publicidade
13/05/2009 15:28

CNK divulgou novidades e mudanças durante o Pan. Confira

Fonte: Kart Gaúcho - José Barone


Foto: Léo Wiebusch

Binho, Gatti e Giaffone


Durante o Campeonato Pan-Americano de Kart, realizado na última semana, no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), a nova direção da CNK (Comissão Nacional de Kart), composta por Rubens Gatti, Felipe Giaffone e Binho Carcasci, convocou a imprensa presente no evento para apresentar os projetos para o kartismo a partir deste ano.  Confira, em tópicos, o que foi dito na conversa dos dirigentes com a imprensa:

Campeonato Brasileiro 2009 Fase 1
A primeira fase do campeonato nacional será mesmo em Goiânia (GO). Os dirigentes garantem que a pista estará pronta para receber a competição a tempo, mas afirmam que tem um “plano B” caso as obras não terminem. Porém, Binho, Gatti e Giaffone não acreditam que o local terá que ser modificado novamente. A primeira fase não terá a categoria Sudam, que foi extinta da competição, assim como a Sudam Jr, que era realizada na segunda fase. O motivo é a semelhança entre as categorias Graduados/Sudam e Junior/Sudam Jr. A categoria Super Cadete, que tem sucesso nos campeonatos do Kartódromo Granja Viana, não será implantada na competição, pelo menos neste ano.

Campeonato Brasileiro 2009 Fase 2
O Kartódromo Raceland, localizado em Pinhais (PR), receberá a segunda fase do campeonato nacional. Esta informação já estava confirmada desde 2008, porém as principais mudanças da competição serão em suas categorias. Serão implantadas as categorias F-4, com motores alugados e fornecidos pela RBC Preparações, Super F-4, com motores próprios com regulamento limitado e a Parakart, para pilotos com algum tipo de deficiência. Nesta categoria, os equipamentos utilizados serão os do Kartódromo Granja Viana, que é o circuito idealizador da categoria.

Campeonato Brasileiro 2009 (Geral)
F-4:
Os dirigentes apostam nas categorias com motores 13hp. Segundo eles, as categorias F-4 e Super F-4 serão tão baratas quanto a Cadete. Para eles, isso ajudará a formar novos pilotos para o kartismo brasileiro e, principalmente, popularizar o esporte. No Campeonato Brasileiro as categorias F-4 terão apenas dois treinos-livres, uma sessão classificatória e duas baterias. A idéia é fazer com que essas categorias tenham três dias de competição e, com isso, os pilotos poderão adaptar à competição aos seus compromissos profissionais.

Pneus: Gatti, Binho e Giaffone anunciaram uma mudança que diminuirá os gastos no Campeonato Brasileiro, pelo menos no quesito pneus. Cada piloto terá apenas quatro jogos para utilizar durante toda a competição. Ou seja, o competidor terá dois jogos para realizar os treinos e mais dois para a realização das baterias. O composto deste pneu está em desenvolvimento. Felipe Giaffone e a MG Pneus são os responsáveis pelo desenvolvimento do composto. Todas as categorias da competição, exceto a Graduados utilizarão o novo pneu. O composto utilizado na Graduados ainda não foi definido. Os pneus de chuva não serão mais depositados pelos pilotos. Caso os competidores necessitem deste tipo de pneu, a MG disponibilizará pneus novos dentro do parque fechado. Ou seja, os pilotos terão que comprar, montar e lacrar os pneus novos já dentro do parque fechado, aos olhos dos comissários.

GP Brasil
O GP Brasil de Kart foi mesmo confirmado. Como já ocorre tradicionalmente, Itú (SP) será a sede da competição prevista para o mês de agosto. A categoria Shifter, que foi cotada para fazer parte do Campeonato Brasileiro, continua fazendo parte do GP Brasil.

Temporada 2010
Motores
Talvez esta seja a maior mudança anunciada na reunião da direção da CNK com os jornalistas. As categorias que ainda utilizam os motores refrigerados a ar nas competições nacionais (Graduados e Sênior) serão equipadas com motores a água, modelo Parilla MY-09. As categorias Júnior Menor, Júnior e Novatos continuarão com os motores MRA-1, da Mecânica Riomar, que também são refrigerados a água e já são utilizados nas competições nacionais. A nova direção admite saber que alguns preparadores ficarão descontentes com a decisão, mas acreditam que esta é a melhor maneira de aumentar a durabilidade e, consequentemente, diminuir os custos das competições. Os propulsores serão lacrados antes de cada competição, evitando assim o aluguel de novos motores durante a competição.

Outro ponto importante é a padronização dos novos motores. Para evitar que os pilotos fiquem dependentes a apenas um fabricante, a CNK irá liberar a fabricação de peças que sejam intercambiáveis com os motores da Parilla. A Mecânica Riomar já se interessou e fabricará peças que poderão ser utilizadas nos motores italianos.

Campeonato Sul-Brasileiro
A nova direção da CNK ressaltou que o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart é uma competição organizada pelas federações do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para 2010, o campeonato deve continuar, porém sem a participação de Santa Catarina, que não demonstra interesse em continuar realizando a competição. Portanto, o campeonato seria disputado nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

  • 13/05/2009 15:30 Rennan Lobo

    Parabéns ao CNK pela inclusão das categorias 13 HP no certame nacional. Na cidade do Rio de Janeiro as únicas disputas que existem são com essa motorização, aliás são aproximadamente 50 pilotos regularmente correndo durante o ano. Infelizmente a velocidade das mudanças não está sendo acompanhada pela administração da CBA. Estou desde segunda-feira querendo depositar o valor de minha inscrição aluguel de motor na F4 e a categoria ainda não consta da lista de valores nem do regulamento particular.Lembro que o valor com desconto deverá ser depositado até segunda-feira 18/05.Já ligamos para a CBA no Rio que disse que o assunto é com a CNK, já enviei mensagem para a federação local e agora aguardo breve retorno.Os cariocas vão invadir o Paraná!!!Boa sorte a todos...