A CBA publicou nesta semana um novo adendo ao Regulamento
Nacional de Kart (RNK) para a temporada 2023. As mudanças já serão válidas para
os eventos nacionais a partir da 24ª Copa Brasil, que será realizada em julho,
no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC).
Entre as novidades, a Comissão Nacional de Kart da CBA
anunciou a liberação do uso dos novos motores Shifter (categorias KZ), que
foram homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em 2022.
A decisão foi tomada a partir de conversas com os pilotos e preparadores de
motores da categoria.
As demais mudanças são:
1) Escapamento: liberação do uso de braçadeira metálica
(apenas uma unidade) no escapamento das categorias de motores 2 tempos em que o
uso do segundo abafador for obrigatório, mantendo a restrição de não permitir a
saída falsa de gases. Nas demais categorias com motores 2 tempos (Mini 2T, SS,
SSM, S 60+, Shifter-Kart) e nas categorias OK FIA e OK Júnior FIA, além das
categorias 4 tempos, o uso segue proibido;
2) Carenagem: para todas as categorias, será o obrigatória a
utilização do Painel Dianteiro (Bico) tipo FIA Karting, homologado CBA, FIA
Karting/CBA, FIA Karting autorizadas CBA ou FIA Karting, conforme a categoria.
Além disso, a partir de agora, todos os karts equipados com Painéis Dianteiros
(Bico) nacionais deverão ser equipados com os blocos de fixação do Painel
Dianteiro (Bico) número 05/PD/2020.3, das marcas CONCEPT ou MEGA, fabricados em
Nylon 6 na cor branca, com as dimensões corrigidas para o padrão FIA Karting.
Para conferir todos os detalhes do novo adendo, acesse:
https://www.cba.org.br/upload/downloads//467/regulamento-nacional-de-kart-2023-adendo-05-.pdf
RNK 2023: https://cba.org.br/downloads/listar/659/3/2023