A 1ª Copa das Federações de Kart, que terá uma bolsa de R$ 100 mil em prêmios garantidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), continua movimentando a modalidade. Em apresentação formal do projeto aos principais fabricantes de equipamentos e material de kart, os empresários do setor se comprometeram a contribuir para aumentar ainda mais o montante de prêmios para a competição.
Até o momento já estão garantidos dez chassis e dez jogos de pneus que serão destinados aos campeões e vice-campeões. A Copa vai reunir os dois primeiros classificados dos campeonatos estaduais e regionais e será disputada no primeiro trimestre de 2012 em local a ser anunciado um mês antes da data do evento.
Segundo o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, o apoio dos fabricantes contribui para consolidar o novo cenário do kartismo brasileiro. "Pouco a pouco vamos implantando um modelo de negócios onde todos os envolvidos contribuem para facilitar o desenvolvimento da modalidade por inteiro", diz o dirigente.
Segundo Rubens Gatti, presidente da Comissão Nacional de Kart, o formato da 1ª Copa das Federações de Kart já pode ser considerado aprovado em função da reação demonstrada pelos diversos setores que compõem a modalidade. "Estou impressionado com a quantidade de pessoas que nos procuram para demonstrar aprovação a esta nova proposta. Isso inclui desde os fabricantes e preparadores até os pilotos e seus principais apoiadores, que são os seus pais e familiares", ressalta.
A 1ª Copa das Federações de Kart será disputada em circuito a ser anunciado cerca de um mês antes da data do evento, que está programado para acontecer no primeiro trimestre de 2012. Além dos torneios regionais Centro Oeste, Nordeste, Sul-Brasileiro e Sudeste já confirmados como válidos para classificar os dois melhores pilotos de suas categorias, serão considerados os campeonatos indicados por cada federação, nomeação que deve ser concluída nas próximas semanas.