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06/02/2013 11:53
Beto Gomes
???
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06/02/2013 11:58
Pf
Que proteção é essa que obrigada aos pilotos jogarem fora o equipamento e ter que comprar tudo novo para 2013? Vende os motores e carburadoes como sucata de aluminio?
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06/02/2013 12:27
Dazeca
;.,.;,;.,.,;.,;.,;.,.;, .MÇLCKPOFPOEOFIHWKJCBN .;,.;,.,.,,,XÇLKLDJPOWIWHUGWHVHBS,W.Ç~EÇ´~P2P32I93789E66ER6 .,x;.,w a.,.kçlskdlodpoquefpfmc.s;.s;;d~ep-2892378467q4bme ,.,WIWOUWUU3Y3UGJns,s.,C;LÇFÕAI.,KHGGFG O EQUIPAMENTO PASSADO JOGA FORA QUE A cba PAGA um novo E ISTO QUE ENTENDI O QUE E PIADA O ANTES OU O DEPOIS
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06/02/2013 12:37
Dazeca
QUER0O SER RESSARCIDO PELA CBA VENDI MEUS MOTORES NOVOS POUCO USO COMPRADOS DEPOISDO BRASILEIRO ONDE NAO POSSO ANDAR EM ALGUMAS CATEGORIAS QUE PALHASSADA ACBA SO ATENDE OS entereces DE POUCOS QUAL MOTIVO SE OS MOTORES PODEREM ANDAR EM TODAS AS CATEGORIAS COMO FICA sr GATI E O MEU PREJUIZO QUE VOCES FIZERAM VAO TER QUE INDENIZAR OU MOTORES ANDAM EM TODAS AS CATEGORIAS E O CERTO AGUARDO RESPOSTA
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06/02/2013 14:40
M.decezaris
Tava demorando pessoal.....quando a esmola é demais o santo desconfia skb capiche!
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06/02/2013 22:26
Fernando
BOA NOITE GIANFRANCO FOI FEITO VARIAS REUNIOES COM O SR RUBENS GATI E FOI FEITO UM ACORDO Q O MOTOR BASE ERA O MOTOR MY 09 POR NOVE ANOS, POIS VÇS E A MAXTER APRESENTARAO UM MOTOR TOTALMENTE DIFERENTE O QUE FOI ACORDADO, TODOS OS OUTROS FABRICANTE SEGUIRAM O QUE FOI PEDIDO PELO PRESIDENTE DO CNK, DESCULPA GIAN, MAS ACHO QUE VÇS ERRARAM NA CONSTRUÇÃO DESSE MOTOR NOVO,ELE NAO SEGUE OS PADROES DO MOTOR MY09, CONCORDO Q NAO TEM PAPEL DIZENDO Q NAO POSSA CRIAR UM MOTOR NOVO E NAO ACREDITO Q A CBA TENHA DOIS TIPO DE FICHA DE HOMOLOGAÇÃO É LAMENTAVEVEL ESSE TIPO DE SITUAÇÃO ,POIS QUEM PAGA PORISSO É O KARTISMO BRASILEIRO É UMA PENA
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07/02/2013 17:25
Joao Carvalho
Como e que a Parilla homologa um motor diferente do proprio motor base?
Isto e ridiculo. Eu tenho MY antigo, e NENHUMA peca do motor novo serve la.
Eu nao entendo, se era pra seguir um motor, e eles mesmo nao seguiram e agora dizem que seguiram a ficha "estritamente" ? E ainda falam que os outros fabricantes copiaram eles? MAs a ideia nao era essa, todo mundo " copia" para termos motores similares, pecas intercambiaveis e para termos concorrencia e precos melhores para nos Pais e pilotos ?
Quem e esse Gianfranco?
Pelo jeito nao entende nada e e muito arrogante.
Gostaria de uma posicao da CBA breve.
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07/02/2013 19:11
Patrick
Infelizmente oque a Iame fez é ridiculo, uma falta de respeito com pilotos e pais de pilotos. So prejudica o kartismo nacional,esperemos que nosso dirigentes hajam com correteza, punho e coerencia, que nao cedam ha chantagens tipica de quem se acha dono do mercado. que venha tambem novos pneus para acabar com o ultimo mononopolio.
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08/02/2013 07:53
Cylmar Fortes
Tem muita coisa errada. O ideal da intercambiariedade entre as partes de todos os motores, gerando competição entre fornecedores e preparadores, com tendência à redução de custos, foi cogitada, mas lamentavelmente não foi dessa que vingou. Isso sim seria um ideal a ser perseguido pelo CNK/CBA, oxalá no próximo triênio... Mas no ponto diametralmente oposto desse ideal, o MY13 foi fabricado para não poder aproveitar nada do MY09, o que parece ter sido feito de propósito pelo fabricante, para esfolar o kartista, que vai assumir um custo de obsolescência absurdo e desnecessário.
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08/02/2013 11:09
Mauricio Diegues
Bom... a Iame é uma empresa séria, pelo menos até o momento é a imagem que construiu, cabe a fábrica resolver rápido este problema junto a CBA ou então recolher os motores e devolver o dinheiro até que isso seja resolvido. Empresa séria preza pela sua imagem e pela satisfação de seus clientes. No Kart não tem bobo, somos muitos empresários, se a situação não for resolvida a contento é simples... Justiça nos culpados, nosso dinheiro não foi achado no lixo. Juntos faremos o Kart tomar jeito profissional, chega de gastar dinheiro por conta dos mandos e desmandos das Federações, organizadores, fábricas, etc. Esse é o esporte de custo profissional mais amador do mundo ou será do nosso país?
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08/02/2013 21:39
Flaivo
A culpa dessa confusão não é da IAME, mas da CNK/CBA. "Acordo de cavalheiros" ? "Não foi desenhado" ? Quanta incompetência Sr. Gatti !
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"Havia um acordo de cavalheiros. A gente tinha conversado que deveria ser igual ao motor antigo da Parilla. Isso não foi desenhado, colocado no papel. Eles fizeram um desenho diferente e a gente vai avaliar no que pode interferir. Não dá para dizer se é melhor ou pior?, disse Gatti.
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09/02/2013 09:39
Rogério Naspolini
Prezados leitores, amantes do kart de competição, como eu.
Antes de mais nada, gostaria de manifestar meu sentimento de profundo pesar pelo desenrolar do processo de homologação de motores 2013. A crise fabricada, uma verdadeira baderna, está sendo orquestrada pela ala incompetente do kartismo no Brasil. Aqueles que não têm competência suficiente para desenvolver um produto realmente superior a média do mercado.Minha opinião sobre isto já foi manifestada, por escrito, ao Presidente do CNK Sr. Rubens Gatti e ao Presidente da CBA, Sr Cleyton Pinteiro.
