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26/04/2012 15:45

Conversa com Rubens Gatti: vistorias nos treinos, retardatários e sistema de silenciador

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer


A pouco usada e


Três medidas, cada uma em sua área, devem interferir diretamente no bom andamento das corridas nos próximos anos no kartismo brasileiro, notadamente em competições nacionais, que é onde a CBA atua de forma direta na condução das provas.

Hoje conversamos mais uma vez com Rubens Gatti, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK). Na pauta os três assuntos: vistorias técnicas nos treinos, pilotos retardatários e sistema de silenciadores nos escapamentos.

VISTORIAS NOS TREINOS - Este ano o Regulamento Nacional de Kart, em seu artigo 20, determina que os karts poderão ser vistoriados a qualquer momento do evento. Ou seja, “antes, durante e depois de treinos livres e da tomada de tempo e/ou da prova”. A medida, é óbvio, exige que os karts estejam dentro do regulamento desde o início do primeiro treino livre, e quem não estiver dentro do regulamento está sujeito a penalizações.

A modificação no artigo 20, que até o ano passado previa vistorias a partir das tomadas de tempo, tem explicações. “Um piloto ou sua equipe troca um carburador ou uma flange, anda fora do peso, ou algo assim. O piloto, consequentemente, poderá virar um ‘temporal’ e isso fará com que todos os outros tenham que ‘correr atrás’, quando, na verdade, não teriam que fazer isso”, esclarece Gatti.

O presidente da CNK dá um exemplo ainda mais radical. “Se isso acontece em uma categoria de motor sorteado, desestabiliza todos os competidores. Eles vão achar que seu motor é ruim e vão começar as trocas de motores. A CBA quer, com esta medida, evitar estes casos”, continua.

Segundo Gatti, o piloto fora do regulamento no treino não será impedido de participar das provas, por exemplo. “Ele perderá vários minutos de treino ou um treino inteiro, dependendo do caso ou da repetição, e terá seu nome retirado do resultado daquela atividade”, avisa.

As vistorias nos treinos podem ser aleatórias ou específicas. “Se desconfiarmos que tal piloto está rápido demais, ele será vistoriado assim que parar. Ou se a área técnica estiver com tempo, poderá, por exemplo, pesar toda a categoria quando o treino se encerrar”, explica. “O que o piloto precisa saber é que ele pode ser vistoriado a qualquer momento”, encerra.

RETARDATÁRIOS – Nos últimos tempos temos visto muitos casos em que um retardatário resolve “passear sem compromisso” dentro de uma pista de kart. Sem ter consciência – quando deveria ter – de que ele pode causar um acidente, ele não obedece a bandeira azul e, por vezes, acaba tirando a vitória certa de um concorrente.

Este ano a CBA aplicará uma medida que é usada apenas na prova final de campeonatos CIK/FIA, aquela que determina que o retardatário seja retirado da pista antes mesmo de ter oportunidade de oferecer perigo ao líder ou aos demais pilotos. É a famosa bandeira azul com um “x” vermelho.

O pioneiro nesta utilização será o Campeonato Sul-Brasileiro, que terá sua abertura entre os dias 17 a 20 de maio em Caçador (SC). “Todas as provas em caráter nacional a partir de agora serão regidas também por esta bandeira, mas não só na última bateria e sim em absolutamente todas”, diz Gatti. A bandeira será aplicada também na Copa Brasil, Brasileiro e Copa das Federações, em todas suas baterias.

Segundo Gatti, mesmo o piloto muito rápido, que tenha, por exemplo, rodado na pista e voltado no meio da disputa pela liderança, será retirado. “Ele já está uma volta atrás e não terá nada para fazer ali. Os líderes não podem ter que se preocupar com um retardatário”, aponta. “Mas, caso um piloto que tenha rodado, volte à frente dos líderes, em uma distância segura, e comece a ser mais rápido, abrindo vantagem, ele não será retirado”, emenda.

SILENCIOSO – Também na abertura do Sul-Brasileiro a CBA pretende testar em uma categoria, provavelmente a Sênior A, um sistema de silenciador para o escapamento. “A FIA tem se mostrado preocupada com a questão ambiental e recomenda a todas as confederações que busque medidas para diminuir os ruídos nos kartódromos”, lembra Rubens Gatti.

Em Caçador a fabricante de escapamentos Roma estará presente e a peça começará a ser testada, para depois, no Brasileiro, algumas das categorias também passarem a usar. “Não temos algo determinado para este ano, mas em 2013 pretendemos que o uso passe a ser obrigatório”, avisa Gatti.”No último sábado a Executive testou o sistema na Granja Viana. Alguns pilotos gostaram, outros não, mas isso se faz necessário. Temos alguns kartódromos no Brasil que foram fechados exatamente em razão do forte ruído”, salienta.

  • 26/04/2012 16:11 Andre Vargas

    Otima iniciativa !!! Já devia ser aplicado de imediato, pois ia interromper preparadores "espertos" que fazem jogada de peso ou algum rolinho para andar mais rapido e fazer com que os que estão dentro do regulamento se percam no acerto.... parabens

  • 26/04/2012 18:15 Geovane Diniz Gonçalves

    MAIS UMA LUTA CONCRETIZADA,ESTOU FELIZ!!!ASSIM A VERDADE VAI PREVALECER......

