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23/07/2012 19:21

Novas homologações deverão baixar os custos no kartismo brasileiro

Fonte: Luiz Aparecido - Assessoria de Imprensa CNK


Foto: Orlei Silva

A reunião no Beto Carrero


As novas homologações do Grupo 2, que compreende motor, carburador, flange, escapamento e silenciador de admissão, que irão acontecer este ano, vão baratear o kart no Brasil. Esta é a opinião dos fabricantes, que participaram de uma reunião com Rubens Gatti, presidente da CNK, durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Kartódromo Beto Carreto.

Segundo Mário Sérgio de Carvalho, da Mini, era preciso este processo e dele resultará o surgimento de novos fabricantes. A ideia é baixar os custos. “Com mais fabricantes, o piloto terá mais opções. Isso é importante para aumentar a competitividade. No item carburador, a CBA irá estipular o perfil e cada fabricante fará o seu. Isto irá eliminar a necessidade do piloto comprar vários carburadores para escolher o melhor. Desta forma, os custos irão baixar”, afirma Mário Sérgio.

Mário Sérgio destaca também que com custos mais baixos vai aumentar o número de pilotos. “Temos que pensar no piloto. Quando mais pilotos, melhor para o esporte e para os fabricantes”, frisa Mário Sérgio.

Eduardo Martins, da Motor Vortex do Brasil, destaca que a reunião foi muito produtiva. “O processo é sadio. Era isso que precisávamos. A CBA escutou os fabricantes, relacionou os pontos que foram considerados mais importantes. Com as novas homologações, aumentará a gama de produtos a disposição dos pilotos. A concorrência é saudável e irá fazer com que os custam caiam”, acentua Eduardo.

Para Rafael Cançado, da RBC, no tocante a motor os custos permanecerão no mesmo patamar ou terá um ligeiro aumento, mas com carburadores, irão baixar e muito. “Há boas coisas acontecendo no kartismo brasileiro. Com as novas homologações, as categorias de base utilizarão carburadores com perfil único. Vai aumentar a competitividade com menor custo. Isto é fundamental para o surgimento de novos kartistas”, destaca Rafael.

  • 24/07/2012 13:36 Guildner Marcius Carvalho

    O essencial é que as fichas de homologação sejam disponibilizadas no site da CBA ou no site do do "suposto" fabricante.
    Não acredito que as novas homologações irão baratear os custos dos produtos, que já estão muito caros. A título de exemplo os carburadores disponíveis no mercado nacional, que na sua maioria são cópias dos importados, estão sendo vendidos ao custo médio de R$ 600,00. Os carburadores tillotson, modelo 334 A, que atendem plenamente os pilotos podem ser adquiridos por R$ 300,00. No entanto, o que se vê é a reserva de mercado e a CBA faz vista grossa! Ora, baratear custos não é vender os produtos com 100% de lucro.
    Acredito que se a CBA quer realmente baratear os custos, o produto inicial para isso seria a liberação do uso dos carburadores tillotson 334 A.
    Por outro lado, competitividade não se consegue somente com baixo custo, pois, é necessário que os produtos tenham também a qualidade.
    Pois bem. Vamos aguardar ansiosos!!!


  • 24/07/2012 14:03 Edison Caliman

    O comentário do Sr. Guildner, está correto e como só é de interesse de alguns, será que vamos ter mesmo custos mais baixos?
    Ora porque não cria uma categoria como a antiga super A, quem quer gastar vai lá, mas a base da pirãmede é sempre esquecida e muito que são os pilotos iniciantes, os novatos, e os de lazer que são os que gastam mesmo, bom tomara que estejamos indo a um kartismo melhor mesmo.

  • 24/07/2012 22:02 Edu

    EU GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA CASO ALGUEM POR FAVOR ME RESPONDA?O QUE IRAO FAZER OS PREPARADORES E PILOTOS QUE TEM OS CARBURADORES HJ?COLOCA NO FEIJAO?COMPRAR MAIS CARBURADORES PRA QUE?AONDE ESTA A ECONOMIA?QTO IRA CUSTAR UMA HOMOLOGACAO?QTO IRA CUSTAR UM CARBURADOR???

  • 25/07/2012 13:25 Jefferson Jorge

    Existem pontos interessantes. Primeiro, nao vejo problemas e aumentos de custos para os pilotos com relação aos carburadores desde que AS NOVAS REGRAS não mudem as homologações anteriores. Isto somente sera possivel se forem mantidas as medidas de venturi e de saida do carburador. Se for assim vamos ver alguns carburadores com uma tecnologia muito nova e que nenhum fabricante nacional apresenta neste momento. Se isto acontecer certamente sera um avanço para todos pois os carburadores fabricados no Brasil poderão competir com os estrangeiros LA FORA tambem.

  • 25/07/2012 17:39 Jefferson Jorge

    Guilder Carvalho, seu comentário a respeito de a CBA e fabricantes disponibilizarem as fichas de homologação é PERFEITAMENTE correta e necessaria. Hoje não acontece desta forma e para um preparador (ou interessado) ter a ficha do homologação do carburador, do motor ou qualquer outro motor homologado o mesmo tem que ligar ou enviar um email para a CBA (que demora duas semanas para enviar-lo). Depois, é necessario adotar os padroes CIK/CBA tambem para as homologações nacionais. É no mínimo um descaso como os fabricantes nacionais não suprem TODAS as informações necessarias em suas fichas de homologações. Estamos em 2012 e estes padroes CIK/FIA de disponibilizar um padrao tecnico das fichas de produtos homologados existe desde 2000 e sempre tem sofrido melhorias. A CBA parece estar preocupado em proteger certos fabricantes ao inves the proteger as regras que ela mesmo cria. Foram ouvidos os fabricantes e preparadores mas a pergunta é: foram ouvidos os pilotos?

  • 21/08/2012 18:41 Rodrigo Gonzalez

    o q dizer do abafador,o abafador descaracteriza o kart,encarece a corrida,e favorece as equipes de sao paulo.pois aqui no rs nao usa ,acredito q nao se usa em lugar nenhum.se nao pode fazer barulho no kartodromo,aonde q pode.e sera q a graduados faz menos barulho?estranho