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04/01/2011 11:41

Divulgado o RNK para 2011. Confira as principais mudanças

Fonte: Portal Kart Gaúcho/ Kart Motor - Erno Drehmer



A CBA começa a se movimentar de forma muito rápida para a temporada 2011 e nesta segunda-feira (3) a entidade divulgou o Regulamento Nacional de Kart (RNK), que regerá todas as competições do kartismo brasileiro neste novo ano.

E o RNK chega com algumas mudanças significativas.

IDADES - A primeira delas é que a partir deste ano cada categoria terá uma nova forma de definir a idade de cada piloto, como por exemplo, a Mirim, onde poderão competir apenas pilotos que nasceram entre 2003 e 2005 e que tenham seis anos completos. Na Cadete os pilotos terão que ter nascido entre 2000 e 2003 e terão que ter pelo menos oito anos completos, enquanto que na Júnior Menor os competidores deverão ter sua data de nascimento entre 1998 a 2000.

Os da Júnior terão que ter nascido entre 1997 e 1998 e os Novatos entre 1986 a 1997. Nesta mesma linha, os Graduados terão que ter nascido antes de 1997 e os Sêniores antes de 1986. E os PKI (Pilotos de Kart Indoor), categoria que aparece pela primeira vez no RNK, terão que ter nascido antes de 1997.

Anualmente, a partir de 2012, os intervalos serão atualizados, mantendo-se a mesma proporção de idades.

EIXOS – Outra mudança importante chega nas categorias Mirim, Cadete e Super Cadete, que passarão a usar eixo com espessura mínima de 3,8mm (com peso mínimo determinado e marca do fabricante do chassis), abandonando assim os de 2,5mm. Uma das motivações para esta mudança seguramente passa por alguns “rompimentos” dos eixos de 2,5 em 2010 e também pelo fato de que estas categorias eram as únicas que não enquadravam seus eixos no que determinava a CIK/FIA.

O objetivo, segundo a CNK, é dar maior segurança, equilíbrio e competitividade à categoria.

APROXIMAÇÃO – A Júnior e a Sênior A deverão ficar mais próximas da Graduados em 2011 em termos de regulamento técnico.

A Júnior poderá a utilizar eixos de 50 mm e estará liberada para efetuar regulagens de cáster e câmber. Já a Sênior A teve a liberação de uso dos eixos de 50 mm.

CUBOS – Em 2011 haverá restrição quanto ao uso de cubos, uma medida que buscará redução de custos. A partir de agora, todas as categorias – exceto a Graduados e a Shifter – poderão usar apenas cubos de 75 mm ou 90 mm, peças que deverão ter ainda a marca do fabricante de chassi homologado.

SUDAM E SUDAM JÚNIOR – Por fim, mas não menos importante, voltam à cena as categorias Sudam e Sudam Júnior, recriadas em um primeiro momento para fortalecer o Sul-Americano, que será disputado no Velopark provavelmente em maio e para o qual o regulamento deverá ser publicado ainda em janeiro.

Em um segundo momento, a volta da Sudam e Sudam Júnior servirá para preparar o piloto que visa competir no kartismo europeu.

HOMOLOGAÇÃO – Segundo Rubens Gatti, presidente da CNK, com quem conversamos agora pela manhã, a homologação de chassi passará a ter um novo conceito em 2011. A partir de agora o fabricante homologará o chassi como um todo, por inteiro, e não mais aos poucos, como era anteriormente. Isto significa que “da roda para dentro” o chassi será homologado de uma vez só.

Ainda segundo Gatti, o chassi CRG poderá em 2011 - bem como todos os demais homologados CIK/ FIA - participar de provas nos campeonatos onde as Sudam e Sudam Júnior façam parte, tais como o Sul-Americano – que em 2011 se chamará Copa Codasur – e Brasileiro e Copa Brasil, inicialmente as competições onde estas categorias estão garantidas. E também de competições regionais ou estaduais onde o regulamento preveja sua a participação.

CUSTOS - O principal objetivo da CBA – redução de custos – passa a ter maior eficácia em 2011, segundo Gatti. De acordo com o dirigente, a padronização de peças, como eixo e cubos, deverá diminuir os custos para os pilotos.

Apenas poderão ser usados eixos e cubos com a marca do fabricante de chassi estampada, estes agora os responsáveis pelas peças. Isto, agregado ao fato de que tais peças serão fabricadas em maior quantidade, deverá diminuir os custos da própria peça. Outro motivo para os custos ficarem reduzidos é a conseqüente proibição aos competidores de usar as mais diversas opções existentes no mercado nacional e internacional.

DOWNLOAD - Faça o download do RNK 2011 e de seus três anexos.

  • 04/01/2011 12:59 Samuel Figueiredo

    Ainda segundo Gatti, o chassi (CRG/Wildkart/Tony Kart/Kosmic/Interpred/Maranello/Soldi/Spirit/Zanardi/Birel/Macminareli) etc, ou seja qualqer chassis CIK/FIA. poderá em 2011 participar de provas nos campeonatos onde as Sudam e Sudam Júnior
    Sou presidente da Wildkart Brasil em 2010 no primeiro ano de vendas, temos 24 chassis vendidos para diversos estados, informo aos meus clientes que podera participar da categoria Sudam e Sudam Junior com carro Ghibli.
    Grato

  • 04/01/2011 15:32 José Varella

    Creio que as mudanças nos regulamentos, que certamente afetam aos pilotos, deveriam ser amplamente debatidas com os maiores interessados, ou seja, os PILOTOS e seus "PAITROCINADORES". Nosso projeto para a carreira do Ariel Varella foi todo elaborado para que os maiores resultados fossem alcançados na categoria Junior, que na nossa avaliação da a maior visibidade à carreira dos meninos. Com as mudanças implementadas pulamos a Junior e vamos direto para Graduados. Mudança radical de equipamento, peso, pneus, etc. O que vamos falar aos nossos PATROCINADOR? Nosso projeto esta elaborado e negociado a 5 anos. Deveriam avaliar melhor e as mudanças, após amplamente debatidas, seriam aplicadas a partir do ano seguinte, de maneira a que todos se adequem.
    Vamos refletir sobre os aspectos negativos e mudar em quanto é tempo. Obrigado,
    José Varella

  • 04/01/2011 17:55 Fernado

    esttou de acordo com vc varela!! e uma mudanca muito radical para os pilotos da junior que ja tem idade para andar de graduados pelo novo regulamnento, o mais coerente a se fazer seria colocar essas mudancas para o ano de 2012, ate para que os pilotos possam fazer treinos e se acostumarem com o equipamento da graduados.E sem falar que vai ser um custo altissimo para os pilotos que andariam de junior nesse ano, ter de comprar todo equipamento para graduados, a comecar pelo motor que eh diferente. AINDA EH TEMPO DE REVER ESSA MUDANCA E SE FAZER A UMA COISA MAIS COERENTE COM ESSES "MENINOS" DA JUNIOR!!

  • 04/01/2011 18:18 Fabrizio Petecof

    Se os Srs pensam em segurança e redução de custos, acredito que a questão das idades não vai beneficiar o esporte! Como pode eu colocar meu filho de 8 anos para correr um Brasileiro com pilotos de 11!?? É uma questão de segurança, diferença de até 30% no tempo de vida numa mesma categoria!
    Não pode haver radicalismo nas regras. Se isso tivesse sido valido em 2010, basicamente todos os campeões de 2010 teriam corrido em outra categoria, não faz sentido na minha opinião.
    Tem que haver um meio termo, como parece que há no regulamento do SKB.
    Desse jeito meu filho não irá correr os campeonatos esse ano (- 1 cliente) e certamente os grids de Mirim e Cadete serão diminuídos, justo quando estavam crescendo e batendo recordes.

  • 04/01/2011 19:30 Flávio Damaceno

    Penso diferente dos amigos acima sobre a alteração proposta pela CBA.Achei a forma muito simples e prática para definir o intervalo de idade = ANO DE NASCIMENTO.Vai acabar com aquela dificuldade de saber em que momento o piloto teria a idade limite para cada categoria, pois afinal, cada um de nós tem 365 dias para aniversariar.Só que com a alteração de critério, alguns serão enquadrados de forma diferente nas diversas categorias. Pelo que vi, não tem nada de RADICAL. Os intervalos ficaram semelhantes e para alguns, terá impacto de 1 ano. Acho também que é hora de reduzir a idade média dos pilotos em cada categoria. No Brasil ela é acima do que se pratica na Europa. Basta ver que no ano passado, tinhamos pilotos Cadete com 12 anos de idade, andando com motor Honda 5.5 hp - uma verdadeira piada para os padrões europeus. PARABÉNS CBA.

  • 04/01/2011 20:00 Branquinho

    Também não concordo com essas mudanças, em meu caso, por exemplo, meu filho tinha 10 anos até a copa do Brasil e agora, como fez 11 anos no final do ano estávamos preparados para fazer duas categorias, a cadete e a super cadete agora com essas mudanças teremos que passar para a Júnior Menor, onde meu filho não foi preparado, tendo em vista que, este ano seria a sua transição natural. obs: isso poderia ser validado apenas no ano que vem.

  • 04/01/2011 20:22 Fabrizio Petecof

    Flávio, concordo com a equiparação com a Europa. A questão é como a mudança está sendo conduzida. A pouco mais de 3 semanas para o inicio do Paulista por exemplo, julgo bem RADICAL sim pois impactará profundamente aqueles muitos pilotos que já adquiriram seus equipamentos em suas respectivas categorias, isso sem contar no impacto psicológico que também é importante, sem incluir ainda pré-temporada, orçamento e td mais.
    Imagine só o nível de segurança de um grid formado por Ex-JM em 2010 e Graduados por exemplo esse ano? E garotos da Mirim com 8 anos recém completados no fim do ano com um grid de pilotos de 11? São quase 3 anos numa categoria de base, e não 1.

  • 04/01/2011 20:35 Pedro Henrique

    Concordo com o que o Flavio escreveu. As pessoas nao podem pensar só no seu filho. Olham só para si. O que importa é se a decisão é acertada ou não para o esporte. E ela é.
    Acima tem um pai de piloto falando que como pode colocar o seu filho a andar com outros pilotos com mais de 3 anos de diferença mas no ano passado, mesmo ele sendo Mirim, colocou seu filho a disputar o Sulamericano na Cadete (tinha 7 anos) com outros competidores de 12 - portanto, com uma diferença de 4 anos. E o menino foi muito bem na corrida. E neste instante está com tudo pronto para disputar corridas nos EUA com motores mais fortes e com crianças com idade mais avançada. O Branquinho também vai para esta corrida nos EUA - e também está aí reclamando. Quer continuar andando de Cadete, mais seu filho já é graduados na categoria - anda a uns 5 anos de Mirim+cadete. Se não se acha em condições de ir para JM, fique apenas na super Cadedte. CBA, não de ouvidos a esta choraçada- sempre é assim.A CBA esta certa, tem que mudar mesmo.Abraco a todos.

  • 04/01/2011 20:36 Armando Tedesco

    Parabéns CBA pela mudança sobre as idades,perfeito!
    Tinha muito GATO na cadete e mirim,agora quero ver!
    Igualar com Europa foi uma excelente ideia. Tem pai que acha que ficar mais um ano em uma categoria agrega algo para seu filho,absurdo1

  • 04/01/2011 21:12 Flávio Damaceno

    Por favor Fabrizio, você não tem razão, no teu caso.A Cadete já tinha intervalo de 3 anos e também este intervalo já era de 8 a 11 anos no RNK 2010. A única diferença é que teu filho quando fazia a carteira da CBA ainda nâo tinha idade completa. Provavelmente ele aniversaria no final do ano. Teus argumentos são falhos. Veja o regulamento de 2010.

  • 04/01/2011 21:12 Russo

    VENHAM PARA O SKB,SÓ ISSO QUE POSSO ACONSELHAR!!!
    CAMPEONATO SÉRIO E DE PESSOAS QUE REALMENTE SABEM O QUE É KART COMPETITIVO!!!

  • 04/01/2011 21:49 Mário Guerra

    No Sul americano de 2010 o filho do Fabrizio, ainda Mirim (7 anos) correu na Cadete com pilotos de 11 e até com 12 anos. Portanto a diferença que ele alega grande de 3 anos, foi de 4 ou 5 anos, por decisão dele (PAI). Agora alega risco ter que ir para Cadete, com 8 anos completos? Arruma outro argumento pois este é fraco.

