O crescimento das categorias e do número de pilotos nos eventos nacionais de kart nos últimos anos levaram a Comissão Nacional de Kart da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) a adotar um novo sistema para o trabalho dos comissários nos eventos nacionais. O formato irá funcionar a partir da Copa Brasil, que será realizada em julho.
Além de aumentar o número de comissários no evento, eles serão divididos em dois grupos, intercalando o trabalho entre as categorias em disputa. Desta forma, enquanto um grupo estará atento ao que acontece na pista, o outro poderá analisar o que ocorreu no treino ou na corrida anterior.
“No ano passado, no Grupo 1 do Brasileiro de Kart, tivemos mais de 400 decisões julgadas pelos comissários, um volume de trabalho sobrenatural. Então, observando o que a FIA faz nos eventos internacionais, adotamos parcialmente o modelo que eles já seguem na Europa. Teremos mais comissários e divididos em dois grupos”, explicou Rubens Carcasci, presidente da CNK.
“Eles serão intercalados entre as categorias, o que - além de dar melhores condições de trabalho para os comissários - visa agilizar as decisões, que poderão ser divulgadas mais rapidamente. Mantendo ainda os comissários de pista e as câmeras de vídeo de uso exclusivo dos comissários, acreditamos que estamos avançando nesta questão desportiva”, completou Carscasci.
Na Copa Brasil de Kart deste ano, serão 23 categorias em disputa e mais de 280 inscrições já estão confirmadas no evento.
A 24ª edição acontecerá no Kartódromo Beto Carrero, entre os dias 19 e 29 de julho. Já as duas fases do Campeonato Brasileiro serão realizadas em outubro, no Velopark (RS), e novembro, em Vespasiano (MG).