publicidade
27/01/2015 17:49

Divulgado o RNK. Documento tem poucas mudanças em relação ao ano passado

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Documento que rege o kartismo brasileiro, o Regulamento Nacional de Kart (RNK) foi divulgado na última semana pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). E poucas foram as mudanças em relação ao RNK da temporada passada.

Uma das mais importantes foi no motor da categoria Júnior, cujo volume mínimo obrigatório no interior da câmara de combustão passou a ser de 18cm³ contra os antigos 11 cm³. A flange da Júnior, por sua vez, passou de 17 mm para 28 mm. O objetivo da mudança, segundo Rubens Gatti, presidente da CNK, é diminuir o aquecimento do motor e, por consequência, aumentar sua durabilidade. "Já havíamos feito testes durante a Copa das Federações, que revelaram que esta decisão vai se tornar bastante eficaz", disse o dirigente.

Outra mudança diz respeito à categoria Sudam, que vem com duas novidades. A primeira delas é a volta da Sudam Júnior e a segunda é que tanto a Sudam Júnior quanto a própria Sudam passam a ter obrigatório o uso de ignição digital com corte em 16.500 giros. "Já que este ano o Sul-Americano será no Brasil, achamos interessante igualar o motor destas categorias ao que será usado neste campeonato", explica Gatti.

A partir desta temporada as placas que identificam os karts e suas categorias serão diferentes, mas TODAS terão fundo amarelo e número preto. Na parte superior e em seu lado direito, cada placa deverá ter um adesivo retangular na cor branca de 30mm de altura por 50mm de largura, com as iniciais de cada categoria, na cor preta, com traço de 8mm, da forma que segue:

M para Mirim (PMK)
C para Cadete (PCK)
JM para Júnior Menor (PJMK)
J para Júnior (PJK)
K para Novatos (PK)
G para Graduados (PGK)
SA para Sênior A (PSK-A)
SB para Sênior B (PSK-B)
SS para Super Sênior
F4 para F4
SJ para Sudam Junior
S para Sudam
SK para Shifter

Quanto ao tipo dos pneus que cada categoria utilizará, a Shifter, Júnior, Graduados, Sudam Júnior e Sudam correrão com os de selo amarelo, a Cadete e Mirim com pneus "Cadete" e as demais usarão os de selo vermelho. Este item, entretanto, não consta no RNK e sim no regulamento particular de cada competição. Porém, para os nacionais (Sul-Brasileiro, Brasileiro, Copa Brasil e Copa das Federações) este item já está determinado desta maneira pela CBA.

"São alterações retiradas de reuniões que a CBA/CNK teve com fabricantes e preparadores e que foram pensadas para melhorar o kartismo", finalizou o dirigente.

É possível fazer o download do RNK completo acessando nossa seção Regulamentos.

  • 27/01/2015 20:11 Eduardo

    Para ""melhorar o kartismo"" primeira coisa que tem que ser feita eh baixar custos....

  • 28/01/2015 12:14 Guildner

    Bom dia Pessoal!
    1) - Em relação às placas:
    Todas terão fundo amarelo e número preto. Na parte superior e em seu lado direito, cada placa deverá ter um adesivo retangular na cor branca de 30mm de altura por 50mm de largura, com as iniciais de cada categoria, na cor preta, com traço de 8mm.
    Isso é uma piada, pois as categorias são reconhecidas justamente pela diferença de placas. Isso não melhora o kartismo!!!
    Em relação a idade da categoria Super -Sênior:
    Aberta aos pilotos nascidos antes de 1971, ou seja, acima de 45 anos. MAS: Os pilotos que tiverem participação anterior na categoria SS, podem permanecer nesta categoria!!! Isso é uma PIADA!!! A idade é acima de 45 anos!!! O RNK quer benefiar a quem??? Isso não foi pensado para melhorar o kartismo! Tem cheiro de "Mutreta". KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    Abs.
    Guildner.

  • 29/01/2015 10:39 Stefano

    Olá, aproveitando os comentários acerca do RNK 2015, faço referência ao artigo 36.2, que determina que nenhuma modificação pode ser feita no chassi, sendo assim, os pilotos altos que "alongam" a frente do chassi estão com seu equipamento irregular? Se alguém puder responder, agradeço.