  • 04/01/2011 22:04 Fernando Sakzenian

    Discordo dos pais que dizem qua a idade de seus filhos não comporta à categoria por regulamento imposta.
    O RNK atual acaba com os famosos (gatos), por exemplo campeões com idades superiores a sua categoria, Parabens CBA

  • 04/01/2011 22:07 Flávio Damaceno

    Pelo MSN acabaram de me passar a listagem dos participantes do Sul Americano em 2009. Com 7 anos de idade o filho do Fabrizio participou da categoria Cadete com pilotos de até 12 anos. E foi muito bem na competição. Vamos pensar no esporte e apoiar as melhorias. Parabéns CBA.

  • 04/01/2011 22:19 Flávio Damaceno

    Tem mais: parece que vai para os EUA em janeiro, competir numa categoria com motores muito superiores aos nossos Honda 5.5 da Cadete e com pilotos com idade bem superior a dele. Outra informaçcão que também está pipocando aqui no MSN: a Branquinho também vai para esta competição nos EUA. Acho que o Branquinho já tem uns 5 anos de Mirim/Cadete. Vai para junior Branquinho ou ande de Supercadete.

  • 04/01/2011 22:19 Fabrizio Petecof

    Então, Flávio, a questão não é o Gianluca. Concordo que ele se adaptou bem lá no Sulamericano e tal, mas fizemos 45 largadas esse ano, número este que muitos garotos da Mirim não tiveram a oportunidade. Isso quer dizer que estou preocupado com a segurança também, pois inserir 10 mirins de 8 anos (vide Granja) na cadete do ano que vem com pouca experiência pode não ser a melhor decisão.
    Alem disso, somos apenas mais um. Teve pai que transformou a carreira do filho em Internacional em 2010 dando embasamento ao que vc esta dizendo e que concordo, que temos que seguir um padrão cada vez mais próximo ao Europeu, mas não hesitou em colocar o filho pra correr o Brasileiro de Mirim com 9 anos e meio e depois propagar os louros e méritos da conquista. Não é justo apenas isso, devia haver um meio termo. Nem nove e meio mas tb não apenas sete! É a minha opinião.

  • 04/01/2011 22:24 Fabrizio

    Sr Renato Russo, agradeço o convite e elogio vossa iniciativa. Como sugestão portanto solicito que reconsiderem o regulamento da Supercadete no qual só podem entrar pilotos que farão 9 até o meio do ano, para pilotos que farão 9 em todo o decorrer de 2011!

  • 04/01/2011 22:27 Fabrizio P Flavio

    Flávio, esse teu MSN parece o Wikileaks!! haha possui todos os segredos na mão!

  • 04/01/2011 22:44 Flávio Damaceno

    Fabrizio, tu te entregou em definitivo ao solicitar ao Russo que diminua a idade na Supercadete para que teu filho ande na categoria. Então vai andar com motor Riomar com pilotos de até 12 anos?
    Ele está pronto para isto?
    Depois desta, vou dormir.
    Manda bala CBA - o kart brasileiro precisa avançar.
    Para encerrar, de duas uma: ou o Varella fêz as contas erradas ou o filho dele era "GATO" na Junior Menor. Acho que ele errou nas contas...

  • 04/01/2011 22:58 Fabrizio

    Flávio, vc não entendeu. A política CBA é pra reduzir custos ou "kart é pra rico"? Pq o 5,5 é a única oportunidade de muitos. Engraçado como eu estou sendo rechaçado apenas por desejar que meu filho faça apenas um segundo ano de mirim com 8 anos o ano todo, enquanto um monte de piloto de ponta aí da Cadete fez 2, 3 ou até 4 anos de Mirim!! Parece que é pessoal me desculpe. Sobre a Supercadete, cada um faz o que julga melhor com seu dinheiro, às vezes pode ser uma questão de custo beneficio...

  • 04/01/2011 23:18 Mauro Cesar

    O MEU FILHO ANDREI BRINGEL COMPLETOU 08 ANOS DIA 14-11 DE 2010 E NO REGULAMENTO ANTERIOR AINDA PERMANECERIA NA MIRIM EM 2011. COMO MEDICO ESCLAREÇO AOS SENHORES QUE NESTA FASE A EVOLUÇÃO NEUROLOGICA E TOTALMENTE DIFERENTE DA NOSSA, ADULTOS. O ASPECTO PSICOLOGICO DESTES AINDA MUITO JOVENS COM CERTEZA ESTARÃO AFETADOS, POIS CRIANÇAS COM 08 ANOS EM FASE ALFABETIZAÇAÕ ESTARÃO COMPETINDO NA MESMA CATEGORIA COM PILOTOS DE 11 ANOS. PARA QUEM CONHECE ESTES DADOS COM CERTEZA EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA. ACREDITO, EU QUE A CBA/CNK DEVERIA AVALIAR MELHOR ESTA SITUAÇÃO COM PESSOAS QUE REALMENTE ENTENDAM DA EVOLUÇÃO E FORMAÇÃO DO SER HUMANO. AH. FALANDO EM SEGURANÇA, JA ESTA AI UM GRANDE ERRO. REPENSEM.OBRIGADO.

  • 04/01/2011 23:41 Mano

    categoria senior mais proxima da graduados, mas com 170 quilos ,.vai ficar muito longe ainda. sera q os eixos 5o com 1.9 de parede vao aguentar. heheheehehehe. gostaria de saber a opiniao dos pilotos cat.pska.

  • 05/01/2011 00:14 Gianfranco Sampogna

    Sou Chefe de Equipe do Ariel Varella. O problema Russo não é com o SKB que já estava definido como preparação e que agora não vai mais servir para o Ariel Varella se adapitar a categoria, pelo regulamento novo o Ariel deverá correr em Minas, precisamos crentalizar forças e investimentos para os campeonatos nacionais, os campeonatos existentes em datas já estabelecidas deveriam ser convergentes com o da CBA, o que adianta divulgar os calendários com atencedencia o que é lovavel se a CBA evazia os mesmos com um regulamento inédito e polemico, todos nós sabemos o quanto é trabalhoso e quanto custa fazer um campeão, nós profissonais do kartismo deveríamos ter regras mais estáveis afim de poder apresentar resultados aos nossos pilotos e investidores, Gianfranco Sampogna

  • 05/01/2011 07:32 Fernanda Iesque

    ÓTIMA MEDIDA TOMADA PELA CBA QUANTO AS MUDANÇAS PRINCIPALMENTE NO ITEM IDADE POIS VARIOS PAIS EM VEZ DE FORMAREM VERDADEIROS PILOTOS,USAM DO PILOTO SER MAIS VELHO PARA QUE SEU EGO SEJA SATISFEITO FORMANDO ASSIM CAMPEÕES FORA DE CATEGORIA OU SEJA POR EXEMPLO CAMPEÕES BRASILEIRO MIRIM VICTOR UCHOA 10 ANOS NO QUAL A CATEGORIA DIZ MIRIM 8 ANOS É UMA FALTA DE ESCRUPULO DESSES PAIS,QUE SEUS FILHOS SEJA CAMPEÕES A QUALQUER CUSTO E SEM SE PREOCUPAR QUE REALMENTE SEJAM PILOTOS. POR ISSO QUE ACABAOU A SAFRA DE PILOTOS PARA UM DIA CHEGAR A FORMULA 1.
    PARABENIZAMOS A CBA PELAS MUDANÇAS POIS ASSIM ESTARA OS PILOTOS NO CAMINHO CERTO.
    VOLTAREMOS A COLOCAR PILOTO NA FORMULA 1.

  • 05/01/2011 07:52 Mauro Competições

    Infelismente tudo é decidido em cima da hora, retorno das férias, pilotos viajando, fábricas fechadas, não temos nem tempo para respirar !!! E somos obrigados a acatar essas novas decisões. Vocês querem voltar ao passado em uma semana.!!!
    Mauro Competições

  • 05/01/2011 08:33 Flávio Damaceno

    Varella e Gianfranco, volto a afirmar, ou vocês estão fazendo as contas errado ou o Ariel Varella correu na Júnior Menor fora do regulamento em 2010. É impossível, pela ateraçâo efetuada no Regulamento 2011 (intervalo de datas) que ele (Ariel) tenha que passar da JM para Graduados - a nâo ser que ele tivesse carteira/fora do regulamento. Para tirar a duvida, divulguem a data de nascimento do Ariel. Esperamos que seja apenas erro de cálculo.
    De qualquer forma, em ambas as hipóteses, vocês nâo tem razâo de acusar a CBA.

  • 05/01/2011 09:43 Beto Zanini

    Qdo eu comecei na extinta "Quarta Menor" corria com a mulecada mais velha q já estava entrando pra Junior, essa baboseira de enfiar 4 categorias pra se ter 1 ano de Junior virou piada. Na minha epoca sempre tinha repescagem e se vc não era bom voltava pra casa mais cedo, pq a classificação era no Sabado e corrida no Domingo.
    Na minha visão, principalmente por ter participado realmente do Vietnã (rsrsrsrs) seria acabar com Mirim e Cadete, transforma-la em 1 so, se tiver repescagem cada um com seus problemas. A idade seria dos 7 aos 9 anos. Pilotos com menor idade somente com autorização médica especifica. Dos 10 anos ate aos 12 Jr menor, com ultilização de motores 2T com embreagem pra q a diferença não fosse tão absurda e com restrição de potencia (18hps). Dos 13 aos 15 Junior. Ja q não existem mais a Graduados A e B, com 16 graduados. Uma categoria q morreu e era a q mais tinha pilotos era a Novatos que começava com pessoal de 15 anos, quem tem 15 e nunca correu só tem o direito de participar 1 ano, independente do q aconteça. O kart mudou muito, antes Senior era Senior mesmo só tinha Tiozão, pq quem saia do kart ia pros formulas, hj nem categoria de base nos temos a não a categoria da Future que só correram 9. Hj se analisarmos Carrapatoso, Jimenez, Nicastro é tudo Senior, mas ainda tem cabeça e corpo de Graduados. Sou a favor de uma Criação de uma categoria Super, com pilotos a partir de 25 anos até os 35, com eixo 50, pneu amarelo e regulamento Cik/Fia na veia. Dos 35 aos 45 Senior e dos 45 aos 90 anos Super Senior, com pilotos acima de 90 anos a autorização deve ser feita pelo responsavel rsrsrsrs.

  • 05/01/2011 09:57 Gianfranco Sampoga

    Caro Flavio, não tem gato nem conta errada , mas para esclarecer a data de nascimento do Ariel é 12.12.1996, e mais não estamos acusando ninguem e sim afirmando que pelo regulamento novo da CBA vamos pular a categoria junior.
    Gianfranco

  • 05/01/2011 10:16 Flávio Damaceno

    Gostei Beto Zanini: realmente os três citados são SENIOR - a muito tempo. Só que agora para ficarem mais JOVENS os três + os outros 4 GRANDES do kart aumentaram a idade mínima da senior para 30 anos na SKB - legislaram em causa própria.
    E ainda o Dr. RUSSO (veja acima) entitula este grupo como CAMPEONATO SÉRIO E DE PESSOAS QUE REALMENTE SABEM O QUE É KART COMPETITIVO!!!
    No kart tem muito " cara de pau" .
    Gostei também do super senior de 90 anos... acho que realmente precisa de autorização do responsável. O ideal que seja da mãe e/ou do pai. rsrsrsrsrsr!
    abraço Beto

  • 05/01/2011 10:26 Mauro Cesar

    BETO ZANINI, A QUESTÃO NÃO E CADA UM COM SEUS PROBLEMAS E SIM TER BOM SENSO PARA QUE O ESPORTE(KART) EVOLUA COMO TUDO NA VIDA EVOLUE, RESPEITANDO REGRAS, PESSOAS E CRONOLOGIA DO SER HUMANO PARA QUE POSSAMOS TER UM KARTISMO RESPEITADO EM QUALQUER CANTO DO MUNDO. DECISÕES E NORMATIVAS TAMBÉM TEM RESPEITAR OS PILOTOS, PAIS E PATROCINADORES OS QUAIS MANTEM ESTE ESPORTE E TODOS AQUELES QUE DEPENDEM DELE DIRETA OU INDIRETAMENTE. PENSEM MAIS ANTES DE COMENTAREM. UM ABRAÇO A TODOS.

  • 05/01/2011 10:33 Armando Tedesco

    Senhores pais, não se preocupem com a questão de mirim e cadetes pois o kart começa na Jr Menor,logo um ano a mais ou um ano a menos entre mirim e cadete se resume a NADA. Que existe gato existia sim pois tinha cadete andando com 12 anos. Parabéns CBA! Nunca vi um multi-campeão da mirim continuar multi-campeão na cadete logo se puderem adiantar seus filhos um ano,FAÇAM.

