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20/01/2014 11:45

Regulamento Nacional de Kart apresenta várias modificações para a temporada 2014

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



A cada início de temporada uma das principais expectativas dos kartistas brasileiros é a divulgação do Regulamento Nacional de Kart, o famoso RNK. Datado de 14 de janeiro, o documento deste ano foi divulgado pela CBA, através da Comissão Nacional de Kart, e recebeu modificações importantes em relação à temporada passada.

Dentre as princiupais, a primeira delas é o aumento da idade mínima para duas categorias Sênior, A e B. Antes estabelecida em 25 anos, agora as duas classes exigem que o piloto tenha pelo menos 30 anos para poder delas participar. Deve ser ressalvado que o piloto que era Sênior até o ano passado poderá competir nas categorias, mesmo que não tenha os 30 anos agora exigidos. A regra vale apenas para novos pilotos.

"Buscamos uma maior equivalência de idade. Um piloto com 39 anos dificilmente poderia competir contra um com 25", esclarece Rubens Gatti, presidente da CNK, com quem conversamos hoje pela manhã.

Na parte técnica aparecem mudanças em maior quantidade. A Júnior agora passa a poder utilizar o motor Parilla MY13, atendendo pedidos de pilotos oriundos da Júnior Menor. "Eles já utilizavam este motor no ano passado, então não seria justo exigir que eles comprassem outro. Foi também uma adequação, buscando não elevar custos", informa Gatti. Assim, a Júnior se junta à Júnior Menor, Sênior A e Sudam na utilização do MY 13.

Ainda no quesito motor, ficou liberado o intercâmbio de peças internas entre todos os motores homologados atualmente. "Uma biela de uma fábrica, por exemplo, pode ser mais cara que de outra. Então, em caso de quebra, será possível comprar a de um fabricante mais barato", explica o dirigente, que ressalta a intenção de baixar custos.

Antes estabelecido em 21 ou 25 mm para cada categoria, o bocal do escapamento para todas as 125cc agora fica opcional, ou seja, os dois tipos poderão ser usados, a critério do piloto e de sua equipe.

Por fim, a Cadete também recebeu uma mudança importante, mas no tocante a eixos. A partir de junho serão aceitos apenas eixos com a marca da CBA, que serão fornecidos por um único fabricante, a Mega Kart. E, nos campeonatos nacionais, os eixos serão sorteados. "Cada piloto entregará seu eixo e os redistribuiremos através de sorteio", garante Gatti. Além disso, não será mais liberado o intercâmbio de peças entre os chassis da categoria.

"Todas estas mudanças foram debatidas em reunião com a associação de pilotos e preparadores, constituída durante o Brasileiro de Fortaleza, e também com os fabricantes. Algumas federações também foram ouvidas. Isto significa que foi um trabalho democrático, votado. Alguns poderão ficar descontentes, mas acredito que atenderemos a maioria", finaliza o presidente da CNK.

Faça o download do Regulamento Nacional de Kart.

  • 20/01/2014 12:06 Vinícius Escarlate

    É ridículo o que estão fazendo com a categoria Sênior. Idade a partir de 30 anos!!!
    Acho totalmente possível que alguém até masi velho possa competir de igual para igual com um menino mais novo, como é o caso do Nicastro.
    Porém, temos que pensar nos participantes que tem uma vida normal, trabalham, estudam, tem filhos.
    Alguém acha que um piloto desse perfil vai querer disputar contra um novato ou graduado que só estuda e treina de kart?
    Nosso grid já está lotado mesmo, vamos banir a entrada de novos pilotos e acabar com o esporte de uma vez......
    Acertam no pneu, que vai baratear e trazer mais pilotos e erram feio nesse quesito.
    Só para constar. Em 2013 tivemos 27 pilotos diferentes na Senior B, no Light, dos quais metade tinham entre 25 e 30 anos. Nenhum deles competiria na Novatos ou Graduados....eu conversei com eles!!!
    Já passei isso por telefone ao Gatti, que mesmo assim insiste em dar um tiro no pé!! Que todos se manifestem também. Ajudem!!

  • 20/01/2014 13:24 Fernando Spessotto

    Eu penso que cada categoria tem uma característica diferente, de tal modo, que um piloto novo sênior (até 30 anos) não vai conseguir acompanhar um piloto sprinter, ou seja, ele vai abandonar o campeonato porque o ritmo é muito forte. Não estou querendo dizer que ele não vai conseguir. Estou dizendo que não são todos que podem treinar no ritmo da sprinter, principalmente perto dos 30 anos de idade. O princípio é aumentar o número de competidores? Difícil !!!

  • 20/01/2014 14:11 Saulo Rudeck

    Aprovado a mudança de idade, deveriam fazer na super sênior, passando para 40 acima.

  • 20/01/2014 19:11 Darci De Mello

    Concordo com o saúlo ,deveriam criar a super sênior com idade acima dos 40 anos

  • 21/01/2014 10:55 João Lucas Batistella

    Não achei no regulamento o pneu para cada categoria, PSK A vai utilizar esse ano pneu vermelho?

