Durante o Campeonato Pan-Americano de Kart, realizado na última semana, no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), a nova direção da CNK (Comissão Nacional de Kart), composta por Rubens Gatti, Felipe Giaffone e Binho Carcasci, convocou a imprensa presente no evento para apresentar os projetos para o kartismo a partir deste ano. Confira, em tópicos, o que foi dito na conversa dos dirigentes com a imprensa:
Campeonato Brasileiro 2009 Fase 1
A primeira fase do campeonato nacional será mesmo em Goiânia (GO). Os dirigentes garantem que a pista estará pronta para receber a competição a tempo, mas afirmam que tem um “plano B” caso as obras não terminem. Porém, Binho, Gatti e Giaffone não acreditam que o local terá que ser modificado novamente. A primeira fase não terá a categoria Sudam, que foi extinta da competição, assim como a Sudam Jr, que era realizada na segunda fase. O motivo é a semelhança entre as categorias Graduados/Sudam e Junior/Sudam Jr. A categoria Super Cadete, que tem sucesso nos campeonatos do Kartódromo Granja Viana, não será implantada na competição, pelo menos neste ano.
Campeonato Brasileiro 2009 Fase 2
O Kartódromo Raceland, localizado em Pinhais (PR), receberá a segunda fase do campeonato nacional. Esta informação já estava confirmada desde 2008, porém as principais mudanças da competição serão em suas categorias. Serão implantadas as categorias F-4, com motores alugados e fornecidos pela RBC Preparações, Super F-4, com motores próprios com regulamento limitado e a Parakart, para pilotos com algum tipo de deficiência. Nesta categoria, os equipamentos utilizados serão os do Kartódromo Granja Viana, que é o circuito idealizador da categoria.
Campeonato Brasileiro 2009 (Geral)
F-4: Os dirigentes apostam nas categorias com motores 13hp. Segundo eles, as categorias F-4 e Super F-4 serão tão baratas quanto a Cadete. Para eles, isso ajudará a formar novos pilotos para o kartismo brasileiro e, principalmente, popularizar o esporte. No Campeonato Brasileiro as categorias F-4 terão apenas dois treinos-livres, uma sessão classificatória e duas baterias. A idéia é fazer com que essas categorias tenham três dias de competição e, com isso, os pilotos poderão adaptar à competição aos seus compromissos profissionais.
Pneus: Gatti, Binho e Giaffone anunciaram uma mudança que diminuirá os gastos no Campeonato Brasileiro, pelo menos no quesito pneus. Cada piloto terá apenas quatro jogos para utilizar durante toda a competição. Ou seja, o competidor terá dois jogos para realizar os treinos e mais dois para a realização das baterias. O composto deste pneu está em desenvolvimento. Felipe Giaffone e a MG Pneus são os responsáveis pelo desenvolvimento do composto. Todas as categorias da competição, exceto a Graduados utilizarão o novo pneu. O composto utilizado na Graduados ainda não foi definido. Os pneus de chuva não serão mais depositados pelos pilotos. Caso os competidores necessitem deste tipo de pneu, a MG disponibilizará pneus novos dentro do parque fechado. Ou seja, os pilotos terão que comprar, montar e lacrar os pneus novos já dentro do parque fechado, aos olhos dos comissários.
GP Brasil
O GP Brasil de Kart foi mesmo confirmado. Como já ocorre tradicionalmente, Itú (SP) será a sede da competição prevista para o mês de agosto. A categoria Shifter, que foi cotada para fazer parte do Campeonato Brasileiro, continua fazendo parte do GP Brasil.
Temporada 2010
Motores
Talvez esta seja a maior mudança anunciada na reunião da direção da CNK com os jornalistas. As categorias que ainda utilizam os motores refrigerados a ar nas competições nacionais (Graduados e Sênior) serão equipadas com motores a água, modelo Parilla MY-09. As categorias Júnior Menor, Júnior e Novatos continuarão com os motores MRA-1, da Mecânica Riomar, que também são refrigerados a água e já são utilizados nas competições nacionais. A nova direção admite saber que alguns preparadores ficarão descontentes com a decisão, mas acreditam que esta é a melhor maneira de aumentar a durabilidade e, consequentemente, diminuir os custos das competições. Os propulsores serão lacrados antes de cada competição, evitando assim o aluguel de novos motores durante a competição.
Outro ponto importante é a padronização dos novos motores. Para evitar que os pilotos fiquem dependentes a apenas um fabricante, a CNK irá liberar a fabricação de peças que sejam intercambiáveis com os motores da Parilla. A Mecânica Riomar já se interessou e fabricará peças que poderão ser utilizadas nos motores italianos.
Campeonato Sul-Brasileiro
A nova direção da CNK ressaltou que o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart é uma competição organizada pelas federações do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para 2010, o campeonato deve continuar, porém sem a participação de Santa Catarina, que não demonstra interesse em continuar realizando a competição. Portanto, o campeonato seria disputado nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.