  • 05/01/2011 10:44 Flávio Damaceno

    Gianfranco: o problema é anterior ao RNK 2011. A Júnior no RNK 2010 tinha apenas 1 ano de interrvalo de permanência e o Ariel é um caso extremo. Mas ele (+você+PAI/dele) podem optar pela PK (novatos) se acharem que o Ariel não está preparado para Graduados (eu também acho!). A PK está aí para isto mesmo...para pilotos novatos, nascidos entre 1986 e 1997. Só não alegue, agora, que isto vai "frustar" os PATROCINADORES (ou PAITROCINADORES)porque aí sim serei obrigado a enquadro-los também na "TURMA DOS CARA DE PAU" do kart.

  • 05/01/2011 10:48 Beto Zanini Para Mauro Cesar

    Mauro bom dia, leia o q eu escrevi...
    "se tiver repescagem cada um com seus problemas"
    È uma forma de dizer a respeito das difuculdades existentes, não interprete de outra forma.. è uma maneira descontraida.

  • 05/01/2011 11:01 Jayme Barbarisi

    Devemos nos ater mais aos números. Este blá blá blá de reduzir custos sem a transparência nos números que acompanham a palavras emocionais de redução de custos é que tem que terminar.
    As mudanças oferecidas tem como pano de fundo um outro cenário.
    A CBA precisa alinhar o que pensa, o que fala e o que faz.
    Porque a CBA não proíbe a preparação de carburadores, nivelando técnicamente motores e pilotos e fazendo com que a coisa se decida pela competência técnica e não pelo poder econômico de pilotos e equipes. Uma locação de carburador impacta em custos muito mais do que cubos e eixos. Em uma temporada de 10 provas a economia seria de quase R$ 3.500,00 ou quase o valor de 1/2 de um chassis.
    Isto nem passou pela cabeça dos grandes pensadores n~e ?
    Ao final da conta a história de sempre.
    O piloto paga a conta.

  • 05/01/2011 11:09 Fabrizio Petecof

    Sr Tedesco, não trata-se de buscar títulos não! Tenho certeza que não teríamos qq vantagem em continuar na Mirim, como digo somos apenas mais um. Quem me conhece sabe que nunca tive interesse em correr com 9 anos na Mirim, como fizeram os últimos 3 campeões brasileiros e metade do grid dos últimos 2 anos! A questão pra mim é a Segurança e Igualdade de Condições! Honestamente não estou nem aí pra resultado pois nessa idade o kart é apenas uma brincadeira, uma diversão, que tem até um efeito lúdico na criança, não é mesmo? Tb acho que não existe "piloto" aos 8, 9 ou 10 anos, são apenas crianças.
    Por isso mesmo temos que colocar nossos filhos em ambientes amistosos e saudáveis, e a diminuição da Mirim não favorecerá isso.
    Apenas para completar vossa informação, o Franzoni foi multicampeão na base, o Fraga também, o Olin Galli também, recentemente o Yurik Carvalho também. Será que a base não contribuiu em nada para a carreira deles? Se eles tivessem começado apenas na JM será que teriam os resultados que tiveram?
    Acho que tem muita gente falando demais aqui e alem de tudo (não é o seu caso), falar dos filhos dos outros é fácil!! Quem sente na pele sabe como são as dificuldades na pista, nos boxes e no bolso!

  • 05/01/2011 11:34 Flávio Damaceno

    Jaime Barbarisi, você é uma das boas referências do meio (kart). Conhece o assunto, tem bom senso, sabe se expressar e é o ícone de uma dos melhores sites de automobilismo do Brasil. Tua proposta é boa e deve ser encaminhada as pessoas que decidem. Só não concordo com a tua expressão final .."Isto nem passou pela cabeça dos grandes pensadores n~e ? Ao final da conta a história de sempre. O piloto paga a conta" . Ficou um pouco agressivo e incompatível com teu perfil, acima descrito. Precisamos desarmar os espiritos e juntar forças para melhorar o kart no Brasil. Sou de mergulhar nos regulamentos e desde ontem estou lendo e relendo do RNK 2011 ... pode ter ainda outras questões para analisar e talvez mudar mas os caras mudaram muita coisa para melhor ... o sentido, me parece muito bom, precisamos canalizar as boas idéias de forma construtiva.
    Abraço e parabéns pelo belo trabalho no KART ON LINE.

  • 05/01/2011 11:51 Flávio Damaceno

    Parabéns Tedesco, você foi curto e claro. Conhece bem o meio. Fabrizio, com todo respeito e consideração, pare de se contradizer e tentar justificar o injustificável. Reveja tudo que você escreveu desde ontem e peça para um amigo de confiança avaliar. Não perca mais tempo, inicie os treinos de Cadete logo e você verá já na primeira prova que o Gianluca é forte candidato a vencer na categoria em todos os campeonatos que participar em 2011. Ele tem 8 anos, anda bem, tem boa experiência e convivência com o kart cadete. Sai deste tro-lo-ló e vai treinar.

  • 05/01/2011 12:05 Pedro Zimmermann Para Armando Tedesco

    Sr. Armando, no início de 2010 como estava melhor preparado financeiramente tive que tomar uma decisão com relação a categoria de meu filho se ele continuava na cadete(mesmo que tenha corrido pouco e em campeonatos pequenos) ou iria para a J. Menor, pois completaria 12 anos em maio de 2010
    Consultei a Federação Catarinense e ela por sua vez a CBA que expediu a carteira de PCK, conforme o regulamento, pois foi a decisão mais acertada, ele com a mínima experiência em grandes Grids. O que faria com um kart bem mais potente e com um Grid cheio?
    Foi uma decisão coerente e digo a vc que não tem GATO algum pois o RNK de 2010 permitia, não só para nós mas também para muitos outros. Tanto assim que agora ele poderá fazer somente um ano de J.Menor e estará bem preparado e quero parabenizar a CBA pelas medidas.
    O Sr. Rubens Gatti pelo que posso acompanhar está fazendo uma boa administração, pois nas conversas que tive com o mesmo está sempre atento e fazendo alterações propostas e claro que algumas não são possíveis de imediato, pois amigos não se dá para arrumar a casa em um dia certo?

  • 05/01/2011 13:00 Jayme Barbarisi

    Flávio
    Inicialmente agradeço seus comentários sobre minha pessoa e o portal Kartonline.
    Hoje com meus 56 anos e estando no kart desde os 17, tem hora que ficamos um pouco intolerantes com o que vemos. Solicito que minimize meu teor agressivo. Não foi minha intenção.
    Com respeito ao assunto é inadimissível que 7 ou 8 preparadores de carburadores sejam beneficiados em detrimento de quase 2000 carteiras CBA ( pilotos).
    A questão de reduzir custos me parece uma cortina de fumaça para disfarçar outros interesses.
    Infelismente é esta a impressão que nós é oferecida.
    Vamos dentro das nossas possibilidades auxiliando o mundo kart, através de uma postura onde o foco é o kartista.
    Como já mencionado. Uma imprensa justa e perfeita pode se consolidar como a consciência dos inocentes.
    Obrigado

  • 05/01/2011 13:37 Mauro Cesar

    FERNANDA IESQUE BOM DIA. CONCORDO PLENAMENTE COM SEU COMENTÁRIO. POREM O MEU FILHO QUE COMPLETOU NO FINAL DO ANO DE 2010 08 ANOS, COM ESTE NOVO REGULAMENTO, TAMBÉM COMPETIRA COM PILOTOS DE 11 ANOS NA CADETE E QUE ESTA DANDO UM DIFERENÇA DE 03 ANOS. COMO QUE ESTA MUDANÇA MELHOROU AS DISCREPANCIAS DA IDADE? HOUVE UM COMENTÁRIO INFELIZ AFIRMANDO QUE AS CATEGORIAS MIRIM E CADETE NÃO SERVEM PARA NADA, COMO ESTE COMENTÁRIO FOI INFELIZ E QUE O KART SO COMEÇA NA JR MENOR. TIVE UMA IDEIA TAMBÉM INTELIGENTE, VAMOS TODO MUNDO PARA A FORMULA 1. ACHO QUE ASSIM FICA MELHOR. SE VOÇES SOUBESSEM COM FUNCIONA O DESENVOLVIMENTO NEUROLOGICO E A EVOLUÇÃO DA MATURIDADE NÃO ESCREVIAM CERTAS COISAS. PENSEM.

  • 05/01/2011 14:48 Fabrizio

    Fernanda, concordo com sua opinião plenamente, e estou sendo mal interpretado aqui, ou chamado de incoerente. A questão é que não pode haver exageros! No meu caso e do Mauro por exemplo, dentre outros que conheço, os garotos iriam disputar TODA a temporada 2011 com 8 anos, e agora não podem mais. Não é o caso de pai querendo filhos velhos pra ganhar título, ao qual tb não concordo e citei o exemplo do Uchoa também.
    Porém privar garotos de 8 durante todo o ano me parece um pouco injusto, a propósito para o Flavio Damaceno, consultei o regulamento há pouco das principais categorias da Europa e USA, e ficou claro que a Cadete ou equivalente exige a Idade Minima de 9 Anos Completos!!!
    Mas td bem, vamos lá, as injustiças ao de ser resolvidas na pista! Deus abençõe essas crianças atingidas pelos xerifes do poder. Encerrei neste fórum! Abraços!!!

  • 05/01/2011 15:33 Armando Tedesco

    Meu deus! Quanto pai querendo fazer do filho um super campeão por causa de mais um ano de mirim. Eu sou favorável que se acabe com os mirim e que tudo seja cadete ai os pais podem escolher os campeonatos mais fracos para os filhos serem campeões. Afinal mirim bom anda de cadete tranquilo e piloto bom ganha em qualquer categoria,desde que seja BOM. Parem com este tro-lo-lo pois a decisão já esta tomada e vão treinar pois isso aqui não vai dar em nada.

  • 05/01/2011 15:38 Jairo

    Pelo que li no novo RNK, tem muito PJMK que vão pular a categoria PJK e virar Graduado, com 14 anos. Será que erraram na matemática? Vai ser complicado e perigoso, bastar ver a confusão e batidas das últimas etapas na Graduados.

  • 05/01/2011 15:51 Flávio Damaceno

    Bahhhhh!!! Mais um dizendo a mesma bobagem.Jairo, provavelmente é o pai do Mitsui. Ficou "dormindo" na JM até quase virar GRADUADO (idade), tentando ser campeão e agora vem reclamar. Cara, teu filho não será GRADUADO (assim como o Varella) e sim PK (novato). O regulamento é clarissimo sobre isto. E já era assim em 2010. Tem casos semehhantes em que o piloto, por idade virou novatos (em 2010).

  • 05/01/2011 15:51 Fabrizio

    Cara! Não seja ignorante! Ninguém está falando em títulos, respeito todos os adversários, porém o que é certo é certo! Pra eles td é uma brincadeira! Nós é que temos que zelar pela segurança e um ambiente calmo e tranquilo! A propósito, me desculpe a sinceridade mas Nem precisei de 2 anos na Mirim para que meu filho fosse campeão na Mirim e/ou ganhasse corridas, vai se informar! e cuidar da carreira do seu! se tiver
    Se vc é o dono da Verdade!, então leia abaixo e afirme que a WSK Euro Series na Itália está errada!
    "Children from 6 to 7 years will not work with single-racing to be defined, to 8 years in the run Baby, and 9 to 11 years in the Mini. Were also proposed changes to the Technical Regulations of 60 Baby and 60 Mini"

  • 05/01/2011 15:55 Carlos Souto

    Absurdo isso, meu filho tem 11 anos iria correr na cadete e super cadete. Mudar uma regra dessa forma é absurdo, tinhamos comprado equipamento para ele e ele nao esta preparado para andar na junior.Por isso nosso automobilismo anda mal pois é dirigido por pessoas sem preparo.

  • 05/01/2011 16:08 Flávio Damaceno

    De volta Fabricio? Tu já havia te despedido, achei que já estava treinando de Cadete. Tu já está perdendo a COMPOSTURA cara. Se tu está achando que este regulamento europeu é melhor para o momento do teu filho, VAI PRA LÁ. Ou então, te acalma e vai treinar porque o regulamento não vai mudar poque tu quer. Tu tens que entender que a forma de definir o intervalo de categorias gerava muitas manipulações, dando margem para espertalhões, com algumas "conexões", gerar carteiras de piloto GATO. Acabou!!! Esta é a grande notícia que deveria estar repercutindo. Se vai trazer alguns efeitos para alguns, isto faz parte da vida. Calma!!!

