Nas competições automobilísticas os pilotos e equipes têm
grande esmero para conseguirem um kart rápido e competitivo. Porém, antes de
sentar em seus bancos e acelerar, cada piloto precisa prestar muita atenção ao
seu equipamento pessoal e lembrar que antes de entrar na pista ele precisa
estar 100% seguro.
Há vários anos a CBA, por meio da Comissão Nacional de Kart,
cresce a sua atuação junto ao mercado dos fabricantes de produtos para karts.
Chassis, motores, carenagens, carburadores, dentre outros itens, são
homologados pela CBA ou, ainda, tem as suas homologações internacionais
validadas para uso no Brasil.
O que alguns pilotos não sabem é que determinados
equipamentos pessoais também passam por um rigoroso processo de homologação,
que consiste em vários testes e diferentes processos até que sejam colocados
nas prateleiras das lojas de competição. Fora isso, os produtos que não são
homologados, como luvas e sapatilhas, também são vistoriados antes das
competições com o objetivo de oferecer cada vez mais segurança aos pilotos.
CAPACETES – O Regulamento Nacional de Kart de 2019 traz como
uma das novidades a utilização exclusivamente de capacetes homologados pela FIA
ou pelo Instituto Snell, nos Estados Unidos. Para que estas peças tenham
reconhecida a sua qualidade, por meio dos selos de produto homologado, são
feitos diferentes testes de impacto e aerodinâmica. As fábricas investem pesado
neste aprimoramento. Assim, ao comprar um novo capacete ou, ainda, pegar o
equipamento de algum amigo, sempre confira a etiqueta de homologação da peça. Na
etiqueta podem ser verificados o fabricante e modelo do capacete, nº de série,
nº da homologação, tamanho e o prazo de validade. Sim, os capacetes têm prazo
de validade e, fora deste período, não podem ser usados em competições
oficiais.
MACACÕES – Os macacões para competições de kart também
passam por um rigoroso processo de homologação. No Brasil, há vários anos,
somente são aceitos nas competições oficiais macacões homologados pela CIK/FIA.
Vale ressaltar que os macacões para uso em provas de kart são diferentes
daqueles usados em competições em autódromos. Os macacões de competições de
carro devem ser confeccionados com tecido Nomex (Anti-chama). Já os de kart
devem ser confeccionados com tecido que suporte alto índice de abrasão. Isso
acontece porque a possibilidade de um piloto cair do kart durante um acidente e
se ralar na pista é realmente previsível. As etiquetas de homologação dos
macacões devem ser obrigatoriamente bordadas na parte de trás do pescoço, com
as indicações visíveis para quem enxerga as costas do macacão. No bordado podem
ser verificados o nome do fabricante e modelo, nº de série, nº da homologação,
data de fabricação e data em que será expirada a possibilidade de uso. Outra
importante informação é o nível atingido no teste de abrasão que, para as
provas oficiais deve ser o “2”.
DEMAIS ITENS DE SEGURANÇA – Nas principais competições de
kart do país, além da vistoria dos produtos homologados, os comissários fazem
uma análise dos todos itens de segurança dos pilotos. Sapatilhas e luvas devem
ser completamente fechadas e não apresentar nenhum tipo de furo.
Nas categorias para crianças são verificadas também as
pescoceiras. Neste item cabe ressaltar que a CNK tem orientado cada vez mais o
uso do equipamento denominado Leatt-Brace. Este item se assemelha ao Hans
Device utilizado nos autódromos e oferece maior segurança aos competidores.
Se qualquer destes itens estiverem em desacordo com as
orientações da CNK, os comissários têm total autonomia para abordarem os
pilotos, orientarem a troca imediata e, o não cumprimento, implica no
impedimento do competidor entrar na pista.
No novo site da CBA, na sessão de downloads, é possível
acessar a lista de macacões e capacetes homologados, bem como a conferência dos
detalhes de cada etiqueta de homologação.