  • 26/04/2012 18:52 Albany

    Valeu seu RUBENS GATTI , sem duvida as vistorias realmente tem que existir, o piloto esta rapido vistoria nele, esta certo boa sorte para ele......... Retardatario, infelizzz...mente bandeira azul com X vermelho para ele.....nao vai atrapalhar os pilotos que estao brigando pela vitoria...

  • 26/04/2012 22:05 Dazeca

    tem um erro grave , se o ponteiro ou quem estiver entre os trs primeiros rodar e estiver virando rapido acho que tem o direito de comtinuar competindo e nao tiralo porque quem esta a frente pode se envolver rodar e quem vem de tras tem todo direito de competir SE NAO ESTIVER A ATRAPALHANDO A CORRIDA E NAO POR ESTar 1 volta atras e ganhando posiçoes

  • 27/04/2012 08:07 Erno Drehmer - Site Kart Motor

    Piloto que está uma volta atrás não tem o direito de atrapalhar a briga pela liderança, não importa onde ele tenha voltado e não importa a razão para ele estar uma volta atrás. Uma volta atrás são 40, 50 segundos de diferença para os líderes. Fim, acabou, bandeira pra ele...

  • 27/04/2012 10:46 Albany

    Senhor Dazeca no meu ponto de vista, lendo seu comentario sem duvida se o piloto que rodou na pista ou por outro motivo ele esta distante dos ponteiros mas seu kart esta virando rapido, igual ou melhor que os ponteiros, nao tem o porque levar bandeira para que saia da pista, acredito eu que o diretor de prova so vai mostrar se realmente comprovar que os ponteiros estao chegando,neste caso BANDEIRA NELE(S). Piloto que estiver levando volta, todos sabem, a corrida terminou para ele.........Senhor Dazeca respeito seu ponto de vista, aproveitando que o Erno nos da condicoes de debatermos...OBRIGADO ate o proximo....

  • 27/04/2012 13:43 Geovane Diniz Gonçalves

    NA EUROPA E EUA,MAIS RAPIDO OU LENTO,SE ESTÁ A FRENTE DO LIDER NA RETA,SÍO TEM O DIREITO DE IR DIRETO PARA O PARQUE FECHADO.TEM OUTROS DIAS PARA TREINO.ESTAMOS CANSADOS DE VER ACIDENTES DESNECESSARIOS E PRINCIPALMENTE LINDAS DISPUTAS PELA PONTA SEREM ATRAPALHADAS E SEMPRE SOBRAR PARA ALGUEM QUE TENHA FEITO TUDO CERTINHO EM VARIOS DIAS DE EVENTO....... CANÇADOS TAMBEM DEESPERTINHOS APARECENDO NO ALTO DA FOLHA EM TREINOS DE GRANDES CAMPEONATOS E NA HORA DO REGULAMENTO SER CUMPRIDO,ANDAR LÁ NAS ULTIMAS COLOCAÇÕES DO GRIDE,ACABOU SHOW MENTIROSO,AGORA É PESO CERTO,FLANGE CERTA,ESCAPAMENTO DENTRO......TUDO NO RUMO CERTO.......

  • 28/04/2012 05:35 Claufer

    Sabemos o que é ser atingido por retardatário, ultima etapa do light que custou importantes pontos na etapa e pelo equilíbrio da categoria certamente nos fará falta ao final, temos as filmagens: Uma manobra lamentável do retardatário. O bonito foi ver o vencedor da etapa ( João Rosate) chamar o Guim para entregar o troféu a ele!
    Claufer e Guim

  • 01/05/2012 13:59 Rodrigo Gonzalez

    no meu ponto de vista treino livre e treino livre ja diz o nome,andar fora da regra no treino livre faz parte do jogo,corrida de kart e como jogar poquer,voce pode blefar.bandeira corretissimo., agora silenciador NAO,O SILENCIADOR DESCARACTERIZA O KART,RUIN DEMAIS PESSIMA IDEIA .,SE NAO PUDER FAZER BARULHO EM KARTODROMO, FAI FAZER AONDE?

  • 02/05/2012 09:44 Rafael

    como vai funcionar essa bandeira no sulbrasileiro, na categoria senior a, senior b visto que as mesmas correm juntas com pneus de compostos diferentes.

  • 02/05/2012 18:37 Geovane D Gonçalves

    A QUESTÃO TODA SE REFERE A TREINOS OFICIAIS E NÃO A TREINOS LIVRES,SE FOR OBSERVADO, A NOMECLATURA DOS TREINOS EMEVENTOS CBA É " TREINOS OFICIAIS ",PORTANTO NADA JUSTIFICA ANDAR FORA EM COMPETIÇÕES NACIONAIS.A NOVA REGULAMENTAÇÃO, JÁ EM VIGOR, É MUITO BENVINDA.