  • 05/01/2011 16:19 Fabrizio

    Flávio, voltei pois vcs não me esqueceram! Mas agora eu vou, caso me esqueçam.
    Amigo, não vivo do kart, não dependo do kart, pra nós isso é apenas brincadeira de criança!
    Porém tenho o direito de expressar minha opinião assim como você e temos de respeitar um ao outro. No entanto, esse cidadão de nome Tedesco assim como o Sr estão deturpando algumas opiniões em favor de vossas visões do que é certo e do que é errado.
    Fiquem nas suas e deixem que cada um proteste ou elogie da maneira como acharem pertinentes.
    Sobre a Europa não foi vc que disse que temos que "equiparar, evoluir? descontar a diferença?"
    Um grande abraço pra vc agora arruma outro pai para rechaçar! Feliz 2011

  • 05/01/2011 16:51 Flávio Damaceno

    Amigo Fabrizio, concordo que todos temos o direito de expressar nossas opiniões. Mas também e em contrapartida temos o dever de ouvir o contraditório.Temos que agradecer ao Kart Gaúcho que está nos dando esta oportunidade impar. Embora você solicite, quero te dizer que não terei como te esquecer pois certamente vou te parabenizar, com frequência, pelos bons resultados que o Gianluca vai obter na Cadete. Um abraço e boa sorte!

  • 05/01/2011 16:58 Bartolomeu

    A cadete e a mirim e otima as confusoes ja começa antes dos pilotos voltarem d ferias............me desculpem mas a CBA esta correta!

  • 05/01/2011 17:22 Sérgio Guerra

    Sou de florianopolis e posso garantir que o filho do carlos souto além de cadete também tem kart e motor de junior menor. Inclusive foi foto do dia no kart gaucho a uns 60 dias atras. Nao podedizer que nao tem equipamento e foi prejudicado pela cba. Ele pode correr de supercadete e ou de jm. Concordo com alguem que falou que o que importa é que GATO acabou. Esta é a melhor noticia da semana. Parabems para a cba.

  • 05/01/2011 17:36 André Freitas

    A fernanda (07:32:38) está certa. Eram GATOS ou estavam se preparando se armando para srem GATOS da nova ninhada. Todos eles já sao bem conhecidos e manjados. Acabaram com os GATOS. PARABENS Gati - pau neles.

  • 05/01/2011 17:55 Mauro Cesar

    INFELIZMENTE EM TODOS SEGMENTOS DOS ESPORTES EXISTEM PESSSOAS COMO CONHECI ENTRANDO NESTE SITE. DISCERNIMENTEO, INTELIGÊNCIA E BOM SENSO NÃO SÃO PARA TODOS. ARMANDO, ANDRE E OUTROS VOCES VENCERAM POIS NESTE NIVEL NÃO ESTOU ACOSTUMADO A CONVIVER. CONTINUE NESSA CEGUEIRA E APROVEITEM ESTE SITE, ELE SÃO DE VOCES. FELIZ 2011.

  • 05/01/2011 18:03 Marcos Augusto

    Acabei de ler todos os comentários postados e constatei: o GATI acabou com os GATOS com a nova forma de datas de nascimento; o Flavio Damaceno matou todo mundo com argumentos precisos - ele sabe bastante. E o Russo perdeu a oportunidade de ficar calado, foi arrogante, indelicado com os dirigentes, nâo deve ter lido nada e tascou aquela mensagem furada pois este pessoal da SKB ainda não pode falar NADA sobre organização de corrida embora sejam realmente grandes pilotos e motivo de orgulho para todos nós. Tudo que puder ler do regulamento novo gostei. Mudou bastante e foi para melhor. Parabens para a CBA e abraço para todos.

  • 05/01/2011 18:31 André Freitas

    Concordo com o Marcos Augusto, a pior do dia foi a mensagem do Russo. Ele pode bater no peito e dizer que piloto de ponta ele é. Mas como dirigente, nao pode dizer nada... nada. Que campeonato é este que nao tem calendario. Calma rapazes, não queimem a idéia que tiveram (muito boa) fazendo tudo nas coxas e sentando o pau no pessoal que realmente tem se dedicado ao esporte. O Gati está ouvindo todo mundo e melhorando o regulamento.

  • 05/01/2011 18:34 Erno Drehmer - Site Kart Gaúcho \ Kart Motor

    Mauro. Me parece que você está misturando pessoas de quem você não gostou com o site Kart Gaúcho. O site continua sendo de todos, é extremamente democrático e aceita a opinião de todos. E não acho que deva ser tratado tipo "só serve para quem é cego, não tem discernimento, não é inteligente e não tem bom senso", de acordo com suas palavras. Me parece que o site já não lhe serve mais por simplesmente conter comentários e opiniões que não lhe agradaram. Espero estar enganado.

  • 05/01/2011 18:57 Carlos Souto

    Prezado Sergio Guerra
    Voce esta desinformado, nos temos um chassi da junior mas compramos mais chassi de super cadete, nosso planejamento para esse foi feito para a cadete e super cadete. Portanto vc nao deveria falar o que nao sabe.

  • 05/01/2011 18:57 Secreta - Sr Racing

    COMO PREPARADOR E RESPONSÁVEL PELA SR COMPETIÇÕES ACHEI ESSA MUDANÇA NO REGULAMENTO UMA FALTA DE RESPEITO PARA COM OS PILOTOS, PATROCINADORES E EQUIPE EM GERAL, NO CASO DA SR, FAZEMOS UM TRABALHO CONTÍNUO DE PREPAÇÃO COM NOSSOS PILOTOS PARA CADA CATEGORIA (MIRIN,CADETE E SUPER CADETE),NO ENTANTO AINDA ESTÃO EM FASE DE TREINAMENTO PARA AVANÇAR DE CATEGORIA, LOGO SE VÊ QUE SERÃO PREJUDICADOS DEVIDO ESSE NOVO REGULAMENTO.VALE LEMBRAR QUE O CAMPEONATO COMEÇA DAQUI A DUAS SEMANAS, E BASICAMENTE TODOS OS PILOTOS TERÃO QUE TROCAR SEUS EQUIPAMENTOS!!!

  • 05/01/2011 19:55 Mauro Cesar

    ERNO DREHMER, REALMENTE O PROBLEMA NÃO É OS SITE DO KARTGAUCHO E SIM DE PESSOAS QUE ACESSAM ELE E USAM FORMAS MAL EDUCADAS, MALDOSAS COMO USARAM COM O FABRIZIO. QUALQUER PESSOAS SÉRIA NÃO GOSTARIA DE SER TRATADO COMO FIZERAM COM ELE. TENTEI EXPLICAR OS MEUS MOTIVOS E SIMPLESMENTE AS PESSOAS QUE EU CITEI, DESFIZERAM COM MENOSPREZO E IRONIA DE NOSSA ARGUMENTAÇÃO. QUEM NOS CONHECE SABE O QUE ESTAMOS FALANDO E QUEM NÃO CONHECE DEVERIA PELO MENOS RESPEITAR AS NOSSAS POSIÇOES. RELEIA E VEJA MELHOR. QUANTO AO SITE DO KARTGAUCHO DESEJO SUCESSO, POIS E O UNICO SITE QUE NOS INFORMA O QUE ESTA ACONTECENTO NO KART. AGORA POR FALTA DE RESPEITO E DISCERNIMENTO DOS QUE ACESSAM EU PREFIRO NÃO FAZER MAIS COMENTÁRIOS. OBRIGADO.

  • 05/01/2011 20:00 Flávio Damaceno

    Secreta, trocar de equipamento porque? Isto já está virando psicose. Estão orquestrando pressão com argumentos falhos. Nenhum dos teus pilotos vai precisar trocar de equipamento. Ou vais querer me dizer que o Branquinho vai para JM? Cara, esta decisão do Gatti foi muito bem bolada. Daqui um ano será unanimidade, igual aos motores a água. Quando a CBA falou em mudar, parecia que o mundo tinha acabado. E hoje? UNANIMIDADE!
    Parem de fazer pressão e vão para pista fazer o que voces sabem bem.

  • 05/01/2011 20:08 Elon Cesario

    ACHO QUE A MAIORIA DOS PILOTOS DA JUNIOR 2010 NASCERAM EM 1996,YAGO,YURI,ARCHER,MIASSAVA,GALLI,PARAGUAIO,KIM,PORTANTO SERAM TODOS GRADUADOS COM 14 ANOS,POIS FAZEM 15 ANOS NO DECORRER DO ANO,TAMBEM IRAO DISPULTAR COM PILOTOS MAIS ESPERIENTES E COM IDADES BEM MAIS AVANÇADAS,PORTANTO PAREM DE CHORAMINGAR E APERTEM O DA DIREITA,SE PRECISAREM DE MOTORES DE JUNIOR TENHO ALGUNS PRA VENDER,JA QUE AGORA TEREI QUE MORRER EM 04 PARILLAS, FORA OS EIXOS,CUBOS E DEMAIS COM BITOLAS DE 50MM,FELIZ 2011 PRA TODOS E EM FEVEREIRO JA TEM GRANDE PREMIO NACIONAL RBC,NA PISTA DO BRASILEIRO.......

  • 05/01/2011 20:36 Elon Cesario

    GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA AOS MEUS AMIGOS SECRETINHA,BRANQUINHO,MAURAO,DR MAURO,JOSE VARELLA,QUE TANTO ENTENDEM DO KARTISMO NACIONAL E INTERNACIONAL,EU ELON NASCI EM 1972 GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONTINUAR CORRENDO DE TRAPISONGA SENIOR OU SE VOU TER QUE PASSAR PRA TRAPISONGA SUPER SENIOR? AGUARDO RETORNO E DESDE JA AGRADEÇO....

  • 05/01/2011 22:56 Fernando

    Pelo jeito o kartismo vai de mau a pior ,o pessoal da nova gestao so sabe fazer mudanças para tentar melhorar o nosso kartismo, desde que vçs entraram no poder ,não conseguiram apresentar propostas convincente ate agora ,pois toda hora coisas novas , desse jeito ninguem aguenta com essas mudanças de regulamento todo ano, fica dificil fazer INVESTIMENTOS para tantos campeonatos e SR GATTI esse negoçio de reduzir custo é tudo balela ,infelismente os piloto que quiserem gastar vão gastar ,outra coisa, me admirar o sr falar em reduzir custos e liberar eixo de 50 ,cubos ,regulagem de caster e pneus amarelos para as categorias junior e senior A essas categoras vão ter que mudar metade do equipamento, que redução de custo é essa,fora as outras categorias, muitos pilotos tinham projetos prontos para 2011 e agora o que fazer, com tanta mudanças desse,jeito vai ficar dificil correr, é porisso que muitos pilotos optam em correr fora do pais infelizmente,e as reclamaçoes não param ,pensem bem nas coias que vçc PRESIDENTES DA CBA e DO CNK ESTAÕ FAZENDO É MUITA MUDANÇA .TEMOS QUE FORMAR PILOTO,QUE ESTÃO EM EXTINSÃO.

  • 06/01/2011 00:54 Da Lua

    ai gente na boa com essas mudanças em cima da hora deveriamos mudar de equipes de kart para pastelaria mudando o regulamento pra esse jeito sem avizo previo enfim desculpe minha ignorancia mais acredito q na questao jr menor ano passado mudar para graduados axo um absurdo enfim espero q nao de merda mais si acontecer muita gente vai ficar com peso na consciencia enfim so um comentario!!!

  • 06/01/2011 01:03 Dalua

    entao galera devo informalos q somos equipes de kart nao pastelaria q vcs mudao o regulamento do nada sem avizo previo enfim so nao quero ver merda quando botarem meninos com um ano de esperiencia juntos com pilotos graduados que tem mais de 10 anos de kart enfim sou leigo no assunto mais acredito q a falta de experiencia vai ser muito perigoso enfim novamente cba sabe tudo entao nao comento mais nada so espero q nao fiquem com o peso na consciencia depois q deus os livrem de acontecer uma merda!!!

  • 06/01/2011 01:34 Valeria

    Informo que o piloto que completa 15 anos em 2011 ainda pode correr na categoria KF3 na Europa que se equipara a categoria Junior do Brasil. Pilotos que entram em 2011 já com 15 anos devem sim ir para graduados conforme acontece na Europa. Por esse aspecto da idade não esta parecido com a Europa. No Sul Americano de 2010 eu e meu marido mostramos o resultado ao Gatti como o nosso filho terminou a corrida da SUDAM Junior, todo roxo na região das costelas e ele tinha 13 anos. Ele ficou bem ruim por uma semana, sendo que na primeira noite após a corrida ele mal conseguia respirar devido as contusões.
    Então o piloto que nasceu em 1996 pode correr na novatos mesmo tendo participado das categorias de base anteriormente(cadete, JUnior menor e Junior)? Pilotos nascidos em 1996 podem optar em competir na graduados ou na novatos?

