A reunião a que nos referimos na matéria sobre os motores da Shifter tratou de muitos outros assuntos, todos no sentido de definir o Regulamento Nacional de Kart (RNK) para a próxima temporada. E também para 2013.
Nela estiveram presentes os dirigentes Rubens Gatti e Felipe Giaffone e os comissários técnicos Luís Fernando Esmeraldo e Ricardo Bignotto, pela CBA, ao passo que entre preparadores e fabricantes estiveram Paulo Carcasci (Intrepid), Rogério Naspolini (Techspeed), Thiago Duarte (CRG), Gustavo Romanello (Roma), Ruben Carrapatoso e André de Oliveira (Energy), Mário Sérgio (Mini), Pedro Pavan (PPK), Jamil Correa (Thunder), Rafael Cançado (RBC), Cláudio Dantas (Sabiá) e Ernandes Onassis (ONS).
A grande maioria dos assuntos ficou para ser definida em breve e apenas em dois deles foi “batido o martelo”: em 2012 a Júnior poderá utilizar todos os motores à água homologados hoje no Brasil e não mais apenas o MRA1. Para a Júnior, e também para a Novatos, existe ainda a forte possibilidade de serem liberados os pneus amarelos, o que aproximaria as duas categorias de seu próximo passo, a Graduados.
Outro assunto definido é que todas as categorias – exceto Mirim e Cadete – poderão usar o eixo 50 em 2012. “Os chassis que serão homologados agora virão todos com eixo 50, então é natural que se permita que os antigos também usem. Manteremos o uso do eixo 40, igualmente”, explica Rubens Gatti, presidente da CNK.
O que é certo também é que em 2012 não haverá mudanças nos critérios de idade para a definição das categorias e também que as categorias existentes permanecem. Mudanças radicais devem acontecer em 2013, quando está definido que um piloto poderá começar no kartismo apenas a partir dos 7 anos de idade, ao contrário dos 6 hoje exigidos.
Agora, o que falta definir para as categorias iniciais no kartismo é se continuará a ter Mirim e Cadete e, assim, teríamos – também em estudo – Mirim dos 7 ao 8 e Cadete dos 9 aos 10. Ou se simplesmente a Cadete e a Mirim passariam a ser uma única categoria, com idade inicial de 7 anos e final ainda a ser debatida. Este assunto, porém, será analisado pela CBA apenas para 2013.
Outra modificação em estudo é liberar uma manga de eixo mais comprida para a Super Cadete em 2012, o que melhoraria a estabilidade e dirigibilidade dos karts da categoria. E exigir que um piloto da Cadete tenha pelo menos um ano de experiência na categoria para poder competir também na Super Cadete.
Por fim, Rubens Gatti informou que está sendo testado e desenvolvido um novo escape, que otimizará a curva de potência dos motores. O principal objetivo, no entanto, será diminuir o nível de ruído dos motores, adaptando-os, assim, às normas ambientais. Caso aprovado, o novo escape será liberado já para 2012 e seguirá o mesmo padrão para todos os fabricantes, passando a ser utilizado por todas as categorias.
“A CBA está aberta a todas as sugestões e reinvindicações. Nem todas serão atendidas, é claro, mas serão analisadas com o foco correto, buscando favorecer os pilotos”, encerra Gatti.
O RNK 2012 deverá ser divulgado até a metade do mês de dezembro, segundo Rubens Gatti.
Calendário 2012 – Ainda que as praças não estejam definidas, a CBA já tem as datas de seus nacionais concretizadas. Confira:
Copa das Federações – 7 a 10 de março
Brasileiro 1ª fase – 10 a 14 de julho
Brasileiro 2ª fase – 24 a 28 de julho
Copa Brasil – 9 a 13 de outubro