Agora, gostaria de me deter a outra questão, que reputo ser relevante, neste momento. Quero falar diretamente com o Sr. João Carvalho ( jujeje4@gmail.com ), que em 07/02/2013, às 17:25:23 postou um comentário neste prestigioso site.
Primeiramente, gostaria de me apresentar ao Sr. Carvalho:
Sou Rogério Naspolini, 55 anos, empresário. Tenho como hobby competição em geral: vibro com todo e qualquer ambiente competitivo. Mais recentemente, me atrevi a fabricar Chassi de Kart para competição, o TECHSPEED, provavelmente o Sr. nunca viu falar desta marca.
Bem, quero na verdade, aproveitar a oportunidade para apresentar-lhe o Sr. Gianfranco Ventre, o qual conheço muito bem, a mais de 25 anos. Surpreendentemente o Sr. alega desconhecê-lo. Gianfranco é filho de Antônio Ventre e Beatriz Ventre, irmão de Marcello, Francesco e Matteo. Nascido em fevereiro de 1968, como eu, é um amante do esporte motor.
Corri de kart desde os 14 anos quando ganhei meu primeiro kart, juntamente com meu irmão Renato, provavelmente o Sr. também não o conhece. Conheço como ninguém, este mercado do ponto de vista do consumidor. Como piloto, tive acesso a tudo de bom e de ruim que este ambiente pode proporcionar.
Gianfranco e eu tivemos algo em comum na década de 90. Como piloto de kart, acabei sendo referência na minha categoria e ele, Gianfranco, recém iniciado como fabricante de pneus, passou a me estimular a testar pneus que ele se aventurava a produzir.
Confesso que estava muito satisfeito com o melhor fornecedor da época, seu concorrente e líder de mercado. Mas o espírito empreendedor e guerreiro dele me contagiava. Tínhamos algo em comum.
Gianfranco, era o primeiro a chegar na pista, às 6:30 da manhã, num Fiat lotado de pneus até sobre sua cabeça. Isto se dava no Kartódromo de Florianópolis, praticamente à 500 km de Novo Hamburgo, sua cidade natal. Hoje, ele é Diretor Presidente da maior e melhor fábrica de pneus de Kart do Brasil e uma da melhores do mundo, a MG Pneus. O Sr. conhece?
A MG PNEUS é a distribuidora exclusiva para o Brasil dos motores IAME, venceu algumas corridas nos últimos anos, provavelmente o Sr. deve ter visto falar.
Bem, isto foi apenas uma introdução do que pretendo no sentido de fazê-lo conhecer o Gianfranco. Vamos fazer o seguinte, gostaria de apresentá-lo pessoalmente: proponho que façamos um encontro, a três, no templo do kartismo no Brasil. No Kartódromo de Interlagos, final da reta, curva da balança. Quero apresentá-lo, pessoalmente.
Marque data e hora.
Aproveito esta oportunidade para homenagear meu amigo Gianfranco que no dia de hoje está comemorando seu aniversário de 45 anos.
Parabéns Gianfranco!
Rogério W. Naspolini
TECHSPEED
Diretor
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09/02/2013 22:38
Renato Tibola
Boa noite! gostaria de fazer um esclarecimento como preparador de motores. As pecas do my9,sao intercambiaveis nos my13, como pistao,biela,virabriquim e parte eletrica,piramide, redutor todos esses sao intercambiaveis para os my13.Espero ter ajudado . Tibola
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10/02/2013 11:30
Joao Carvalho
Engracado e que voce sr rogerio,tomou as dores do pessoal da MG, sendo que eu nao citei em nenhum momoento a mg..
A,claro, mg e a parilla sao do mesmo dono, e voce e oque?
pelo tema do email deve fazer parte da patota deles,techspeed,iame,mg, um belo conjunto q ultimamente tem andado forte mesmo.
Estranho q o techsped ficou bom com os pneus mg ultimamente..
o sr gianfranco eu realmente nao conheco,acho que ele comecou a ir para pista agora que a agua ta comecando a querer bater na bunda.
esse encontro ta mais pra encontro de faroeste. devo ir protegido?
lembrei de uma coisa em relacao a incopetencia de todos fabricantes que o sr comenta, vi uma foto no site kartonline aonde tem 6 cilindros. 5 iguais e 1 diferente? entao temos 5 incopetentes fazendo exatamente a mesma coisa e so 1 competente? Ou 5 que seguiram um regulamente e 1 "espertao"?
o kart so perde com isso.. e uma pena que esteja acontecendo isso. perdeu um piloto que era meu filho e eu que brincava aqui no norte. que alias, andava com o seu chassis sr rogerio.
Sem mais
Joao Carvalho
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10/02/2013 14:58
Rafael
não estou por dentro desses assuntos, mas como é o negocio teve um acorde de cavalheiros para se copiar na cara dura o motor do concorrente?
palhaçada isso uma empresa desenvolve anos um projeto para as outras copiarem, por mim cada um desenvolve o seu com suas peças e pronto, essa historia de que é para baixar os custos não existe.
já ando de kart a 15 anos só como hobby mesmo e nesses anos todos nada abaixou de preço pelo contrario só aumenta mesmo nesse tempo todo tem muitas peças que já da para se comprar de outras marcas e mesmo assim cada vez que entra uma nova marca no mercado sempre tem uma desculpa ou é importado ou tem uma fabricação por um processo que no final para o consumidor final acaba saindo mais caro.
só olhar os chassi que estão com preços absurdos a anos reclamavam que era caro por que só tinha a kart mini hoje em dia já são varias marcas e o que não é a surpresa cada ano mais caro, mesmo com a entrada de marcas novas o preço desses novos consegue ser mais caro que a mini.
a verdade pode doer mas é um esporte caro e ninguém desse meio esta realmente afim de baratear os custos os pilotos são os que menos importam para eles.
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10/02/2013 15:58
Neco
Rogério, por favor não responda a este Sr. jujeje4@gmail.com, tudo veja a crer que trata-se de um nome laranja e covardemente usa este tipo de instrumento para fustigar e defender interesses escusos.
Isto é atitude típica dos FRACOS e INCOPETENTES.
Se ele realmente for o que diz ser, vai aceitar a tua proposta de encontro na curva da balança.
Do contrário, trata-se de um laranja e aí, esqueça-o.
Outra sugestão que faço é a de que acione o departamento jurídico da Empresa para que, judicialmente, obtenhamos o IP do computador que ele está postando estes comentários.