  • 06/01/2011 09:16 Jairo

    Estou vendendo dois conjuntos de motores MRA 1, (PJMK ou PCK) devido a mudança de categoria, não prevista!!!

  • 06/01/2011 09:52 Jacare Racing

    sr Gatti eu acho que esta tudo certo,voces so erraram
    em divulgar estas mudanças muito tarde por isso as polemicas,exemplo da super cadete no ano passado criou as mesmas polemicas o chassi não vai aguentar a segurança dos pilotos esta em jogo e nada aconteceu.
    Vamos acelerar como disse o elon.

  • 06/01/2011 10:23 Flávio Damaceno

    Sou obrigado voltar!!!
    Grande ELON, com seu humor característico, zomba dos eternos chorões. Este sabe educar os filhos... o mundo real é DURO, não é feito para chorões. Ele disse tudo: "PAREM DE CHORAMINGAR E APERTEM O DA DIREITA" . Quanto ao DALUA, vai agora em maiúsculo para ver se ele capta: JÚNIOR MENOR QUE ESTOROU A IDADE, NÃO VAI PARA GRADUADOS E SIM PARA PK (NOVATOS) SEMPRE FOI ASSIM, portanto não se trata de manobra sórdida do Gati - isto foi falado umas 20 vezes no dia de ontem. Antes de xingar, leia o regulamento. Quanto a Valéria, sugiro que pergunte ao MAURÃO, quantas vezes ele viu a costela do RUBINHO, do BURTI e também das 7 ESTRELAS da SKB (+ de 240 anos de kart somados) ROXA. Faça-me o favor! Se o Gati não fosse um verdadeiro GENTMAN teria razão para te mandar ÀS FAVAS. A propósito, lá na Europa kart nâo machuca as costelas?

  • 06/01/2011 12:49 Flavio

    PARABENS CBA VAMOS COMEÇAR O ANO DE 2011 MORALIZANDO E ACABANDO COM OS GATINHOS DO KART E ASIMM QUE SE FAZ REGULAMENTOS NAO E PARA AGRADAR A B OU C E SIM PARA DA O DI MELHOR PARA O NOSSO ESPORTE MAIS UMA VEZ PARABENS E NAO MUDE NADA. CUMPRACE O QUE ESTA NO REGULAMENTO.

  • 06/01/2011 12:51 Geovane Diniz Gonçalves

    ANTES TARDE DO QUE NUNCA.AS MUDANÇAS JÁ DEVERIAM TER ACONTECIDO.TEMOS A SUPER CADETE ENTRE CADETE E JUNIOR MENOR.ESTE ANO SEGUINDO O REGULAMENTO,MEU FILHO SERA CADETE E SUPER CADETE.EM 2012 SERA SUPER CADETE E JUNIOR MENOR-PODERA OPTAR POR UMA E OUTRA OU AS DUAS SIMULTANEAMENTE- O VAMOS EM FRENTE.O REGULAMENTO ESTA HOMOLOGADO E ZEFINI.....OPS,ERNO,PARABENS PELA DEMOCRACIA CONHECIDA E EXTREMAMENTE IMPORTANTE A TODOS NÓS,TEMOS CONSEGUIDO GRANDES EVOLUÇÕES NO ESPORTE COMO UM TODO-HISTORICAS INCLUSIVE-NESTE SEU EMPENHO PESSOAL, NA CONDUÇÃO DO KART GAUCHO BRASILEIRO.....

  • 06/01/2011 13:11 Fabio Franzoni

    Senhores, pelo amor de Deus... Voces já perguntaram aos seus filhos o que eles querem fazer ou o que eles acham disto tudo ? Eles são o "centro" disto tudo. Somos apenas facilitadores para que seus desempenhos sejam mostrados na pista. Tenho certeza que eles (os que realmente querem competir) não estão nem ai para toda esta polemica; querem mais é acelerar e vencer os pilotos mais experientes como desafio... O que vcs acham que passou na cabeça do Vettel e de seus amigos e familiares ao conquistar o titulo em cima de grandes e experientes nomes ? Sei que é um exemplo infinitamente longe do kart, mas dá pra fazer uma ideia, não ? Quanto as mudanças, se estas não ocorresem, é possivel que estariamos de motor a ar ainda com chassis Star 5, ZF (não que eles não tenham sito bons pra epoca)... Em 2006, a Junior Menor tinha motores a ar, mais potentes, peso de 130 Kg, pneus amarelos e em algumas situações, MG verdes, e sem parachoques ! Os tempos eram apenas 1 segundo mais lento da Graduados de hoje. Meus amigos, escutem seus filhos, apoiem eles em momentos como este e vamos pra frente. Conselho: peguem o regulamento já divulgado, coloquem debaixo de braço e vão pra pista o quanto antes. Aqueles que se adaptarem mais rapido a estas mudanças, farão uma otima temporada. Sucesso para estes meninos que tanto orgulham a gente !

  • 06/01/2011 13:30 Armando Tedesco

    Agora sim falou alguem que conhece kart e respeito. Franzoni parabéns por cada palavra. Abs

  • 06/01/2011 13:36 Flávio Damaceno

    Muito bom Fábio Franzoni!!! É exatamente por isto que vocês, PAI+FILHO, são multi-campeões. Este é o perfil do vencedor e isto vem de cima. Que este teu depoimento ajude a mudar a postura dos eternos "chorões", que para justificar suas incompetências e frustrações ficam reclamando de tudo e todos. Boa sorte em 2011!!!

  • 06/01/2011 15:06 Joe Bacca

    Caro Sr Damaceno,
    Obviamente sua preocupação e ansiedade em escrever é bem maior do que ler e entender o que os outros escrevem. Por ex: o Sr escreve que o SKB legislou em causa própria, "aumentando a idade mínima da Senior".
    Ora, Nicastro, Carrapatoso e Jimenez todos pilotos Senior de acordo com a definição da CBA, correm na categoria Graduados, portanto a idade da Senior não muda nada para eles!
    E pelo que vi o Russo, que alias ele nem é Senior e sim Super Senior de acordo com a CBA, também não se beneficiaria com uma idade maior para a Senior do SKB, se vira muito bem no meio dos graduados, como pudemos ver na prova SKB em Porto Alegre.
    Portanto não acredito que seus comentários tenham significado algum além de acrescer ao numero de linhas escritas nos comentarios do Kart Gaucho.
    Erno, aproveito para parabeniza-lo pela democracia de seu site.
    Alias por falar em democracia, gostaria de saber quais os leitores e/ou pais e pilotos do Kart Gaucho votaram no Gatti para presidente do CNK?

  • 06/01/2011 18:52 Edison Caliman

    Com todos os envolvidos, até agora nesse debate, que por sinal está mostrando que realmente temos opiniões e de todas as direcões onde vai ser o ponto X da questão, e em respeito à todas as declaradas até agora, no site, gostaria de saber e desculpe se estou errado, no texto de declaração diz em reduzir custos, muito bem, não vejo até agora ou se vai ser declarado a todos os interessados que são, pilotos, pais, equipes, enfim a todos que se faz interessado em custos realmente, para definir temporadas e até plano de contrato com patrocinadores, NUMEROS onde mostra valores de peças, inscrição, pneus, chassis, e o mais importante mostrar qual peça é mais cara do que o real de consumo para o Kartista, mostrando realmente onde é o problema, e o mais importante, NUMEROS de valores mostrando o caminho melhor para todos, e o que vai ser o fator de mercado para os envolvidos no esporte ( Kart ), sei que existe problemas e deverão ser resolvidos como esses que estão na pauta do debate, e é importantissimo para o desenvolvimento do kart no Brasil, agora quando se fala em custo tem que haver NUMEROS, e provar atravez deles o que realmente é barato ou caro, o que é melhor ou pior, o que tem técnologia aplicada e o que não tem, enfim, preciso desses NUMEROS para fazer contas para 2011, e definir verbas. OBS; o código de defeza do consumidor obriga todas as lojas colocarem preços em seus produtos que estão na vitrine, então compra quem achar que o preço lhe convem, certo, mas voçê tem um NUMERO para se basear, então pergunto, em que base de avaliação até agora se usou e concluiu o que podemos dizer reduzir custos, se não vejo um NUMERO para concluir se tenho DINHEIRO para manter meu filho no Kart.
    Claro, que vai haver quem diga, se não tem dinheiro não anda de kart, kart como já houvi e muitas vezes, é para ELITE, só que até agora eu sei que quem realmente sustenta o kart em sua maior parte não é a ELITE e sim os que primeiro querem saber o preço, e que por sinal não deveriam ser vistos de forma separada e sim com mais respeito, são os que fazem o mercado andar, porque a ELITE NÃO PRECISA TER O FILHO ANDANDO DE KART MUITO TEMPO AQUI NO BRASIL, PEGA O DINHEIRO QUE JÁ TEM E MANDA PARA A EUROPA E PRONTO, COM BOM PATROCINIO VAI PARA ONDE MELHOR FOR, E TEMOS VARIOS EXEMPLOS, E A BOMBA FICA PARA NOS AQUI NO BRASIL ONDE TEMOS QUE LUTAR PARA SE CHEGAR A ALGUM LUGAR, E AS VEZES QUEM FICA COM MUITO TALENTO NEM CHEGA COM ESSAS CONDIÇÒES QUE ESTAMOS. E quando vejo tudo isso que está sendo feito, debates, reclamações, até por alguns um pouco a mais do limite, mostra que estamos caminhando agora para o que deveria ser feito à muito tempo, talvez teriamos um kartismo bem mais evoluido no Brasil, sem contar que não podemos esquecer a importancia dos sites que apoiam o kart como exemplo de parceria, divulgando todo esse processo de motivação de melhoria para todos, parabens Erno, e que todos tenham calma para as decisões, pois se for de maneira FEUDAL vamos continuar na mesma que já foi.
    Então é importante a forma de debate sim, mas tem que aliar junto ao orgão definidor para resultar em finalmente, e depois não reclamar, mais tarde, participem e falem de opiniões, mas tirem conclusões tambem, porque às vezes no calor do fogo pode falar e se arrepender depois. Então esperamos que em mais breve possivel haja outras noticias com os numeros para avaliação de custos, preços enfim o que realmente se vê quando se faz FACULDADE de economia, e aprendemos com NUMEROS fazer custos de empreendimentos futuros, onde resulta em lucros, no nosso caso uma carreira de piloto, é assim que todos querem, não é Senhores, é o que eu tambem quero para meu filho, e não só para ele e sim para todos, então boa sorte à todos e 2011 melhor.

  • 06/01/2011 19:48 Marcos Peli

    Edison ,
    Como não temos números para analisar , queremos acreditar que as decisões tomadas , diferentemente de outras épocas , sejam acertivas para a redução de custos.
    Quem está a alguns anos no esporte ,arrepia só de lembrar quanto gastava com manutenções e quebras de um Cabeça Preta daquela época , enquanto hj com um "Agüinha" , dá pra fazer os treinos de praticamente uma temporada inteira. Então , queremos acreditar que mesmo sem ver os números , o caminho escolhido deve ter sido traçado analizando-os.
    Muito bem , a conclusão que chego lendo os comentários aqui publicados , é que alguns meninos vão talvez ter o curriculum de sua "talvez/incerta" carreira empobrecido em função das novos critérios , tendo que subir mais cedo.
    A Minha pergunta é:
    Até onde o RNK (Regulamento NACIONAL de Kart) é realmente Soberano em relação aos regulamentos desportivos Regionais.
    Ora , e muito fácil provar aqui o que estou falando ,... temos (e sempre tivemos) no RNK art.7 , paragrafo VI : "Super Sênior ? SS: Aberta a pilotos com idade mínima de 40 anos ou que completarem
    40 anos no decorrer do ano em que se realizar a competição".
    Já no artigo 9 parágrafo único do regulamento desportivo da Copa Sp Light 2010 (idem nos anos anteriores):"SUPER SENIOR : Pilotos Seniores A e B com carteira CBA acima de 45 anos.".
    Ou Seja , com a minha idade posso fazer um Nacional de SS , mas tenho de fazer o regional com "meninos" que tem praticamente a metade de minha idade.
    O Negócio é não ficar chorando , e tratar de pisar no da direita para tentar vencer a molecada.
    Agora sinceramente , faria mais lójica , haveria mais respeito aos praticantes do kartismo que ambos os regulamento falassem a mesma língua , seja ela qual for !!
    Abs.
    Massa

  • 06/01/2011 21:07 Michel Aguiar

    Concordo plenamente com o Franzoni. De acordo com o antigo regulamento,meu filho ainda poderia ser Mirim este ano e encerraria a temporada com quase dez anos. Renovei sua carteira à tempo dele ser mirim mas foi uma decisão minha e sequer o ouvi. à poucos dias ele me perguntou em qual categoria iria correr em 2011 e quando respondi que seria na Mirim ele demosntrou insatisfação e disse que não gostaria de ser Mirim e sim Cadete. Quando perguntei o porquê,ele me disse que gostaria de competir num grid maior e queria outros desafios. Amigos,confesso que aprendi uma lição com meu filho. Um abraço à todos e feliz 2011!!

