Conforme anunciado na última semana, a Comissão Nacional de
Kart, departamento da CBA responsável pela regulamentação e gerenciamento do
kartismo nacional, se reuniu para definir as diretrizes e mudanças da
modalidade para o ano de 2018.
Algumas novidades serão apresentadas nos próximos dias pela
entidade maior do automobilismo nacional, porém a mais impactante delas
certamente está ligada aos motores dois tempos de 125cc.
Com base no workshop realizado com fabricantes e
preparadores no mês de agosto, bem como experiências bem-sucedidas em outras
partes do mundo, a partir do ano que vem os cabeçotes de todos os motores dois
tempos deverão ter, obrigatoriamente, uma válvula de descompressão.
Esta válvula é um dispositivo que será acionado manualmente
pelos pilotos e, com isso, os mecânicos não precisarão mais carregar os karts e
soltá-los ao chão para colocar o equipamento em funcionamento. A partir de
2018, para dar a partida nos karts, os mecânicos simplesmente vão empurrar os
karts e, quando o conjunto estiver em movimento, a válvula se desarma
automaticamente para gerar a combustão e os motores funcionarem.
O QUE OS PILOTOS DEVERÃO FAZER – Em conjunto com a
fabricante italiana IAME, que detém cerca de 98% do mercado de motores dois
tempos no país, a CBA coordenou um elaborado estudo de como esta mudança
poderia acontecer de forma a acarretar o menor custo possível aos competidores.
Todos os pilotos que utilizam os motores MY-2010 ou MY-2013
deverão comprar novos cabeçotes que, por sua vez, já virão com a válvula
instalada. Este cabeçote será vendido ao preço final de R$ 350,00 e poderá ser
adquirido junto à RBC Motorsport ou à IAME do Brasil. Os pedidos deverão ser
feitos através dos e-mails vendas@rbcpreparacoes.com.br ou
vendas@mgpneus.com.br. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelos telefones (31)
3441-6562 com Diego ou (51) 3482-1300, com Marcelo.
IMPORTANTE: Como a demanda inicial das peças será muito
grande e os cabeçotes serão importados diretamente da Itália, os revendedores
solicitam que as reservas sejam feitas prioritariamente até o dia 30 de
novembro. Os competidores e preparadores que reservarem até nesta data
receberão as peças já na segunda quinzena de janeiro.
Categoria Novato: Com a necessidade da troca dos cabeçotes
em todas as categorias, com um único investimento, a CBA irá resolver também um
antigo problema da categoria Novato. Para esta classe, especificamente, os
novos cabeçotes já virão configurados para uma câmara de combustão com volume
de 18cm3. Além disso, os fabricantes irão disponibilizar gabaritos oficiais
para as vistorias técnicas gerando, assim, maior precisão e agilidade nos
procedimentos de Parque Fechado.
DEMAIS MOTORES HOMOLOGADOS – Os pilotos que competem com os
demais motores homologados também deverão fazer a alteração em seus respectivos
cabeçotes. Porém, nesses casos, a substituição das peças deverá acontecer no
decorrer do ano de 2018 sendo que o prazo máximo para a mudança das peças será
em 31 de dezembro de 2018.
“Para a CBA é um
grande desafio trazer inovações para o mercado do kartismo nacional, porém, de
forma que não seja impositivo um alto valor de investimento por parte dos
competidores. Estudamos os benefícios que esta implantação da válvula iria nos
trazer e chegamos a um valor bem razoável. Os chassis irão sofrer muito menos
em virtude da diminuição do impacto no solo, irão reduzir drasticamente as
quebras de para-choques, sem contar, principalmente, que os mecânicos não vão
mais precisar carregar o kart com o piloto sentado para colocar o equipamento
em movimento. É uma inovação importante e tenho certeza que trará benefícios
para todos”, comentou Pedro Sereno, presidente da CNK.