficiais da EBK, onde poderão adquirir todos uniformes para os profissionais e para
os alunos, bem como o material promocional de cada unidade.
“Estudamos bastante
nos últimos meses uma forma de atendermos a demanda de todas as unidades da EBK
que estávamos recebendo. Por melhor que o projeto seja e, até mesmo a sua
aprovação na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, não significou efetivamente
que tivéssemos captado a verba para as novas implantações. Dentro de nossa
previsão orçamentária, a CBA não tinha como investir sozinha, neste momento,
numa terceira fase de implantação. Sendo assim, ouvimos alguns especialistas e
optamos por elaborar este novo formato que, acima de tudo, possibilitará que
qualquer kartódromo tenha a sua unidade da EBK. Quero ressaltar que, independentemente
disso, a CBA segue com o seu plano de expansão própria da EBK e esperamos,
muito em breve, colocar em prática nosso desejo de termos pelo menos 10
unidades próprias até o fim de 2020”, comentou Waldner Bernardo, o Dadai,
presidente da CBA.