  • 06/01/2011 23:24 Felipe Braga - Veloz Management

    Gostaria de deixar a posição da Veloz Management!!
    Os custos no Brasil tem que baixar já!!
    não estou tocando no assunto "regulamento 2011" e tb por só fazer o que domino não dou pitaco onde tenho uma leve ideia apenas. sendo assim como já tinha falado em entrevista para o KO se vc dividir por KM rodado é mais barato correr na Europa que no Brasil.
    isso é complicado, assim não sei como mas é preciso baixar o Custo, tb gostaria de ver o Campeonato da Rotax no Brasil, pois tantos piltos brasileiros correm em outros lugares inclusive na Argnetina(onde tenho equipe), Espanha, USA... atrás da vitória que dá direito ao piloto a ir ao Mundial(monomarca) de Rotax. eu particularmente gosto mt desse motor, é bem tecnico e exigente com a pilotagem. hj morando na Itália e recebendo pilotos do Brasil, Argentina, Ecuador, EUA... dá para perceber a preocupação e o profissionalismo do Kart é mt mt grande, e a coisa prepara mt o piloto em todos os sentidos eu disso TODOS!!Aqui tem corridas de 4 mil Euros, até 10mil(mundial) vale a pena testar os pilotos aqui, é um excelente aprendizado. para quem quiser mais alguma info:
    Felipe Braga
    Veloz Management
    Veloz Design
    www.velozracing.com.br
    http://twitter.com/#!/felipebraga_
    Email/MSN: felipebraga02@hotmail.com
    Skype: veloz.racing
    Brasil: +55 61 81674071
    Itália: +39 3341166405
    obrigado!!!
    um feliz 2011

  • 07/01/2011 00:10 Joe Bacca

    Caro Sr Braga,
    A Rotax terá um custo proibitivo quando chegar ao Brasil, além de que os melhores pilotos e equipes da Europa correm no WSK.
    Para o leitor que nao conhece o Rotax fica no meio do caminho entre um Fireball e o Parrilla sem nenhuma vantagem para o piloto, alem de que com cilindro de Nicasil, muito duravel e bom, mas que sem poder modificar, da margem para troca de varios " originais" ate achar um bom!
    Aproveito para comentar que com a homologação dos cubos, eixos etc.... isto vai simplesmente encarecer, pois os pilotos terão de comprar entre apenas 3 fabricas, que facilmente irão controlar o preço.
    KTT, RC Parts tem melhor qualidade que os Mini e Birel. E os eixos podem ser comprados direto da AMF, por bem menos que na Mini!
    Os cubos e eixos duram muito mais de uma temporada, e os pilotos que podem e querem treinar irão! Portanto limitar os cubos e eixos é contra o desenvolvimento do piloto, pois vai estar limitando o desenvolvimento de sua sensibilidade...e depois teremos de ouvir, como disse o Massa este ano que seu estilo de guiar nao se adptou aos pneus e/ou ao chassis deste/daquele ano!
    Meu conselho aos pais: Lutem por seus filhos, pelo esporte e como consumidores. Nao deixem esse coronelismo continuar mandando e desmandando em nosso esporte!!!

  • 07/01/2011 00:56 Rodrigo Rappa

    TEM APROXIMADAMENTE UNS 50 COMENTÁRIOS SOBRE ESTA NOTICIA,INFELIZMENTE 90% DOS QUE SAO CONTRA USAM A MESMA FRASE "MEU FILHO..." ,,VAMOS ACORDAR TINHA MUITA BRECHAS NO REGULAMENTO 2010,A MAIORIA DOS CAMPEOES 2010, PELO REGULAMENTO 2011 ESTARIA EM UMA CATEGORIA ACIMA, O EXEMPLO É QUE "MEU FILHO" FEZ 7 ANOS EM 21/12/09 E DISPUTOU SEU 1º ANO NA MIRIM COM PILOTOS QUE ESTAO NA CATEGORIA PRATICAMENTE DESDE QUE ELA FOI CRIADA, E AGORA COM O REGULAMENTO 2011 POR CONTA DE 10 DIAS AO INVÉS DE SER UM DOS FAVORITOS NA MIRIM,TERÁ QUE ESTREAR NA CADETE. FUI CONTAR "PRO MEU FILHO" E ELE FICOU SUPER FELIZ,DISSE QUE A MIRIM ANDA DEVAGAR DEMAIS..RSRSRS....ENTAO SEGUINDO O CONSELHO DO ELON,VAMOS APERTAR O DA DIREITA E SEJA COMO TIVER QUE SER!! BOA SORTE A TODOS! FELIZ 2011!!

  • 07/01/2011 10:00 Jayme Barbarisi

    Felipe Braga
    Sempre bom escutar os que conhecem o assunto. A questão dos custos no Brasil inviabilizam a formação de novos valores. Por outro lado é triste ver os que acreditam em um processo competitivo como o que temos na mirim e cadete capaz de gerar verdadeiros campeões.
    Esta etapa do processo de formação de jovens valores não deve ter como foco a vitória. Nós só vamos verificar o real potencial do garoto e sua consistência técnica e emocional na junior maior.
    Esta política de categorias por anos vem do futebol e outros esportes fora do automobilismo. Estamos na contramão novamente do que acontece no ambiente regulador máximo. Este assunto de "gatos" é um absurdo e deveria ter uma punição exemplar do tipo:
    Caracterizada, deveria ser penalizada com 3 anos de exclusão do ambiente competitivo.
    Somente reforçando e destacando para os gestores da CBA CNK, as categorias de formação de base, mirim, cadete os karts deveriam ser karts originais de fábrica sem a possibilidade de troca de nenhum componente . E o piloto ou pai deveria fazer o registro da marca do chassis que irá ser utilizado e aceitando que a troca de marca só poderia ser realizada depois de seis mêses, evitando que pilotos com maior poder econômico comprem 2 ou 3 chassis de marcas distintas.
    O foco destas categorias é a formação do piloto e não as vitórias. A vitória é fruto da qualidade do processo de formação.
    Dá forma que estávamos virou um negócio extremamente rentável para fabricantes e preparadores.
    Explorando o campo das vaidades dos pais e o bolso das famílias.
    O kart competitivo não pode estar descompromissado com seu objetivo maior . Formar pilotos.

  • 07/01/2011 11:43 Flávio Damaceno

    Jaime Barbarizi, muito bom o seu comentário! A CBA está nesta direção, tanto na caça aos "gatos" quanto na limitação dos equipamentos nas categorias de base. Lembre que também já estão efetuando o lacre dos equipamentos na véspera do primeiro treino das provas regidas pelo orgão máximo do kartismo brasileiro. Quando tiveram esta iniciativa, foi uma algazarra geral, lembra? Agora, trata-se de unanimidade. A propósito, o que você acha então do regulamento da SKB que "liberou" a regulagem de "caster" e "camber" para a Supercadete, além de rodas e mangas de eixo, de forma isolada e faltando 30 dias para a prova de Interlagos?

  • 07/01/2011 12:16 Sérgio Guerra

    Jaime, se fizeram isto, é o fim da picada. Querdizer então que para correr lá de supercadete, teremos que comprar outras rodas, mangas diferente ... TÁ LOKO!!!

  • 07/01/2011 12:27 André Freitas

    O grid vai ficar pequeno com estas mudanças que a skb quer fazer. Vai ter pai riquinho comprando de tudo novo e nós vamos ficar em casa.

  • 07/01/2011 17:32 Jayme Barbarisi

    Prezado Flávio
    O SKB é uma iniciativa nova, diferente e com uma proposta ousada no meu entendimento. É capitaneada por um pessoal no mínimo competente em kart e que sofreu bastante com campeonatos, regulamentos e outras coisas mais. Na proposta dos mesmos não existe mirim e cadete e estão unificadas as categorias juniores.
    Isto colocado, meu parecer é que a liberação de caster e camber procura nivelar o kart ao que se pratica lá fora. Vejo como limitador neste caso, não o custo e sim a falta de experiência do pessoal do piso em trabalhar com estas variáveis. Neste contexto, o chassis pode ir mais rápido sem que se parta para eixos, cubos etc.
    No caso do SKB e dentro da proposta dos mesmos acho válido. Aliás, a falta deste dispositivo de regulagens deixa nossos pilotos completamente desprovidos da técnica de acerto neste quesito.
    Se vão a um campeonato internacional tomam uma tinta preta.
    O pessoal de piso vai precisar estudar bastante o assunto para conseguir retirar o que este artifício oferece.

  • 07/01/2011 21:46 Sinder Bitton

    Amigos, muitos tem razão de falar em segurança, em ficar preocupados com seus filhos, acho isso plenamente normal, mas como pai do piloto Sinder Bitton Neto, que saiu da Mirim em 2009 e fez seu primeiro ano na Cadete em 2010, e continuará na Cadete em 2011, senti a grande evolução que Sindinho teve como piloto nesta categoria. Acho acertado a proibição da Expressão GATO, pois todos nós sabíamos que havia pilotos de 12 anos correndo na Cadete onde foram beneficiados, tinha piloto que havia disputado o Brasileiro em 2008, e esses próprios pilotos fizeram a temporada também de Super Cadete, que é normal para quem pretendia disputar a categoria Junior Menorem 2011. Sei que é dificil aceitar mudanças em cima da hora, mas li um comentário muito interessante que dizia "Alguém perguntou ao seu filho o que ele achava dessas mudanças ou teria que ser feito a vontade de seu pai". Os grandes Campeões querem sempre vencer grandes desafios e começam nas categorias de base, e as opiniões desses pilotos são extremamente importantes e sempre foi assim que que me relacionei com meu filho. Hoje com 10 anos, irá correr de Super Cadete, e já está treinando carburar e afogar, pois fez questão de aprender. Só acho que a seguranaça está em quem comanda as provas, comissários desportivos, diretores de provas, que deveriam ser mais rígidos em suas penalizações, onde não acontece, e isso sim que os pais de pilotos deveriam se peocupar em cobrar mais a CBA ou em suas FAUS. Espero que essas mudanças possam trazer grandes benefícios para equipes e pilotos, que com certeza conseguirão se adequar ao novo regulamento. Feliz 2011 a todas as equipes, preparadores e sofredores que somos nós, os PAIS.

  • 07/01/2011 23:24 Felipe Braga - Veloz Management

    Muito obrigado Jayme!!!como vc é referencia no kart e me lembrou uma ideia que tive no inicio de 2010. Pensei que para evitar a "dança dos bacos" e a inflação. acho que no inicio do ano o piloto deveria informar sua equipe e chassis e motor(Marca e preparador), só podendo mudar isso de 6 em 6 meses. não sei que tipo de estrutura é preciso para isso, nem se isso é viável mas é um ideia, acho que isso evitaria tb os gastos.

  • 08/01/2011 00:38 Claudio Sereia

    Olá Erno! Este debate foi muito bom. Um dos melhores que vi no site Kart Gaucho. Isso demostra que cada vez mais, a novos participantes em seu site. A todos UM ÓTIMO 2011. Vamos Treinar e buscar dar aos jovens PILOTOS condições de aprendizado. A Questão sempre terá contras e a favor... Uns se sentem prejudicados e outros não... é assim mesmo.... Só sei uma coisa.... como disse uma vez um Multi Campeão de Formula 1, (eu acho).... Quanto mais eu treino melhor eu fico... quanto melhor eu estou mais eu quero treinar.... VAMOS TREINAR.... e RNK 2011 está ai.... Cumpra-se e pronto. Abraço a todos. Claudio Sereia.

