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28/06/2023 16:12

CBA e MG Tires criam programa participativo para desenvolvimento de pneus de kart

Fabricantes de chassis nacionais, com homologação FIA Karting, conheceram pneus em processo de homologação

Fonte: CBA


Foto: CBA

Binho Carcasci e Marcello Ventre


Com objetivo de fornecer benefícios técnico-desportivos para o kartismo brasileiro, foi criado um programa entre a MG Tires e a Confederação Brasileira de Automobilismo, Gestão Giovanni Guerra, cujos resultados já começam a aparecer.

Elaborado por Marcello Ventre, diretor da fabricante gaúcha, e Roberto Pessoa Junior (Juca Bala), assessor da presidência da CBA para o Norte-Nordeste, o programa tem como pontos centrais minimizar custos e ampliar o equilíbrio nas competições. Nesse sentido, fabricante e entidade estabeleceram mecanismos específicos.

A primeira atividade de pista sob essa ótica ocorreu no Kartódromo Ayrton Senna, no dia 12 de junho. Na legendária pista localizada no bairro paulistano de Interlagos, as equipes da MG e CBA receberam os fabricantes nacionais Bravar, Mega Kart e Kart Mini.

Sempre nas duas versões disponíveis – vermelha (borracha mais resistente) e amarela (macia e mais rápida) –, todas as equipes receberam os pneus atualmente em uso e os novos produtos em processo de homologação na Comissão Nacional de Kart, cujo presidente Binho Carcasci, presente ao teste, é a principal autoridade nacional.

Na comparação entre as duas gerações de pneus, ficou comprovado que a MG está conseguindo desenvolver um produto de acordo com o planejamento inicial. O desafio é, ao mesmo tempo, oferecer performance, aderência e durabilidade em índices melhores do que os atuais.

Na condição de líder mundial de pneus para kart, obviamente que a MG realiza testes o tempo todo e em várias partes do mundo, mas a característica principal da prática do dia 12 foi colocar o fabricante do chassi no interior do processo de desenvolvimento, gerando troca de informações e experiências em tempo real.

Por se tratar de uma geração pneumática em desenvolvimento para homologação, os dados colhidos são sigilosos e os pneus devolvidos à fábrica. De todo modo, os participantes puderam constatar, na prática e de maneira unânime, que os objetivos estão próximos da concretização.

Para além dos índices técnicos, a aproximação entre fabricantes, promovida pela CBA e viabilizada pela MG, gerou nova modalidade de obtenção de dados, que poderá se repetir em algum outro momento, quando se fizer necessária.

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