Já fizemos isto em outra oportunidade e foi surpreendente o resultado.
Sinto que vamos nos divertir muito com esta informação.
Bom fim de semana a todos!!!
Neco
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10/02/2013 17:39
Eduardo Dieter
Sou Dudu Dieter, piloto de kart e recém chegado ao meio dos preparadores de motor.
Gosto muito do que faço e não posso e não devo me omitir perante afirmações inverídicas.
Primeiramente afirmo que os novos motores IAME são muito próximos da versão anterior.
É claro que após 3 anos de uso eles teriam que apresentar melhorias visando obter maior durabilidade e performance.
Isto faz parte da essência do nosso esporte e não deve ser impedido.
Não é verdade que as duas versões são incompatíveis no sentido de permitir o intercâmbio de peças.
São compatíveis sim!
Concordo plenamente com o que o Tibola informou acima.
Quanto a alegada obsolescência geral e precoce dos motores, versão 2010, é um grande exagero.
Isto não vai acontecer por dois motivos. Primeiro porque os motores são muito bons e revolucionaram o kart no Brasil.
Segundo porque certamente a CBA pode gerenciar a entrada dos novos motores nas diversas categorias do RNK.
Grato a todos pela atenção, e que vençam os competentes.
DUDU
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10/02/2013 18:11
Patrick
Referente a copia de motor, conforme comentado por Rafael (rafael.guily@gmail.com), na realidade existe um projeto da CBA/CNK de 9 anos (este projeto iniciou-se com a homologaçoes de 2010), com intuito de equalizar o desempenho dos motores, haver intercambio de peças, uma visão saudavel e que em tese deveria tornar o kartismo mais competitivo, aumentar o numero de pilotos e proteger os pilotos em 2 aspectos:
- em caso de falta de peças de um determinado fabricante piloto poderia usar de outro fabricante e nao ficar na mão
- coibir preços abusivos pois caso um fabricante abuse o piloto tem livre escolha para optar por peças de outro fabricante
Voltando ao projeto CBA/CNK, foi dado como base o motor MY09 e fornecido pela CBA/CNK desenhos tecnicos com medidas e tolerancias de cilindro, camisa, virabrequim, carter, biela, pistão, etc..., onde cada fabricante poderia desenvolver seu motor respeitando estas regras.
Lembro tambem que a maioria dos novos fabricantes ja tinham um projeto de motor pronto onde já haviam investido tempo e dinheiro com ferramental, desenvolvimento e teste, fabricantes estes que tiveram que alterar seu projeto original para modificar carter, cilindro, etc..., para se enquadrar ao projeto CBA, arcando com um alto custo para adequaçao da linha de produçao, desenvolvimento e teste para oferecer ao piloto um produto competitivo e confiavel.
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10/02/2013 18:29
Rafael
realmente o termo copia soa meio pesado, mas agora fiquei com uma duvida pelo que tu comento Patrick a base é o motor my 09 porem tem tolerâncias o motor da iame esta dentro dessas tolerância?
e se tem tolerâncias por que as outras fizeram o motor exatamente igual my09? ou não fizeram pergunto poi realmente não sei é difícil encontra fotos e ate peças desses motores, quem não é piloto e apenas brinca acaba ficando refém de um preparador.
e pergunto os 2 aspectos para proteger os pilotos nesses 2 anos sera que realmente foi alcançado? acho que não pois os preços continuam altos se não ate mais caros
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10/02/2013 20:15
Wagner
Boa noite senhores!
Acho tudo isso um grande jogo de interesses, eu como pai de piloto, me sinto um verdadeiro palhaço.
Tenho 3 motores Mr1 (riomar) e 6 carburadores, gostaria de saber o que faço com isso???
Evolução??? do que? motores novos, carburadores novos, filtro etc..... Evolução só se for de custos e custosssss
Já teve 2 corridas ate agora, optei não participar, para comprar o equipamento certo.
Comprei motor que tira da caixa já é mais rápido que os outros.
Ok, agora não sabem se vai poder??? Que é isso??? Que brincadeira é essa???
Não consigo entender, se é melhor performance, uma simples mudança de configuração nos mesmos motores resolveria.
Durabilidade, pelo que me consta (radio mecânico) é de longe pior.....
Qual o objetivo dessa mudanças todas?
Se é de bom senso, alguém por favor me esclareça.
Wagner.
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10/02/2013 20:47
Albany Martins Dos Santos
Olha este PATRICK também é laranja.
Vocês podem observar toda essa turma tem algo em comum, defendem algo espúrio (copiar o líder sem que ele possa se defender) e nos sites se escondem com nomes e endereços fictícios.
Ele fala e argumenta como fabricante de motor mas se apresenta como PATRICK.
Quem quiser que acredite nesta gente, EU NÃO.
Presidente Pinteiro e Sr. Rubens Gatti, pessoas que eu confio e admiro muito, quem defende uma causa justa se apresenta de cara limpa e no OLHO NO OLHO.
Mandem estes caras plantar batatas.
Albany
Pai do piloto Bruno Bertoncello
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10/02/2013 21:54
Fabio Franzoni
Acho que este assunto é muito polemico e pode nao agradar uma ou ambas as partes. Posso fazer uma humilde sugestão ?
- Motor MY13 - regulamento de agora, ou seja, flange e pirâmide original do motor e nao permitir alterar o formato da bolha do cabeçote, etc
- Motor MY09 a 12 e motores de outros fabricantes exatamente iguais ao MY09, regulamento de 2010: flange liberada, pirâmide liberada, etc
Desta forma, penso que a CBA estaria visando realmente o equilíbrio e dando chances a quem já tem equipamento ou quem gastou com a introdução de novas marcas no mercado. Veríamos MY13, 09, KTT, Ital e demais marcas competindo pelas vitorias. Todo o mercado estaria vendendo, preparadores trabalhando e pilotos na pista. Lembrar que este ultimo "PILOTO" é o que mais interessa pra todos pois toda esta maquina depende exclusivamente dele. Sem piloto na pista, nao tem Kartismo Brasileiro
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10/02/2013 22:43
Marcos Peli
Enquanto os interesses próprios se sobrepuserem aos interesses dos desportistas que realmente gastam seu rico dinheirinho COMPRANDO equipamentos (chassis , motores e etc ...)para praticar este nosso tão amado esporte , e principalmente enquanto tivermos entidades que deveriam gerir o esporte com responsabilidade e competência o fizerem de maneria totalmente amadora e displicente a ponto de sujerir que definição de determinação é acordo de cavalheiros , me desculpem , mas jamais desenvolveremos o esporte de base com o intuito de nos revelar novos talentos que possam algum dia representar nosso país com o brilho de outrora na elite do automobilismo mundial.