  • 08/01/2011 12:12 Edison Caliman

    Em se tratando de debate, estamos começando a chegar lá, e com direção ao caminho tomar, já tem muitas opiniões neste debate democrático e importantissimo ao kartismo Brasileiro, que em evidencia lógica, se sempre fosse assim, como eu disse, o kart no Brasil seria muito melhor. Parabéns ao Jayme Barbarisi, Claudio Sereia, Felipe Braga, Fabio Franzoni, Flavio Damaceno, desculpe se esqueci de alguns, são muitos para lembrar, e todos aqueles que estão participando de forma, para que o kartismo Brasileiro tenha como objetivo de organização e postura em formar pilotos com qualidade, vamos lá pessoal, idéias e opiniões, e mostrar aos Comandantes que queremos ajudar e muito, além de ser Paitrocinadores de todo este processo, tanto para nossos filhos, como investidores Máximos para que tenhamos CBA, CNK, Clubes e Federações, funcionando, e essas só estão aí porque nós( pais e pilotos) investimos muito e muito.
    Parabéns a todos, assim que se chegá lá, vamos ajudar e trocar idéias, e torcer muito para quando nos encontrar em anos lá na frente, poder no orgulhar do nosso esporte Kart, e saber que fizemos parte na evolução do mesmo.
    Edison Caliman

  • 09/01/2011 22:38 By Laco

    Sei que ficou ruim para um bom para outros mas vamos la gente estaõ perdendo tempo vamos treinar que o regulamento ja ta no papel...........

  • 10/01/2011 08:29 Carlos Souto

    Resumindo todo esse bla bla bla: a cba mudou o regulamnto em cima da hora sem consultar quem é afetado diretamente, pilotos, preparadores, pais e patrocinadores. Esses são os que deveriam ser ouvidos, portanto foi uma ação no minimo estranha. Gostaria de resaltar aos amigos o seguinte em tres ou quatro anos não teremos nenhum brasileiro na formula 1. Vamos virar uma Argentina que tem um automoblismo provinciano e nenhum piloto bom tecnicamente e um kart inexistente.

  • 10/01/2011 10:25 Max

    Prezados,
    A discussão é sempre válida mas um aspecto que passa despercebido aos senhores no presente RNK é o seguinte:

    Considerações.

    Na tentativa de manter mercado aos seus produtos e incapazes de enfrentarem a concorrência, os fabricantes de chassis fizeram um "Lobby" junto a CBA e CNK, sensibilizando-as e trataram de organizar OUTRO monopólio para salvaguardar a a comercialização dos seus produtos.
    Pela nova norma, em todos os campeonatos oficiais, todos os pilotos serão obrigados a se utilizarem de Eixos, Cubos e Rodas com a marca dos fabricantes de chassis homologados.
    Na prática isso constitui uma reserva de mercado ILEGAL, seria a mesma coisa da Volkswagen tentar proibir a venda de peças no mercado paralelo.
    Todos sabemos que os fabricantes alternativos regulam o preço do mercado.
    Exemplificando, se vc possuir eixos do Spinery (baixinho) ou eixos AMF, você terá de jogá-los fora e adquirir novos eixos com a marca dos fabricantes de chassis homologados CBA, mesmo que sejam dos mesmos fabricantes originais da peça. Estes artigos apesar de sua excepcional qualidade custam quase a metade dos eixos dos fabricantes homologados. (Onde estão as fichas de homologação de cubos eixos rodas e afins? Por que a CNK não disponibiliza essas fichas de homologação como a CIK faz na Europa?).
    Outro exemplo: O Freio utilizado no Thunder é Righetti Italiano, fabrica que não produz chassis, mas peças de excepcional qualidade. Se querem mesmo regular o mercado porque não criam regras claras e deixam que qualquer fabricante possa homologar qualquer dessas peças? qual o critério de avaliação para saber se um desses itens atende a normas e padrões de segurança? Não existem mecanismos para medição de tolerâncias de carga ou resistência efetuados pela CBA, o único critério é a oportunidade.
    Nos cubos o exemplo é mais gritante, pois na oportunista tentativa de justificarem a mudança, argumentando que estão preocupados com a economia que os pilotos irão fazer, instituíram que os cubos serão somente fabricados e liberados nas medidas 75 mm e 90 mm com as respectivas marcas dos fabricantes. Ora se estiver um dia quente, com a pista emborrachada e vc precisar utilizar um cubo de 35 mm na traseira do seu kart para ele não pregar, vc ficará impedido por força de regulamento, somente para atender as necessidades de otimização dos produtores de peças. Se você não possuir um cubo com estas medidas impostas, você precisará comprá-los. Na chuva não mais poderá se utilizar dos cubos de cadetinhos na dianteira. Onde está a economia disto para nós pilotos? Um cubo dura a vida toda e todos os pilotos já possuem todos os cubos que precisam. Se vc já tem ou quiser utilizar um cubo da RC PARTS (CARRAPATOSO) KTT, etc. não poderá fazê-lo e terá que comprar um novo cubo que atenda a norma.
    Nas rodas chega a ser uma piada. No Brasil existe somente uma empresa que faz a fundição das rodas de Magnésio, para TODOS os fabricantes. Qual o critério utilizado para impedir que a KTT, FORKART, PPK ou outro fabricante qualquer que distribua ou venha a distribuir essas peças, seja impedido de fazê-lo a não ser uma reserva de mercado? e pq o roda da Mini custa 50% a mais do que os outros Fabricantes se o custo de compra na fundição é o mesmo para todos?
    Precisamos parar de olhar para o próprio umbigo e cobrar atitudes sérias da CBA. É chegada a hora de se ouvir quem realmente paga a conta! Os pilotos, ou seus pais!
    Feliz 2011 a todos.!

  • 10/01/2011 10:40 Flávio Damaceno

    Embora defenda a liberdade de expressão, quero discordar do teu "resumo". Em primeiro lugar, não acho que os comentários que nos precedem possam ser grosseiramente enquadrados como " blá-blá-blá" . Pelo contrário, concordo com todos os que aqui já se expressaram, dizendo que foi um dos melhores debates realizados no site Kartgaúcho em todos os tempos. Em segundo lugar, fique sabendo que o RNK é renovado na virada de cada ano, incorporando as modificações necessárias visando à melhoria do esporte. Não venha dizer, porque não é verdade, que que a CBA não ouviu ninguém e de forma arbitrária ?CUSPIU" um regulamento incompatível com a realidade do kartismo brasileiro. A CBA pode até ter contrariado alguns interesses, mas daí a ser acusada de legislar de forma arbitrária e dissociada da realidade, NÃO! Deixe de ser demagogo ao afirmar que a CBA tem que ouvir PATROCINADORES para elaborar o RNK ... faça-me o favor ... isto sim é BLÁ-BLÁ-BLÁ. Quanto á tua expectativa em relação à futura presença de brasileiros na F1, é um exagero e impropriedade querer relacionar isto ao conteúdo do novo RNK. Um conselho que te dou, procure saber mais sobre o ambiente do kart de alta performance, observe a postura dos verdadeiros campeões frente a situações de conflito e stress e baixe a cabeça e proporcione muito treino para que o teu filho tenha a chance de praticar e estar inserido neste ambiente.

  • 10/01/2011 11:13 Carlos Souto

    Acho demagogo o seu comentario que parece desconhecer a realidade do aumobilismo brasileiro, e ser puxa saco de interresses escusos. Qto ao kart de alta performace acho que vc nem sabe o que é isso. Formar um campeão é formar um menino em cima de principios e que eu tenho visto nos ultimos tempos são tramoias dentro e fora das pista para proteger interresses estranhos.Qto a formula 1 ou vc é burro ou cego olha quais pilotos estão fechado para esse ano olhe as categorias de base na qual brasileiro estão ganhando campenatos lá fora na F3 GP2, se informe melhor conheça um pouco da historia do nosso automobilismo e finalmente pense antes de escrever babaquices.Os patrocinadores que não se vc não sabe são aqueles que pagam a conta deveriam ser ouvidos sim só aqui no brasil não são. Olha Nascar aprenda mais e fale menos.

  • 10/01/2011 11:31 Flávio Damaceno

    Vá em frete Carlos Souto!!!
    E boa sorte!

  • 10/01/2011 13:12 Geovane Diniz Gonçalves

    NO QUE PROJETAMOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSO PILOTO CONSIDERAMOS QUE FOMOS OBRIGADOS POR UM REGULAMENTO A GASTAR 33% A MAIS DO QUE DEVERÍAMOS NA CATEGORIA MIRIM.FICAMOS COMO JOÃO PEDRO POR TRÊS ANOS NA CATEGORIA BASE SIMPLESMENTE POR QUE NAS DUAS PRIMEIRAS TEMPORADAS ELE ,DIANTE DO REGULAMENTO,COMPETIA COM PILOTOS COM O DOBRO DE PESO E PSICOLOGICAMENTE MAIS PRONTINHOS.DECIDIMOS QUE FARÍAMOS O USO DO REGULAMENTO NA TEMPORADA 2009,OUTROS TAMBÉM O FIZERAM.OS QUE VINHAM EM SUA 1ª TEMPORADA ERAM NA SUA GRANDE MAIORIA SUBMETIDOS A UMA DISPUTA DESIGUAL.VAMOS PARA NOSSA 2ª TEMPORADA PELA CADETE E DIANTE DO NOVO REGULAMENTO A ULTIMA COM MOTORES QUATRO TEMPOS.SE NADA FOSSE FEITO IRÍAMOS COMPETIR EM 2012 PELA CADETE.ENTÃO NESTE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA NO AUTOMOBILISMO TERÍAMOS PERDIDO UM ANO NA MIRIM E OUTRO NA CADETE .CADA CASO É UM CASO,MAS ACREDITAMOS BASEADOS NA NOSSA EXPERIÊNCIA DE TRÊS TEMPORADAS NACIONAL NA MIRIM E ESTANDO ENTRANDO NO 2º TEMPORADA NACIONAL PELA CADETE, QUE OS AJUSTES FEITOS NAS IDADES REGULAMENTARES TRAZEM ECONOMIA NO PROJETO DE QUALQUER UM QUE PASSAR PELA CATEGORIAS BASES ,PRINCIPALMENTE AOS QUE ENTRAREM NA DATA LIMITE PARA INICIAR PELA MIRIM E FOREM ATE O ULTIMO ANO REGULAMENTAR DA CADETE.SE COMPARADOS A NOSSA PASSAGEM COM CERTEZA A ECONOMIA SERÁ DE UMA A DUAS TEMPORADAS.GOSTARIA DE PERGUNTAR AOS QUE IMAGINAM SER AS MUDANÇAS PREJUDICIAIS SE ECONOMIZAR DE UMA A DUAS TEMPORADAS É PREJUDICIAL?SE É BOM PARA OS PILOTINHOS EM SEU APRENDIZADO, FICAR DE TRÊS A QUATRO ANOS CORRENDO DE MOTOR HONDA 4 TEMPOS E EM SEGUIDA PASSAR AOS 125, AO INVÉS DE CINCO OU SEIS ANOS(NOSSO CASO) ? E FINALMENTE SE ACHAM JUSTO UMA CRIANÇA QUE ENTRA QUASE BEBE NO KART BRASILEIRO (AOS SEIS ANOS) TEM QUE APRENDER COMPETINDO COM CRIANÇAS QUE ESTARÃO AO FINAL DE CADA TEMPORADA COM ATE 20 MESES FORA DA IDADE PRETENDIDA À CATEGORIA EM REGULAMENTO ? E COMO EXEMPLO CITO A VITORIA DE JOÃO PEDRO PELA MIRIM NA FINAL DA COPA SÃO PAULO LIGHT EM 2009 ,QUANDO FALTAVAM 20 DIAS PARA COMPLETAR 10 ANOS DE IDADE.GOSTARIA DE AGRADECER A NOVA CBA POR ESTA IMPORTANTE MUDANÇA DE REGULAMENTO.ALEM DE ECONOMIZAR FARÁ COM QUE PILOTOS EM INICIO TENHAM MAIORES ALEGRIAS E INCENTIVOS ,SEM PREJUÍZO A NENHUM OUTRO.GOSTARIA DE AGRADECER POR IMPEDIR QUE NOSSO FILHO CONTINUASSE PELA CADETE EM 2012,PARA NÓS BASTA DUAS TEMPORADAS NA CADETE,FIZEMOS 2010,FAREMOS 2011 E DAREMOS ADEUS AOS 4 TEMPOS.ECONOMIZAREMOS DINDIM E ADIANTAREMOS A EVOLUÇÃO DE NOSSO PILOTO.TEREMOS QUE MOSTRAR SERVIÇO E QUALIDADE AGORA.SEM CHORAMINGAR.FELIZES.EM TEMPO,PERFEITA A MUDANÇA DOS EIXOS DA MIRIM,CADETE E SUPER CADETE PARA UMA MAIOR SEGURANÇA DOS PILOTOS.

