Como é tradicional – e necessário –, a cada final ou início
de temporada, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulga o
documento que rege o kartismo brasileiro, o famoso Regulamento Nacional de Kart.
O RNK da próxima temporada foi divulgado nesta semana e tem
algumas novidades. E a primeira delas diz respeito às categorias, um total de 22,
já que tivemos o acréscimo da OK Júnior e da Graduados B.
A Graduados B está voltando em nível nacional – no Campeonato
Brasileiro e Copa Brasil, essencialmente – pensando nos pilotos que chegam da
Júnior e da Novatos para a categoria máxima do nosso kartismo. Ainda sem a
experiência necessária em seu primeiro ano na Graduados, uma classificação em
separado evitaria que eles enfrentassem os mais experientes.
Mas, como tudo tem um contraponto, José Muggiati Neto venceu
o Campeonato Brasileiro deste ano em seu primeiro ano na Graduados. Ainda
assim, na próxima temporada a ideia da CBA é que Graduados “A” e “B” corram
juntas no Brasileiro e na Copa Brasil, com classificação em separado. Mas, caso
ambos os grids sejam substanciais, haverá a separação.
A OK Júnior, por sua vez, foi evidentemente criada em função
da realização do Mundial CIK/FIA no Brasil na próxima temporada. Ela
participará do Brasileiro utilizando motores próprios, assim como a própria OK.
Mas, uma ressalva: a OK será dividida em duas, uma mantendo o regime de motores
sorteados subsidiados e com pneus “free” e outra com motores próprios,
respectivamente na 1ª e na 2ª fase do Brasileiro.
As categorias OK e OK Júnior seguirão de forma completa o
que está estabelecido no regulamento CIK/FIA e dentro disso estão motores,
chassis e pneus, o que evidentemente também oportuniza a vinda de equipes e
pilotos estrangeiros para disputar a 2ª fase do Campeonato Brasileiro com
motores próprios – o que, de certa forma, já tem algumas confirmações iniciais.
Isto tudo, porém, faz com que os pilotos da Júnior agora
tenham três categorias (Júnior, Codasur Júnior e OK Júnior) para disputar um
Brasileiro, por exemplo, o que acontece também com os pilotos Graduados, que
agora somam quatro categorias (Graduados, Codasur, OK motor sorteado e OK motor
próprio), um número excessivo de opções – e quase uma obrigação para os mais
competitivos.
Sênior B e Sênior A – A Sênior B, que até 2019 exigia
que um piloto tivesse pelo menos 30 anos de idade, agora permitirá a
participação de competidores com idade mínima de 28 anos. A Sênior A, por sua
vez, mantém os 30 anos, mas deverá receber um ajuste para 29.
Meu primeiro 125 – A promoção de um piloto Cadete para
a Júnior Menor é sempre um tormento para o bolso do “paitrocinador”, já que a diferença
de custos é brutal.
Desta forma, uma primeira medida veio da CBA, que não está no RNK, mas sim no Regimento de Custos, definiu
que o preço da Cédula Desportiva da Júnior Menor para 2020 custará o mesmo
preço da Mirim e da Cadete. E, segundo a conversa que tivemos nesta tarde com
Pedro Sereno, presidente da CNK, as fábricas de motor e chassi estarão juntas
neste projeto, oferecendo seus produtos a um preço diferenciado para a Júnior
Menor.
Faça o download do Regulamento Nacional de Kart 2020.