De Boas intenções o inferno está cheio !
É triste saber que em pleno 10 de Fevereiro , com vários campeonatos que já se iniciaram, ainda não tenhamos um RNK divulgado , não tenhamos fichas de homologações de motores disponíveis para que os vistoriadores possam realizar seu trabalho em parque fechado ao término de uma competição , ou mesmo para que os regulamentos particulares destes diversos campeonatos possam ao menos referenciar (segundo RNK.... , ou ...somente poderão ser usados motores homologados CBA ... etc...). Se isto não é amadorismo é dispicência , que como um passe de mágica se transforma em eficiência e profissionalismo quando o assunto é taxa. Taxa de filiação , taxa de homologação , taxa de qualquer coisa.
Continuaremos sendo o país do Futebol , onde em qualquer campinho de várzea 22 fazem uma vaquinha e compram uma bola (baratinha , não precisa nem ser homologada) , e seguem um regulamento quase universal , eventualmente revelando Ronaldos , Neimars , Ganços.
Repito: As fábricas ou representantes de insumo e equipamentos para a pratica de Kart no Brasil somente se desenvolverão num cenário onde a pratica deste desporto seja saudável do ponto de vista do desportista (piloto pagante), e esta foi a única coisa que não vi ser enaltecida neste debate , onde cada qual se preocupa única e exclusivamente com seu umbigo , seja do lado de Cá , seja do lado de lá.
E a Jornada prossegue , sem definições , sem regulamento , sem homologações.
Parafraseando o Sr. Rogério Naspolin , ... se isso não é tudo de ruim que o hambiente kart pode nos proporcionar , não sei o que de pior pode estar por vir.
Abraços.
Marcos Peli
SS
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11/02/2013 13:34
Flávio Damaceno
Bah... não sabia que o carnaval estava tão quente aqui no KARTMOTOR.
Olha, gostei do nível do debate.
Comentários bem feitos, bons argumentos ... sinal de que o kart pode melhorar muito nos próximos anos.
Mais uma vez você está de parabéns Erno.
Teu site sempre proporciona espaço democrático para que possamos debater os temas polêmicos e relevantes para o kart.
Li tudo o que foi escrito desde quarta-feira, dia 06 de fevereiro e também vou dar a minha opinião sobre este caso tão polêmico.
Primeiramente, não se pode confundir a INFOMALIDADE com o RITO FORMAL de um processo de homologação.
Muita coisa foi reivindicada, matreiramente, por alguns dos interessados em homologar motores em 2013.
Todos sabem que foram várias as rodinhas formadas para estabelecer regras, sempre com a IAME ausente.
Coisa articulada por algumas velhas RAPOSAS, prática antiga, mas que recentemente não tem dado mais resultados práticos.
A grande verdade é que, na prática, alguns queriam que a IAME colocasse o motor em cima da mesa para ser copiado e que os engenheiros e projetistas da empresa fossem amarrados num poste enquanto os INTERESSADOS tentassem copiar o produto, por eles desenvolvido, um verdadeiro sucesso.
CONVENHAMOS, TRATA-SE DE UMA INICIATIVA DESONESTA.
Não resiste ao bom senso e nem muito menos a uma possível e provável ação judicial.
Ninguém tem o poder de intervir no mercado desta forma pois é absolutamente ilegal.
Este é um processo típico de HOMOLOGAÇÃO e não de RE-HOMOLOGAÇÃO.
Foi aberta uma nova janela para todos os interessados em homologar um motor, tendo como referência o IAME-MY09 e uma planilha com as características técnicas e suas respectivas tolerâncias, fornecida pela CBA.
É isto que vale, técnica e legalmente.
Blá-Blá-Blá não faz parte da FICHA DE HOMOLOGAÇÃO.
Se fosse uma RE-HOMOLOGAÇÃO valeria APENAS PARA OS MESMOS fabricantes que homologaram em 2010 e aí sim os produtos deveriam permanecer EXATAMENTE IGUAIS ao modelo original, PARA TODOS.
Os dois processos são distintos, para intenções distintas.
Se a intenção foi de abrir a homologação para novos fabricantes, como realmente foi, o processo é de HOMOLOGAÇÃO.
Para isto, usaram o melhor motor do mercado como referência e a CBA informou oficialmente os parâmetros técnicos para que os interessados desenvolvessem seus produtos.
É claro e evidente que cada um pode e deve buscar melhorias, dentro dos parâmetros estabelecidos pela FICHA DE HOMOLOGAÇÃO.
Agora o que alguns estão pretendendo é algo diferente destas duas hipóteses.
Defendem que a IAME não possa fazer absolutamente nada e que a eles, cabe COPIAR e MELHORAR o projeto alheio.
Isto é VERGONHOSO, IMORAL e absolutamente ILEGAL.
Duvido que a CBA vá compactuar com isto.
Bom carnaval a todos.
Flávio Damaceno
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11/02/2013 15:49
Gennaro
Nao vou levar em considerasao os comentarios vou direno na noticia
quero fazer uma pergunta para o Sr Rubens Gati
Os motores e carburador4es estao ou nao estao homologados pois estamos comprando e nao temos nada confirmado e com isto esta complicado trabalhar pois que compra nao e pai de piloto e piloto quem faz o investimento pessado e nos preparadores que numca somos ouvidos.
E ai ta homologado ou nao
Pois como eu tem muito preparador estao com vontade de vender tudo pela melhor oferta com isto posso apostar no fim do Kart pois munca mais teremos um Campaeao do mundo em qualquer modalidade do Altomobilismo.
E e para onde estamos caminhando
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11/02/2013 16:08
Gennaro
A pos ler todos estes comentarios tenho uma vontade de vender tudo pela melhor oferta pois o Kart esta caminhando para um fim bem proximo
E tenho certeza que muitos de poucos preparadores que ainda estao atuando no kart tem a mesma vontade
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11/02/2013 17:46
Sérgio Guerra
Calma Genario nao faça bobagem. So nos preparadores sabemos o aperto que tamos passando. Eu vendi 4 MRA e juntei mais umas economias e comprei 3 parilas novo e agora aparece uma crise dessa. Tem que libera isso logo é muita sacanagem temos que trabalhar. eu estou esperansoso que o gatti acerte esta increca logo senao a casa cai.
