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29/02/2012 09:57

EXTRA: Infrações em provas oficiais poderão gerar suspensão de 90 dias aos pilotos

Fonte: Erlon Radl - FGA



A edição 2012 do Código Desportivo do Automobilismo (CDA), documento que rege o esporte a motor no país, traz mudanças em vários aspectos, principalmente na criação de um sistema de pontuação punitiva aos pilotos que será registrada na matrícula da cédula desportiva junto à CBA.

Esta medida visa buscar a diminuição de infrações de pilotos durante a realização de provas oficiais. Até a temporada passada, eram utilizadas punições pecuniárias ou apenas desportivas, que acabavam por não surtir o efeito desejado em muitos casos.

O CDA prevê a suspensão de 90 dias ao piloto que atingir 25 pontos no período de 12 meses seguidos. Foi elaborada uma tabela com diferentes infrações e pontuações que serão aplicadas em todas as competições oficiais no Brasil, sejam elas em nível regional ou em nível nacional.

Em provas de nível regional as federações passarão a ocorrência de punições com pontuação à CBA, que por sua vez incluirá no registro do piloto a pontuação aferida. Esta regra será aplicada a todas as categorias que disputam provas oficiais no Brasil.

A tabela de pontuação é o seguinte:
Drive Through, stop and GO, time penalty – 0 pontos
Advertência verbal – 1 ponto
Advertência por bandeira ou escrita – 2 pontos
Multa ou penalização com acréscimo de tempo – 3 pontos
Não comparecimento ao briefing – 4 pontos
Exclusão ou desclassificação – 6 pontos

  • 29/02/2012 11:00 Thiago Azalini

    Melhor punir assim do que aplicarem uma multa de 4.000 reais como fizeram comigo!!

  • 29/02/2012 12:10 Gustavo Ferreira

    Senhores,
    Boa medida. Entretanto se faz necessário pensar em penalidades mais eficientes a serem aplicadas imediatamente a ocorrencia de atitudes antidesportivas nas competições, como por exemplo o acrécimo de tempo no final da competição, ao piloto infrator. Hoje, durante uma disputa, o piloto comete a infração, tira ou prejudica outro concorrente e toma uma bandeira de advertencia, a qual tem como fundamento alertá-lo de sua atitude, porem quem acaba sendo realmente punido é o piloto prejudicado pelo incidente causado pelo infrator. Isso é Justo ?
    Abraço a todos.

  • 29/02/2012 13:19 Edison Caliman

    Começamos a ver uma certa preocupação no que tange respeito e atitudes.
    Agora o maior problema, é como vai ser feito a avaliaçào, seja na pista, e por quem? Não temos como avaliar certas atitudes em pista, sem câmera nos karts, e ainda mais depender de fiscal de pista, onde pode haver uma inversào de resultado.
    Cito um exemplo que aconteceu com meu filho no Paulista light de 2009, onde meu filho ao ultrapassar um concorrente de forma correta, foi tocado por traz e provocou um toque, chegou em segundo e meu filho foi penalizado, recebendo o 3 lugar, foi onde após a prova e dentro dos 30 minutos legais e com uma filmagem do acontecido e provando ao contrário da decisão do fiscal, fui obrigado a ouvir que tinha que entrar com recurso, tenha paciência, se até com filmagem não se prova nada, imagina sem, quantas injustiças serão feitas.
    Fica aqui um relato que aconteceu, e uma dica de que temos que aceitar sim o fato de punir quem está errando, para mostrar o que é certo, mas também tem que haver certeza do que se faz.
    Edison Caliman

  • 01/03/2012 17:16 Mauricio Diegues

    Mais uma arbitrariedade que não vem acompanhada de claros esclarecimentos e padrões de julgamento.
    Primeiro precisamos URGENTE de uma RECICLAGEM GERAL DOS COMISSARIOS DE PROVAS, aplicação de cursos sobre regras e conduta e principalmente de BOM SENSO, porém como ter e aplicar o BOM SENSO? Temos visto muitas punições injustas nas pistas e muitos pilotos sendo prejudicados, porém alguns não sendo igualmente prejudicados, O Briefing que temos visto nas corridas não passa de um mero BLA Bla Bla, sempre a mesma coisa e que não é aplicado de forma uniforme para todos os pilotos, principalmente na Granja Viana. Espero que isso não prejudique ainda mais o aprendizado dos pilotos e que isso começe desde a categoria mirim, pois estão se estão começando a aprender que aprendam o que é correto e que usem em toda sua carreira.