Nesta terça-feira, dia 15 de janeiro, foi disponibilizado
para o público em geral o novo website da Confederação Brasileira de
Automobilismo. Acessível pelo já conhecido endereço www.cba.org.br, o portal traz todas as
informações importantes sobre o motorsport no país e, como não poderia deixar
de ser, o kartismo tem um lugar de grande destaque.
O primeiro documento do kartismo publicado no novo site foi
o Regulamento Nacional de Kart 2019. O documento, que há vários anos dita todas
as normas e procedimentos relativos à organização e supervisão de provas de
kart no país, sofre anualmente atualizações e melhorias que visam, sobretudo, a
modernização dos procedimentos nas competições.
No documento de 2019, em comparação ao de 2018, poucas
novidades foram observadas. Porém, o que vem de novo atende em cheio aos
anseios da comunidade do kartismo brasileiro.
A primeira mudança diz respeito à categoria Júnior. A partir
de 2019 esta classe poderá utilizar, também, os chassis homologados
internacionalmente e registrados no Brasil. Assim, além das marcas nacionais,
os pilotos desta categoria poderão adquirir junto aos representantes no país os
chassis Birel ART, CRG ou Tony Kart.
A segunda mudança, uma das mais solicitadas nos últimos
meses, diz respeito aos para-choques frontais. Seguindo um novo sistema que já
está em utilização nas principais provas da Europa e Estados Unidos, as
categorias a seguir deverão usar, obrigatoriamente, o novo sistema de fixação
dos bicos: Júnior, Graduado, Sênior A, KZ, KZ Sênior, CODASUR, CODASUR Junior e
OK Internacional.
Cabe lembrar que esse novo sistema de fixação dos bicos
apresenta dois estágios e, com isso, pelas experiências já vividas no exterior,
o número de batidas foi drasticamente reduzido. Nas provas nacionais, a CNK já
adianta que terá um “Juiz de Fato” com a única atribuição de conferir a fixação
dos bicos e informar, em caso de irregularidade, aos Comissários Desportivos.
“As duas principais
alterações no RNK 2019 vêm de encontro ao processo de internacionalização do
nosso kartismo, sistema proposto desde 2017, quando assumimos a CNK e viemos
trabalhando neste sentido desde então. Acredito que com a abertura da categoria
Júnior aos chassis importados, bem como a implementação do novo sistema de
fixação dos bicos para algumas categorias, demonstram, mais uma vez, o nosso
alinhamento com o que de melhor tem sido apresentado no mundo”, comentou
Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.
Faça o download do RNK 2019 e fique por dentro de tudo.