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11/02/2013 17:57
André Freitas
É bem isto mesmo como falaram aí, querem amarrar a iame num poste para tentar chegar perto. é muita sacanage os caras sao melhores e nem se amarar vai adiantar. Tem que liberar todos os motores e os bons vao ficar e o resto morre como sempre foi. Na minha oficina temos varios pilotos que nao sabem o que fazer e vao desistir de correr assim. O genaro tem razao da vontade de parar com tudo.
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11/02/2013 18:34
Marcos Augusto
Tem que dar os nome dos caras que estao querendo melar a entrada dos novos motores. Pelo que se ve nos comentarios aqui no site tem uma meia duzia que so pensa neles. Tem que escrever ai quem sao estes caras e depois tem que liberar tudo que tiver dentro das regras e o resto manda a MMMMM.
LIBERA TUDO SEU GATI e os caras que se matem.
Em 3 meses so fica o que é bom. Já foi assim em 2010.
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11/02/2013 19:59
Dazeca
Tibola e o bloco e uma peça e o mesmo ou ha diferença
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11/02/2013 22:04
Adilson
gozado,,,fiz dois comentários tecnicos e nenhum for pro ar,,,,agora um monte de comentários ofensivos vai pro ar,,,,tudo bem minha pergunta é o seguinte o que faço com o investimento do ano passado,,,cat.graduados.alguem pode me responder com educação pq comprei os motores paguei caro e agora estão me comprando a preço de banana ,,fica dificil,,o que fazer sr GATTI.
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12/02/2013 09:40
Erno Drehmer
Caro Adilson.
Os comentários são monitorados pelo sistema, ou seja, você faz um comentário e o sistema lhe envia um email de confirmação, da mesma forma que neste seu último comentário, liberado por você mesmo através deste email de confirmação.
Nos caso dos anteriores, não liberados, o email pedindo a liberação não deve ter chegado.
Tenho quatro comentários seus aqui, em aberto. Quer que eu os libere?
Abraços e obrigado pela participação.
Erno
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12/02/2013 23:03
Dazeca
albani cala a boca que historia e esta de chamar todos de laranja ou qualquer coisa se tens algo a falar fale e nao generalize pois tanto que ha diferença
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13/02/2013 01:51
Fabrizio Petecof
Olá pessoal, amigos e companheiros do kart. Quero dar minha humilde contribuição e sem questões pessoais envolvidas, apenas a visão de um pai de piloto, mas que há alguns anos procura observar bastante o dia a dia desse esporte e de seu ambiente e que há tempos opina aqui com a cara e coragem, mesmo sem ganhar nada com o kart, muito pelo contrário não é!
É fato que temos tido um notado crescimento em todas as áreas nas últimas temporadas (kart, campeonatos, pilotos, ambiente). Hoje penso que temos sim muitos profissionais sérios e comprometidos no kart e não parece que o Gatti seja um sujeito que não queira somar com tudo isso. Talvez falte profissionais técnicos mais bem preparados para assessorá-lo, talvez.
Ocorre que, objetivamente, sobre os motores acredito ter havido uma má interpretação de alguns, ou até mesmo uma certa ingenuidade. Na boa meus caros mas "acordo de cavalheiros" não existe mais desde os tempos do Cavalo de Tróia! Fala sério. O nosso colega Mauricio Diegues lembrou bem há pouco: "muitos de nós somos empresários também.." e isso quer dizer que já tivemos muitas derrotas para aprender. Então veja, ficou claro que o MY09 era uma Referência, e não que em pleno 2013 deveríamos homologar um equipamento cópia de 2009. Honestamente isso nunca fez sentido pra mim e acho que pra muita gente. Sobre as peças já ficou claro que as principais são intercambiáveis.
Então foi dada uma referência (MY09), outras medidas, e um prazo. Ponto Final! O resto é conversa gente. Tá escrito acabou. Perdeu. Pais, preparadores e equipes adquiriram suas unidades das marcas que quiseram e vamos em frente! A temporada já está aí, não adianta chorar o leite derramado. O mercado é assim, ou estou tão equivocado? Vi outras marcas andando tão bem quanto no SKB. Me corrijam se como consumidor eu esteja vendo algo tão diferente da realidade que parece.
Por fim, quero deixar claro que não estou defendendo A ou B até porque quem me conhece sabe que hoje temos inclusive vínculo com uma fábrica de chassis que está em reformulação, fazendo de tudo para ser cada vez mais profissional, mas que faz concorrência portanto ao Sr Rogério e Sr Mário ao qual tenho profundo respeito e admiração também.
Regra válida tá escrita e isso é um esporte de competição!! Não podemos esqueçer disso! Vivemos todos dentro dele tentando, seguindo um regulamento, fazer algo melhor que nossos concorrentes/adversários. Até agora não consegui enxergar a "desonestidade" relatada por alguns.
Um abraço,
Fabrizio Petecof
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13/02/2013 08:50
Albany
Senhor DAZECA se voce pensa que eu vou calar a boca voce esta muito enganado nao vou mesmo, os laranjas que estou me refirindo sao as pessoas que nao querem se esporem e que vimos alguns repasando seus pensamentos para outros se passarem por eles .........Com certeza nao e seu caso...abrs. ALBANY.
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13/02/2013 10:41
Pf
Além do problema dos motores, que vai ficar por conta dos fabricantes, outro grande problema que vejo é o tipo da homologação CANIBAL que mais uma vez tivemos esse ano.
Não vejo sentido nenhum fazer uma nova homologação de todos ou grande parte dos equipamentos e impor o uso IMEDIATO de tudo novo. Ou seja, fechamos o ano de 2012 com um equipamento completo e viramos janeiro com equipamento nenhum. Isso obriga os pilotos a gastarem absurdos de uma só vez e sem ao menos poder observar/testar nada antes de fazer a aquisição.
No meu ponto de vista, a homologação deveria ser sempre 2013/2014, onde teriamos um ano de carencia para OBRIGAR o uso do novo equipamento homologado. Assim teriamos um ano para adquirir os equipamentos novos e testar durante um ano e não simplesmente jogar tudo fora de um ano para o outro. Assim teriamos homologação dos itens novos para 2013 e obrigatoriedade para 2014. Beneficiando o desenvolvimento de todos (mecanicos, preparadores e piloto).
Essa é minha humilde opinião como piloto e empresário. Pois quando falamos em comprar novos equipamentos, não falamos em gastos menores que alguns milhares de reais.
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13/02/2013 11:16
Carlos Souto
Bom dia
Acho interessante como postei anteriormente olharmos a analise do Jayme Barbarise com site kartmotor, peço licença Erno,é uma analise tecnica do fato. A verdade que os custos estão altissimos e a consequencia,discordo do Sr Petecof, ja estão nas pistas.