  • 21/01/2014 11:59 Marcos Peli

    Olá Darci e Saulo
    A Super Senior existe sim . Artigo 7 - CATEGORIAS OPCIONAIS.
    Na Verdade não existe a SS somente para efeito de Filiação, como acontece todos os anos , pois a mesma é composta por pilotos filiados como SA ou SB , não existindo distinção por "graduação" , apenas etário.
    Escarlate , para de Chorar , quem já era Senior no ano passado continua como senior mesmo não tendo 30 anos.
    Ou seja , vc. com seus 29 Aninhos a serem completados em fevereiro continuará como Senior !!!
    Agora se a sua carteirinha , ou a do cara era de Graduados , então dançou.
    Inclusive sei de muitos SA (um deles tem apenas 37 anos...rs) que vão voltar a andar de Graduados por causa da escolha do PNEU de selo vermelho , que provavelmente será assim definido nos reg. particulares.
    Fernando Spessoto , a renovação de pilotos da SB é diferente , na maioria das vezes ocorre por pilotos que iniciaram tarde no esporte por compromissos familiares , profissionais ou mesmo por disponibilidade e/ou independência financeira , e participavam anteriormente de competições chapa branca , onde conquistaram alguma pouca experiência.
    No mundo atual , a população envelhece , as pessoas constituem família mais tarde, conquistam independência financeira mais tarde , de maneira que acho acertadas as novas regras.
    Abs.
    Marcos Peli

  • 21/01/2014 12:05 Marcos Peli

    Desculpe Saulo e Darci
    Agora que entendi , vcs gostariam de uma SS com MAIS do que apenas 40 Anos ?.... tipo de 50 anos pra mais , ou seja , nascidos apartir de 1965.
    Se for isso , ... tb. concordo.

  • 21/01/2014 14:56 Fernandes Competições

    Gente tenho um piloto de 26 anos ele pesa 170 quilos com todos os equipamentos e o kart o cara tem 5 por cento de gordura corporal oque falo para ele ? Falo para ele parar de correr ? Nao sei em qual categoria que vou colocar ele agora ....Abraços

  • 21/01/2014 16:32 Vinicius Escarlate

    PELI, agora não estou me importando comigo, já sei que vou poder correr.
    Você sabe que eu tenho uma equipe e minha preocupação é com o grid, pois vivo do esporte.
    O caso do piloto do Fernandes no comentário acima vai ocorrer com outras pessoas.
    Quero grid cheio pra ter disputa, ultrapassagem, volume e preços mais justos. A condição de alguém com 25 ou 35 é a mesma, desde que treine, mas comparar com um garoto que só faz isso não dá. E quem achar que não teve competitividade por causa da idade, fica mais um ano na Sênior B e sobe melhor.

  • 21/01/2014 17:11 Roberto Wuthstrack Junior

    Concordo com o Escarlate!
    Acho que a maioria dos pilotos quer correr e ser competitivo, ninguém entra p/ chegar em segundo, quanto mais do décimo p/ trás... Meu caso, se hoje com 23 anos, estudando e trabalhando eu não tenho condições de ter a mesma rotina de treinos de um verdadeiro Graduados, imaginem com 29/30... Ai eu pergunto, treinando só nos fins de semana como é que eu vou andar na frente competindo contra que passa a semana na pista/academia mesmo que meu equipamento e equipe sejam de ponta?? Prefiro andar na frente de F4 do que passar vergonha na Graduados!
    Graduado p/ mim é que vive do Kart ou quer viver do automobilismo, alguém ai conhece alguem de 30 anos que tá indo p/ europa ou EUA seguir carreira? Eu não conheço....

  • 21/01/2014 22:50 Juliano Rigon

    A idade eh o de menos, quero ver se os pilotos de fabrica da sênior A vão andar de graduados! Concordo com o scarlate, pilotos de sênior B são pessoas comuns que trabalham e pagam para andar, como competir na graduados ou sênior A com quem soh faz isso da vida?? E o peso como que fica??

  • 22/01/2014 10:21 Fernando Spessotto Assarice

    Eu duvido que tenha alguém que queira só participar !! todo mundo quer competir no mesmo ritmo e ter as mesmas chances, principalmente depois que pagou a inscrição rsrs.
    Posso estar enganado .. mas seria justo então aumentar o peso da sprinter então !! Como eu não sei rsrs !! Sério, no exemplo do piloto de 26 anos, ele vai largar em último e chegar em último e o melhor.
    Eu gostaria de entender o motivo que levou essa mudança. Qual é a justificativa?
    Marcos,
    Vamos voltar no tempo .. você têm hoje 26 anos rsrs e possui a mesma altura e peso de hoje. Eu não acho que você engordou e nem cresceu depois dos 26 anos hein. É aí que eu não entendo: Como é que você vai competir de igual p/ igual na sprinter?
    Falo por mim agora, se no grid da sênior B tiver 5 pilotos apenas .. vou abandonar o campeonato na primeira etapa. Não quero levar o troféu assim.

  • 28/01/2014 21:43 Andre Gatto

    observei alguns comentários referente peso ( kart piloto ),pois bem.De alguns anos para cá,tivemos a implantação do kit água e no ano passado o sistema de abafador,e o peso das categorias continuam o mesmo.Resumindo, enquanto tivermos pessoas que não entendem nada de kart no comando, caminharemos para a extinção dos verdadeiros talentos.Cito o meu caso,o N.GATTO 170 GRADUADOS correu no ano passado a seletiva petrobrás no beto carrero com 11 kg a mais.E foi a ultima.Erno muito obrigado pelo espaço.

  • 31/01/2014 16:02 Gamarra

    A mudança referente ao sorteio de eixos para a categoria cadete foi brilhante! Pois nós aqui do nordeste que estamos distante do polo nacional do kart, temos a dificuldade de treinar nas pistas mais utilizadas em competições nacionais devido a distância. Sendo assim é um detalhe a menos para preocuparmos, valeu e espero mais novidades!