  • 10/01/2011 21:19 Renilde


    Parte da entrevista de Rubens Gatti ao Kart Gaucho no dia 23/12/2010.
    " RNK, de acordo com o dirigente, está sendo elaborado baseado em sugestões de preparadores, pais, pilotos e fabricantes."
    Alguém poderia me dizer quem foi consultado, ou conhece alguém que o foi?

  • 10/01/2011 23:19 Diogo

    Faço uma pergunta,será que um par de cubo,um eixo,vai fazer diferença para um piloto que já correndo a anos com a mesma equipe,ou a CBA esqueçe que em se falar na parte economica dos pilotos ela deve começar a baixar seus preços,fazer o piloto ser obrigado a comprar PNEUS DE CHUVA,fazer igual o ano passado na COPA DO BRASIL,mudar as data ,já que varias equipes já tinham comprado suas passagens antecipadas,também deixar os valores das inscrições em campeonatos NACIONAIS com preços menores,nao no sistema de um mês mais barato e outro mês mais caro,sem esqueçer dos preços dos combustiveis.

  • 11/01/2011 09:22 Mauricio Diegues

    Pessoal, o que precisaria da parte da CBA era ter estimulado um debate sobre a idéia, logo após o brasileiro de 2010, isso daria uma ampla visão do que pensam os pais e pilotos sobre o assunto, preparando todos para o que deveria acontecer, ser pego se surpresa é muito ruim, acho que as mudanças foram boas, mas quem planeja o futuro de seu piloto e programa sua trajetória, tem que repensar todo um trabalho já em andamento. Precisamos aproveitar momentos como este para nos UNIRMOS e mostrar para os dirigentes que somos os PATROCINADORES E FINANCIADORES das competições e eles só existem por nossa causa ou culpa, sei lá..Para 2011 temos que exigir mais respeito e comunicação das novas regras e decisões. No meu caso da cadete não fui muito prejudicado, pois faria apenas mas um ano de cadete e os principais concorrentes que foram campeões em 2010 subiram naturalmente de categoria, mas independente disso o mais importante é nos UNIRMOS saber separar pista de bastidores, na pista somos competidores e nos bastidores somos da categoria KART e precisamos lutar pelos nossos pilotos. PARABÉNS AOS DEBATEDORES DO KART GÁÚCHO, temos opiniões contra e a favor da nova regra, mas numa opinião somos todos iguais ADORAMOS ESTE ESPORTE, feliz 2011 e mais UNIÃO pra todos.

  • 11/01/2011 10:27 Geovane Diniz Gonçalves

    SERIA MUITO IMPORTANTE PARA ESTA TEMPORADA SE TODOS OS PRINCIPAIS CAMPEONATOS-COPA SÃO PAULO GRANJA VIANA,PAULISTA,COPA SÃO PAULO LIGHT,SUL BRASILEIRO,COPA CODASUR E OUTROS-DIVULGASSEM COMPLETAMENTE O REGULAMENTO E O CALENDARIO.TEMOS QUE TER A OPÇÃO DE PROGRAMAR TUDO COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA.OS CUSTOS PARA A GRANDE MAIORIA QUE RESIDE FORA DE SÃO PAULO PODEM SER EM MUITO REDUZIDOS CASO POSSAMOS USUFRUIR POR EXEMPLO DE PROMOÇÕES RELÂMPAGOS NAS COMPANHIAS AÉREAS QUE ACONTECEM RARAMENTE.PRECISAMOS DE URGÊNCIA NOS REGULAMENTOS E DATAS DEFINITIVAS,INCLUSIVE DO SKB.

  • 11/01/2011 13:20 Marcos Peli

    MAX
    Concordo em Número , gênero e Gráu com o que vc. disse , porêm não se esqueça que DIVERSIDADE tb. pode representar aumento de Custos , no sentido de que o Cubo daquela marca , ou o eixo daquele outro fabricante são os que "viram" ,... e ao invés de fomentar a concorrência por preços mais baixos , fomenta o seu bolso a gastar mais em prol de melhorar sua performance em alguns milésimos.
    Diversidade em esporte de rendimento nem sempre é sinônimo de economia e concorrência , muitas vezes é exatamente o inverso !!. A Categoria Executive 2011 , que é muito bem presidida por vc. , com essa nova fórmula de leesing de Motores e Carburadores (PPK) é (ou melhor , vai ser) a prova cabal de que Restrição melhora a competitividade e gera economia aos praticantes.
    Se vcs. por acaso restringissem também outros componentes de kart , ou até mesmos os chassis , (como foi proposto) , talvez ela se tornasse ainda mais barata e competitiva ao longo do tempo.
    Emfim , uma moeda sempre tem dois lados !!! , quando dá CARA , todo mundo queria que desse COROA , mas e quando dá COROA ???
    A Verdade é que com boas intenções (intenções verdadeiramente livres de interesse) as coisas podem dar certo independentemente do lado da moeda.
    Abs
    Massa

  • 11/01/2011 16:20 Max

    Massa com certeza. Vc sabe que sou muito favorável ao controle de custos. Sempre fui favorável a padronização. Desde o início da minha gestão sempre foi o ponto principal.O que eu quis dizer é que a CBA, não pode nem deve eliminar a concorrência numa simples canetada. Convém lembrar que se ela não existisse, empresas sérias como KTT e PPK jamais teriam tido a oportunidade de homologarem o motor. Hj um motor Parilla custa o que custa graças a concorrência das empresas nacionais.
    Acredito que se vc quer regularizar o mercado vc deve dar oportunidade real a quem quer produzir. Que se homologem rodas, eixos, cubos e demais peças, dentro de um critério técnico e profissional a preços justos. Não é se criando uma reserva de mercado. Na Europa existem vários fabricantes de peças de alta qualidade que não fabricam chassis. Cito a Righetti e Douglas como exemplos.Daí sim estaremos falando em um mercado profissional.
    Abs.
    Max

  • 11/01/2011 18:58 Helvis Paulino

    meus caros amigos do kartismo brasileiro vcs deviam preoculpar mais com treinar mais e falar menos como disse meu amigo elon famo acelerar nao freiar o que ja esta decidido o shou ja começo a festa ta rolando e vcs nem comprou o ingresso gente pra que ficar massando barro tem piloto que tem 10 ano de kart ainda e junior menor vcs querem ficar gastando dinheiro 3a4 anos na mesma categoriae a mulecada nao aprende andar muito menos acelerar vamos dedicar mais nos treinos e falar menos porque tem piloto que nem sabe falar direito e ja corre de kart na segurança dessas crianças ninguem fala nada ta cert seu presidente gostei da mudança e vamos em frente caça os rolo desse parrila novo ai gente o bixo vai pegar.....

  • 11/01/2011 20:19 Helvis Goiania

    atenção graduados de plantão a mulecada da junior subiu tudo,agora o bixo vai pegar nao tem mais o monopolio de motor como havia na junior e essa mulecada acelera atenção a todos.os goiano ta em peso na graduado joão camara,yago,yure,kim e compania ltda eo principal na trapisonga graduado elon.vamos acelerar cambada que o pal ja ta comendo aqui no goias...

  • 12/01/2011 11:07 Marcos Peli

    Max ,
    Concorddo com Vc.no sentido de que o RNK da maneira que foi redigido incentivará a lei de Gerson para os fabricantes (que na verdade não fabricam , mas sim revendem) aqui estabelecidos como comprar um Jeans na José Paulino , pregar uma etiqueta de Marca e vender numa Boutique pelo dobro do preço.
    Vc. deve se lembrar que a alguns anos atrás , nos nacionais não era permitido o intercâmbio de peças nos motores (a maioria utilizada era Parilla) , e esta medida não trazia nenhuma vantagem aos fabricantes aqui instalados , e nem aos praticantes , uma Vez que Bielas , Pistões e etc... nacionais eram bem mais baratos.
    Não quero aqui passar por Ingênuo , ou tolo , mas até que ponto podemos julgar que realmente existe má fé numa eventual "boa intenção" de limitar a diversidade.
    O Problema realmente existe , como vc. bem detectou e o relatou , mas é o outro lado desta moeda que queremos ?? ... ela tb. nos trará custos quando analisarmos a coisa como um todo em busca de Caríssimos milésimo.
    Merece um Prêmio que desatar este Nó !!
    Abs.Massa

  • 12/01/2011 12:46 Edison Caliman

    Atenção;
    Marcos Peli e Max;, voçês estão com toda razão em seus depoimentos, não só voçês como muitos neste debate, claro com alinhamentos e postura de construir por alguns, vamos lá, tudo que for para reduzir custo vai ter que usar como ideia o campeonato do Max, em contra partida temos a opinião do Peli fazendo uma colocação onde pode tambem reestruturar o regulamento de forma a equaslizar para todos e de forma a qual categoria for, certo, ótimo, agora tambem não é justo os milésimos de segundo o piloto não poder buscar, aí vem o problema, se querem a categoria com custos bem reduzidos, não dá, então porque não foi usado a categoria GRADUADOS, onde se busca o máximo do conjunto, e poder usar aa peças de performance máxima, é só fazer o regulamento para a categoria, como era a antiga formula A, pronto, pode usar o método da CIK, FIA, poxa agora não tem o que falar em proibir peças, não pode fazer o que foi feito com esses fabricantes o que fizeram, o que me faz valer que na verdade o que tem é a falta de competencia de alguns de competir em qualidade, mas então vamos continuar com o kart bem atrazado, e depois não ficar falando que estamos sem pilotos para o automobilismo mundial, que não vai ter mesmo. e se fizer com um pouco de mais vontade dá para resolver sim o problema, não se tem interesse para isso.
    Parabens Max, Peli, e à todos com suas opinões, o kart precisa muito de posturas como essas, e ainda bem que estamos falando em boa hora, e quem sabe ouçam e comecem a fazer alguma coisa.
    Edison Caliman

  • 13/01/2011 05:59 Rodrigo Rappa

    por acho que nao estou endendendo uma parte desta discussao , usando como exemplo a mirim (onde nao tenho filho correndo) se a criança nasceu em 2003 e fizer a carteirinha antes de ter feito aniversário de 8 anos ela ainda pode se inscrever na mirim, entao o negócio é fazer a inscriçao dia 02 de janeiro?

  • 13/01/2011 22:58 Max

    Edison Caliman, obrigado por suas palavras, afinal para mim não foi surpresa, pois vc sempre foi uma pessoa ponderada.
    Quem sabe a CNK se renda e acabe ouvindo todos os interessados, tem gente que tem muita ideia boa para contribuir.
    Ainda acredito em normatização. Acho que seria justo a CNK criar um regra de homologação de todos os produtos utilizados num Kart e permitir que qualquer um que queira produzir o faça, desde que atenda especificações técnicas e pratique preços honestos.
    Feliz 2011 pra vc e toda sua família. Nos vemos nas pistas!
    Max

  • 14/01/2011 09:44 Edison Caliman

    Max; para acabar com o problema de vez é assim mesmo criar regras e fazer valer a participação dos que realmente querem ver um kartismo bem evoluido. Parabéns à voçê e a todos que fizeram do espaço do kart gaucho um debate construtivo da melhor qualidade, o kart Brasileiro está evoluindo e voçê faz parte da história, parabéns.
    Edison Caliman

  • 21/01/2011 22:48 Gabriel Robe

    Queria deixar bem claro minha situação, no regulamento do SKB eu podeia ser graduados, pois nasci 13-05-1997, e está escrito que pilotos que completam 14 anos antes de junho poderam graduar. Mas no regulamento do campeonato paulista, está escrito que só poderam graduar pilotos nascidos em 96, ou seja que já entraram em 2011 com 14 anos. Apos ter meritos em 2010 como campeão sul americano e vice campeão paulista, gostaria de ser graduados, pois ganharei muito mais experiencia, e ao contraria de muitos, que viram "graduados" em certas categorias, sempre passei de categoria adiantado por meritos, e diferente de pilotos que não tiveram meritos ficam na categoria até estourar a idade e as vezes até de "gato", pois esperam "titulo facil". Tentei fazer minha carteira de piloto como graduados, mas não permitiram pela a idade, mas até aonde eu sei, pilotos que tenham meritos, podem sim subir de categoria, então queria saber se estou errado. e se estiver, porfavor me corrijam.

  • 26/01/2011 08:57 Liana Lycurgo

    Porque essa mudança tão radical? Como pode um piloto de 14 anos competir com pilotos de 20 anos? Mesmo com equipamentos iguais, eles ainda não estão preparados para essa mudança. Vai acontecer alguns acidentes, com certeza. Ninguém pensou nisso? Se não pensou, é hora de pensar. Vamos deixar esses meninos treinando mais com o novo equipamento, depois então colocá-los na pista. Por favor, pensem nisso!