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13/02/2013 13:52
Fabrizio Petecof
Olá Carlos, qto à sua opinião eu respeito. só não compreendi em que ponto o sr discorda. Não sou técnico e por isso quero entender então. A teoria da "cópia" de 2009 em pleno 2013 e o "acordo de cavalheiros" não faz sentido pra mim, desde que tenha-se divulgado uma "referência" e medidas limítrofes.
Sobre a consequencia na pista, o SKB se não estou enganado teve quase um recorde de inscritos, e não tem jeito uma hora as coisas tem que mudar. achei a sugestão do amigo acima de tornar obrigatório apenas 1 ano depois muito interessante. Quanto à análise do Jaime que o outro amigo comentou, eu li e com base nela também é que emiti minha opinião, ou seja, MY09 como "Referência", e demais medidas. Se a IAME usou um recurso não permitido, e provado, basta trocar a peça dos novos e dos que foram vendidos e pronto, vamos em frente.
Repito, vamos pensar juntos, homologar uma Cópia de 2009 só pra colocar mais 5 fabricantes no mercado e obrigar todos a comprar tudo "novo", sendo que é tudo igual, isso sim pra mim parece desonesto com Pais e preparadores.
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13/02/2013 14:13
Alberto Xavier
AI MOÇADA SEGUINTE REALMENTE ESTE MOTOR ANDA MAIS? E E SIMPLES ,DE A IAME APRONTOU ISTO BOICOTE NELES
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13/02/2013 14:16
Alberto Xavier
APESAR QUE SE TODOS OS MOTORES FOSSEM IGUAIS NAO HAVERIA PREPARADORES ,PNEUS DIFERENTES MARCAS DIFERENTES ,SERA APENAS ,MAIS UM DEGRAU E PIOR UNS 6000,00 REAIS DE GASTO
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13/02/2013 14:36
Flávio Damaceno
Muito bom Fabrizio.
Você matou a questão.
Teu raciocínio é perfeito e sintetiza tudo o que se escreveu aqui neste espaço democrático desde o dia 6 de fevereiro.
Esta é uma leitura desprovida de interesses.
Parabéns, compactuo com o que você afirmou e espero que seja também a leitura que a CBA esteja fazendo disso tudo.
Flávio Damaceno
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13/02/2013 14:59
Marcos Augusto
ALELUIAAAAA !!!
É isso mesmo Fabrcio. Se não é para ser melhor, para que motor novo???
Tem que ser melhor e tem que liberar tudo de um veis.
Tem uns caras que vao comprar 1 de cada para testar e a gente fica de olho na primeira corrida e depois compra o melhor motor. sempre foi assim. LIBERA TUDO LOGO E DAQUI A 60 DIAS FICA SÒ O QUE É BOM.
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13/02/2013 16:55
Albany
Voltei a comentar a noticia para dar os parabens para o meu amigo FABRIZIO. Ele simplesmente foi muito objetivo e direto com seu comentario, nota ( DEZ ), nao precisamos caminhar a passos largos ,mas sem duvida tem que evoluir........2009...2010...2011...2012...2013, RENOVAR...... EVOLUIR..... Abrs.Albany.
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13/02/2013 19:38
Carlos Souto
Boa tarde
Se olharmos os custos vamos ter um incremento muito alto, vejamos o caso dos carburadores e aquisiçao de novos motores e os carburadores antigos e motores, é uma cadeia produtiva e teremos certamente um aumento razoavel, ou seja nos Pais vamos pagar a conta. Se olharmos no SKB as categorias de base que alimentam o esporte se nao me engano havia 15 ou 16 pilotos na cadete e na junior havia 23 acho, se isso é evoluçao entao... Se fizermos uma etapa na Europa vamos gastar em torno de 12.000 euros tenho certeza que alguns gastaram mais que isso. Nosso esporte nao é um esporte popular e da forma que fabricantes estao agindo eles vao matar a galinha pode ter certeza.Veja o que aconteceu no nosso automobilismo de base que nao existe mais e o kart caminha a passos largos para isso.Se a base da homologaçao era um motor e esse motor mudou substancialmente como fica por exemplo o sergio gemenez que desenvolveu um motor e agora vai ter que jogar fora todo o investimento que fez isso é correto?Foi neste sentido que postei minha mensagem Fabrizio, acordos tem que ser cumpridos Forte abraço
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13/02/2013 19:48
Carlos Souto
Só mais um detalhe gastar o que esta se gastando para ganhar 0,2 segundos e uma burrice tremenda o importante é a formaçao do piloto.Abs
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13/02/2013 23:07
Wagner
Boa noite!
Concordo com Sr Souto, é tudo novo, hoje pra colocar um equipamento competitivo na pista gastamos aproximados R$30.000,00.
É carooooo....
Todos já temos equipamentos, para melhorar não precisa de tudo novo, uma mudança de regras na configuração dos motores já resolveria (sugestão),intercambio de peças etc... Daria margem para todos preparadores trabalharem e melhorarem. Não vejo evolução, vejo mais dificuldade..... por pouquíssima diferença..... Discordo também, que o investimento maior são dos preparadores, estes vão locar motores e carburadores.
E quem vai pagar???
Os grids serão cada vez maiores e mais competitivos, se mudarmos nosso pensamento. TEM QUE REDUZIR OS CUSTOS.
Tenho certeza que 99% aqui são empresários, e tem condição, mas quem gosta de pagar mais ???
Wagner
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14/02/2013 01:50
Fabrizio Petecof
Sr Souto e Sr Wagner,
Os Srs estão cobertos de razão em relação ao assunto custos. Mas estão mudando de assunto com todo respeito. A discussão aqui está sendo o caso IAME e os critérios técnicos e éticos dentro do processo de homologação de motores. Em nenhum momento emiti minha opinião fazendo "apologia ao gasto" como estão interpretando, muito pelo contrário! Inclusive opinei que para homologar copiando algo de 2009, porquê homologar? Porquê novos motores? . Evidente que todos querem economizar.
Quanto às novas marcas sejam copiadas, inferiores ou superiores, alguém está ofertando pacotes substancialmente mais baratos? Ou os preparadores estão dando descontos de 20, 30% agora que temos 5 ou 6 marcas no mercado? Não me parece que isso esteja resolvendo a questão dos custos e como disse não trata-se de defender A ou B e sim todo o enredo do negócio. Pelo retorno dos amigos que compreenderam acho que ficou bem claro.
