O novo regulamento de homologações para produtos e equipamentos de kart produzidos no Brasil acaba de ser divulgado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK).
O documento apresenta os critérios para as homologações, passos a seguir pelos fabricantes, calendário dos procedimentos, entre outros detalhes importantes, e já está disponível no site da CBA. Clique aqui e confira.
Em 2024, os produtos que serão validados para o triênio 2025-2027 são:
- Chassis Grupo 2;
- Freios Grupo 2;
- Carenagem e ferragens Grupo 2;
- Para-choque traseiro Grupo 2;
- Conjunto de Fixação / Painel Dianteiro (Bico).
Vale lembrar que os equipamentos do Grupo 2 são destinados às categorias Junior Menor ou assemelhadas em diante.
Para o quadriênio 2025-2028, serão validados este ano:
- Motores;
- Carburadores;
- Escapamentos;
- Filtros (silenciadores de admissão);
- Abafadores de escapamento;
- Embreagens 4T.
Com relação aos painéis dianteiros, conhecidos como “Bicos”, a CBA informa que também está estudando implementar este ano o teste de recuo para aferir o correto funcionamento do dispositivo em face a impactos. “Desta forma, pretendemos garantir a igualdade entre todos os fabricantes nacionais, bem como nivelamento aos importados”, explica o engenheiro Ricardo Molina, responsável técnico na CNK.
“Este teste já é realizado pela FIA na Europa, mas a primeira intenção da CBA é estabelecer parceria com laboratórios no Brasil para termos o teste disponível e realizá-lo outras vezes durante o período de validade da homologação”, completa Molina.
A homologação é o instrumento oficial da CNK e CBA de identificação de equipamentos para uso específico nas competições de kart, tendo em vista sua fabricação em série e em quantidade suficiente para o atendimento da demanda de cada item. Somente fabricantes reconhecidos poderão receber a homologação oficial pela confederação.