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14/02/2013 02:02
Fabrizio Petecof
Defendi a Evolução! O exercício de mudanças contínuas. Essas sim a longo prazo acredito que trazem otimização de custos. Já pensaram se a gente estivesse ainda fabricando e andando com aqueles motores a ar da década de 90? Apenas pelo fato de que pilotos e preparadores já tinham estoque deles e das peças? O custo do kart seria o dobro! Na cadete então se não tivessem "mudado" e inserido os Honda, que em certo momento fez todos investirem nesses motores, a categoria hoje teria Grid de meia dúzia.
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14/02/2013 05:28
Márcio Costa
O que se discute aqui no fim é sim sobre custos.
Desde que comecei a levar meu filho para pista dois anos atrás é o que se fala aqui; sòmente sobre custos, e a ganância sobre os otários nunca diminuiu, pelo contrário, só aumenta.
Há pouco tempo aqui numa dessas discussões um argentino disse o seguinte; é por isso que na Argentina apesar de estar passando por uma crise financeira, cada vez tem mais pilotos na pista e no Brasil cada vez tem menos.
Concordo que o esporte é para ricos, mas mesmo eles(ricos) tenho certeza que acham um absurdo o que estão gastando. E nós os remediados, apesar de sermos loucos com Kart vamos saindo de fininho, e no máximo partindo para o retrocesso que é correr de Honda 13 HP.Só São Paulo consegue bons grids no Brasil, pois além da concentração de mais dinheiro, ainda arrastam os pilotos de boa condição financeira de outros estados para que seus filhos tenham uma competição de nível, pois nos outros lugares é só mentira e enganação, juntam um gato pingado com todas as categorias, que muitas vezes nem tem três Karts de cada uma. Publicam aqui resultados só com os três primeiros, pois na verdade não tem mais que isso.
Vou dar um exemplo de preços:dois anos atrás um chassi se comprava por menos de $5000,00. Um motor pela metade do preço de hoje.Pneus, nossa classe é tão fraca que não consegue(com seus políticos) junto ao governo, pois afinal é um esporte, que baixem um pouco o voraz imposto e que a CBA largue de puxar o saco($) das indústrias e façam corridas com pneus de menor custo.Pneu de Kart é mais caro que pneu de carro.Hoje tão caro quanto ao pneu e o ordinário pára-choque Roma que custa $400,00(plástico) e quebra sem bater, apenas com a vibração do Kart.Nossa turma só fica na reclamação e nunca tomaram nenhuma decisão radical a favor de seus bolsos. Mas ainda está em tempo.
Acorda CBA, zele um pouco da sua GALINHA dos ovos de ouro, e vocês terão mais Karts no Grid e a mordomia de vocês consequentemente aumentadas. Ponham a mão na consciência e veja que um Kart custa o preço de um carro, e tem gente que não dá um basta gastando ainda a partir de $20.000,00/mes para correr. A grande maioria não tem condição de ir adiante no automobilismo, pois isto é só para alguns, mas gostaríamos de continuar correndo aqui no Brasil.Sabemos que o Sol nasceu para todos, mas a sombra para poucos.
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14/02/2013 12:05
Pf
Fabricio,
Acho que você não esta interpretando bem a história da homologação. O motor MY09 foi utilizado para as medidas padroes para todos os fabricantes desenvolverem e produzirem seus proprios motores. Em nenhum momento se fala em copiar, mesmo porque, se você observar os motores novos, não temos nenhum igual ao parilla. Cito um exemplo o motor KTT, que tinha o carter fechado e para a nova homologação, que teve como base o MY09 teve que alterar essa configuração para atender a especificação e não copiar o motor parilla. E toda essa discussão tem como objetivo principal o CUSTO sim, pois estamos falando em canibalizar 100% dos motores antigos, devido a grande diferença de performance do MY13 para 0 MY09.
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14/02/2013 13:06
Marcos Peli
É Engraçado , vejo um debate onde o rasgado quer falar do furado , rs
o Lado de cá afirmam que a desonestidade está em não seguir as determinações da CBA , que depois verifica-se que a determinação foi muito mal elaborada a ponto de se renomearem-a apenas como acordo de cavalheiros.
O Lado de lá afirma que o ató de cópair seu propulsor é um ató de desonestidade , mas esqueçe que este avál foi dado pela própria CBA , da mesma forma como um minístro da Saúde autoriza a fabricação de genéricos passando por cima de propriedades intelectuais ou de patentes.
Todos esquecem apenas dois Pontos.
1 - Se de fato o Motor 2013 não está ainda homologado , é desonesto sim vende-lo como tal até sua homologação definitiva , aliás existe um banner Pop-up aqui neste síte afirmado justamente isto MOTOR HOMOLOGADO 2013.
2 - o Lado dos Investimentos que Pilotos e Preparadores vão ter que fazer caso o motor seja homologado nesta configuração para compra-lo , ou os dos que já fizeram , de boa fé , pensando que o motor era homologado , caso ele não seja.
Ou seja , uma atitude , uma determinação da CBA que se fosse atendida diminuiria bastante os custos dos maiores interessados em manter este esporte sadio.
Agora é aguardar pela definição , que esperamos não seja amadora , não faça média nem remendos com as partes interessadas , mas que seja a melhor para os kartistas , preparadores e mecânicos.
E naaada de RNK , rs
Abs.
Marcos Peli
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14/02/2013 13:34
Marcos Peli
Outro detalhe técnico que deve ser compartilhado com relação a durabilidade do novo motor , onde a justificativa de parte das alterações de seu carter eram em função do possível talhamento de biela , conforme explicado pela "ala de lá".
A alegação acima é válida , mas em contra-partida estas alterações causaram um maior desgaste dos pistões:o cilindro deste motor possui camisa menor na parte de baixo para facilitar as transferências de fluxos laterais com a terceira luz e admissão. O Resultado a nível de desempenho em função disso é realmente de um motor mais esperto de alta e media alta , mas tem seu preço a nível de durabilidade . Um desgaste prematuro do Pistão em função de maior possibilidade para o "Batimento de saia" devido justamente a menor "guia" proporcionada por esta camisa "menor". A Radio Box está precisa em sua análise.
É realmente um motor totalmente diferente do anterior , onde se aproveita só Biela , vira , eixos de Biela e pistão e seus respectivos rolamentos de gaiola.
Não vamos falar de parte elétrica que é um complemento externo.
Nem cabeçote pode ser reutilizado do MY09 , devido a distância dos prisioneiros traseiros , nem o pistão , que possui anél mais fino , e portanto , apesar de ser possível utiliza-lo a nível técnico não deverá ser possível a nível de regulamento , pois tratam-se de homologações distintas a nível temporal .Nem a curva de escape , em função justamente desta questão de homologação.
É realmente um outro motor , totalmente diferente em relação aos demais , aliás o único totalmente diferente dos demais.
Abraços
Marcos Peli
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14/02/2013 18:09
Flávio Damaceno
Kakakakakaaa!!!
Você incorporou o sotaque de um preparador de motores Marcos Peli.
Ou de fabricante e candidato a homologação.
Desculpe o trocadilho mas isto não saiu da tua pele (i).
Saiu da mente e boca do MESTRE, acho eu.
Mas não deixa de ser legítimo, uma longa e boa amizade é para ser testada nestes momentos.
Só que vocês, no calor da emoção, acabaram se empolgando demais e afirmaram algo estúpido e que não dá para engolir.
Marcos, todos os motores são diferentes entre si e todos são diferentes do IAME 2010.
Além disso, todos os motores homologados em 2010 também são diferentes entre si, tanto é que tiveram performances extremamente diferentes desde o lançamento em janeiro de 2010.
Destes, quatro morreram e apenas um sobreviveu.
Seja qual for a decisão da CBA, todos os motores que serão homologados em 2013, serão diferentes entre si e terão performances diferentes na pista.
Minha expectativa é a de que novamente teremos um índice de mortalidade compatível ao padrão ETIOPE.
O mercado sabe e deve se preparar para isto, inclusive a CBA.
MENOS MARCOS, MENOS!
Acho que você está com os nervos a flor da PELE (I).
Um abraço, e desculpe as brincadeiras.
E vamos ao debate!
Flávio Damaceno
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14/02/2013 21:14
Fabrizio Petecof
Amigo Peli, vi que o Sr entende 30x mais do que eu na parte técnica. Veja, como disse na primeira opinião, não tenho "Ala" nenhuma. Apenas emiti uma opinião para contribuir com o debate, na visão de uma das partes interessadas, que necessita definir que marca vai usar e para seguir em frente e treinar e buscar a melhor preparação, já que os campeonatos já começaram.
Se ler atentamente eu inclusive falo sim sobre redução de custos e sobre CBA.
Abraços! Boa temporada! E que vença o melhor motor, sendo que os Pais estão ansiosos para comprá-lo, seja Ital, Iame, etc (Parcelado e com desconto se possível).
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15/02/2013 11:26
Stefano
Erno, obrigado por esse espaço, por conta da existência dele que pessoas como eu tem a oportunidade de saber um pouquinho das coisas. Infelismente o kart, pelos cada vez mais elevados custos, deixa de ser "porta de entrada" para quem quer ter a "sensação" de estar no esporte a motor. Pessoas como eu, que costumo ir pra pista com meu filho "fazer" uma corrida não tem vêz no kart; se a gente não tem o motor do "fulano", o carburador do "beltrano" e o chão do "sicrano" estamos fadados a fazer figuração na pista; e o kart devia ser um esporte de base, que revelasse o talento do PILOTO essa figura já esquecida neste ambiente onde só se fala em "quanto custa". Sinceramente, agradeço a todos que aqui postaram, muitos sei, são profissionais desse esporte e não quero com meu comentário ofender a ninguém, mas afirmo que o kart vai ser sempre esse "conto de fada" na cabeça das pessoas, pois, como na "Formula 1" só vence quem gasta rios de dinheiro e o kart como "base" do automobilismo em verdade nunca existiu. Toda essa polêmica até agora levantada só ainda está sendo levada adiante porque ninguém sabe pra que lado ir; os "profissionais do kart" estão com medo de ir adiante "comprando" equipamento que "não ganha" e tomar prejuízo; será mesmo que se quer grids grandes no kart? Que se criem competições monomarca e com "acerto" dos equipamentos o mais limitado possivel, dentro de uma razoabilidade técnica, E COM CUSTOS VERDADEIRAMENTE SUPORTÁVEIS. Seria o kartismo de sonho mas $$$$... Sinceramente, gosto muito do kart, ocorre que, lendo o que as pessoas postaram aqui, somado ao que constato nos sites que comercializam os "insumos" para a prática deste "nobre" esporte, creio que a melhor alternativa é pendurar o chassi pra enfeitar a parede, e tenho consciência que não vou fazer nenhuma falta.
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16/02/2013 22:39
Roger Munerato
Adoro este mundo do KART mesmo afastado continuo acompanhando pela net, e continua a mesma PALHAÇADA de sempre isso não vai mudar nunca mesmo. Mas fico feliz de ver que em algumas polemicas pessoas brigam e em outras depois viram amigas muito legal isso kkkkkkkkkk. Flavio Damasceno e Fabrizzio.
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16/02/2013 22:56
Roger Munerato
NA VERDADE O QUE TODOS DEVERIA FAZER ERA UM BOICOTE A CBA, MAS INFELIZMENTE NENHUM DE VCS TEM CORAGEM, SÓ DISCUTEM SEMPRE E ELES CAGA NA CABEÇA DE TODOS SEMPRE. PENA QUE NÃO HÁ UNIÃO ENTRE PAIS DE PILOTO E PREPARADORES, SOMOS MUITO MAIS FORTES QUE ELES POIS AFINAL QUEM FAZ O EVENTO SOMOS NÓS.
OBS: PENSEM NISSO...
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19/02/2013 11:50
Daniel Gianfratti
CONCORDO COM O ROGER !!!CADA ANO QUE PASSA A PALHAÇADA AUMENTA MAIS !!!ESSE PROBLEMA EM HOMOLOGAR OS MOTORES É NO MÍNIMO RIDICULO!!!OS RESPONSÁVEIS PELA HOMOLOGAÇAO FORAM NEGLIGENTES,DESLEIXADOS COM ASSUNTO TÃO IMPORTANTE QUE ENVOLVE CUSTOS ALTOS POR PARTE DE FABRICANTES E PILOTOS!!!NÃO DÁ PRA ACREDITAR QUE ESTAMOS CHEGANDO EM MARÇO E NÃO TEMOS UMA DEFINIÇAO....E COMO DIZ O ROGER:" É ASSIM POR QUE ACEITAMOS..." ACHO QUE CHEGOU A HORA DE MUDARMOS O RUMO DAS COISAS!!!ABS
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05/03/2013 22:34
Cassio Bertotti
acho que a cba e rubens gatti deveria liberar a preparação de motores já que o brasil tem muitos preparadores de motores competentes ,e colocaria todos os motores em condições de igualdade !!
voltariamos a ter karts mais rapidos na pista e com isso voltariamos a construir os melhores pilotos do mundo !!