publicidade
23/11/2011 13:49

Reunião entre CBA, fabricantes e preparadores definiu novidades e estudos para as próximas temporadas

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



A reunião a que nos referimos na matéria sobre os motores da Shifter tratou de muitos outros assuntos, todos no sentido de definir o Regulamento Nacional de Kart (RNK) para a próxima temporada. E também para 2013.

Nela estiveram presentes os dirigentes Rubens Gatti e Felipe Giaffone e os comissários técnicos Luís Fernando Esmeraldo e Ricardo Bignotto, pela CBA, ao passo que entre preparadores e fabricantes estiveram Paulo Carcasci (Intrepid), Rogério Naspolini (Techspeed), Thiago Duarte (CRG), Gustavo Romanello (Roma), Ruben Carrapatoso e André de Oliveira (Energy), Mário Sérgio (Mini), Pedro Pavan (PPK), Jamil Correa (Thunder), Rafael Cançado (RBC), Cláudio Dantas (Sabiá) e Ernandes Onassis (ONS).

A grande maioria dos assuntos ficou para ser definida em breve e apenas em dois deles foi “batido o martelo”: em 2012 a Júnior poderá utilizar todos os motores à água homologados hoje no Brasil e não mais apenas o MRA1. Para a Júnior, e também para a Novatos, existe ainda a forte possibilidade de serem liberados os pneus amarelos, o que aproximaria as duas categorias de seu próximo passo, a Graduados.

Outro assunto definido é que todas as categorias – exceto Mirim e Cadete – poderão usar o eixo 50 em 2012. “Os chassis que serão homologados agora virão todos com eixo 50, então é natural que se permita que os antigos também usem. Manteremos o uso do eixo 40, igualmente”, explica Rubens Gatti, presidente da CNK.

O que é certo também é que em 2012 não haverá mudanças nos critérios de idade para a definição das categorias e também que as categorias existentes permanecem. Mudanças radicais devem acontecer em 2013, quando está definido que um piloto poderá começar no kartismo apenas a partir dos 7 anos de idade, ao contrário dos 6 hoje exigidos.

Agora, o que falta definir para as categorias iniciais no kartismo é se continuará a ter Mirim e Cadete e, assim, teríamos – também em estudo – Mirim dos 7 ao 8 e Cadete dos 9 aos 10. Ou se simplesmente a Cadete e a Mirim passariam a ser uma única categoria, com idade inicial de 7 anos e final ainda a ser debatida. Este assunto, porém, será analisado pela CBA apenas para 2013.

Outra modificação em estudo é liberar uma manga de eixo mais comprida para a Super Cadete em 2012, o que melhoraria a estabilidade e dirigibilidade dos karts da categoria. E exigir que um piloto da Cadete tenha pelo menos um ano de experiência na categoria para poder competir também na Super Cadete.

Por fim, Rubens Gatti informou que está sendo testado e desenvolvido um novo escape, que otimizará a curva de potência dos motores. O principal objetivo, no entanto, será diminuir o nível de ruído dos motores, adaptando-os, assim, às normas ambientais. Caso aprovado, o novo escape será liberado já para 2012 e seguirá o mesmo padrão para todos os fabricantes, passando a ser utilizado por todas as categorias.

“A CBA está aberta a todas as sugestões e reinvindicações. Nem todas serão atendidas, é claro, mas serão analisadas com o foco correto, buscando favorecer os pilotos”, encerra Gatti.

O RNK 2012 deverá ser divulgado até a metade do mês de dezembro, segundo Rubens Gatti.

Calendário 2012 – Ainda que as praças não estejam definidas, a CBA já tem as datas de seus nacionais concretizadas. Confira:

Copa das Federações – 7 a 10 de março
Brasileiro 1ª fase – 10 a 14 de julho
Brasileiro 2ª fase – 24 a 28 de julho
Copa Brasil – 9 a 13 de outubro

  • 23/11/2011 15:25 Rodrigo Kubiczewski

    E quanto ao uso do pneu AMARELO para a Senior A??? Nós pilotos fizemos uma solicitação com mais de 30 assinaturas pedindo já em 2011 o pneu AMARELO e até agora nada... Até quando vamos ter que andar com pneu de indoor???

  • 23/11/2011 15:33 Bruno Monte

    Rapaziada do Kart,
    com relaçao ao criterio de idades das categorias mirim/cadete, eu acho sim que deveria para 2013
    existir categoria mirim dos 07 aos 08 e cadete dos 09 aos 10 anos e nunca uma categoria unica pois quem tem criança sabe; 03 anos de diferença na pista e uma senhora desvantagem. o menino de 10 anos tem mais força,resistencia e discernimento maior que um
    menino de 07 anos.eu sou a favor das disputas dando
    real condiçoes para todos. acho ate que isso o nosso
    amigo ERNO poderia fazer uma enquete! tipo assim;
    voce e a favor ou contra de categoria unica para cadete/mirim??
    abraços

  • 23/11/2011 16:10 Junior Oliveira

    Sou a favor dos pneus amarelos não só para Senior A, mais também para a Super Senior. Qual economia existe entre um pneu Amarelo e Vermelho em um Campeonato Brasileiro por exemplo?

  • 23/11/2011 17:17 Dazeca

    pneus vermelhos p/ pistas que nao tem mais asfalto alguem pode me explicar a economia perante a um brasileio copa do brasil copa das federaçoes ja que vamos ter uma gama grande chassis e eixo 50 ai eu pergunto o que e mais seguro o piloto sai do pais p/ competir acostumado ao pneu vermelho ? usar so 1jogo em campeonatos e ridiculo p/ todas as categorias esporte a motor economia = compra um tenis e uma bola

  • 23/11/2011 18:44 Luiz Caipira E Raul Rocha

    BOA TARDE PESSOAL ,ESPERAMOS QUE VOCÊS OLHEM PARA OS PILOTOS QUE TEM POUCO ENVESTIMENTO ,POIS Á MUITA DIFERENÇA CORRER COM OS RIQUINHOS E FILHOS DE PAPAI É O QUE TEM DE MAIS NO KARTISMO ,OS POBRES SÃO OS TALENTOSOS PORQUE ELES TEM DE CORRER COM CARROÇA CONTRA OS RIQUINHOS PÉ DE BREKE ,OK ,ESSE ESPORTE TEM DE MUDAR COMO NOSSA POLITICA QUE SÓ TEM LADRÃO E TRANBIQUEIRO,OK ,DESCULPAS PELAS PALAVRAS MAS EU FALO MESMO E NÃO TENHO VERGONHA DE FALAR A VERDADE ,NO KART TEM MUITO PUXA SACO ,COISA QUE NÃO GOSTO ,O MEU FILHO CORRE COM DOIS MIL REAIS POR MÊS BANCAQDO POR MIM ,CONTRA OS MILHOS DOS RICOS ,VOCÊS TEM DE POR UM BASTA NESSA BAGUNÇA ,MUITO OBRIGADO LUIZ CAIPIRA.........PAI DE UM MENINO EXEMPLO DENTRO DAS PISTAS E FORA.O PAI QUE NÃO VALE NADA ,MAS É HONESTO .

  • 23/11/2011 21:17 Fernando Sakzenian

    Para quem não sabe, esse problema de idade na mirim foi por mim incessantemente junto a CBA atraves do correto Rubem Gatti e seu presidente Cleiton Pinteiro discutido e acertado sabiamente pela CBA que haviam muitos ¨gatos¨, ou seja meninos com 12,11,10 anos competindo com meninos de 6 a 8anos (categoria mirim) a iniciação do Kart, não porque o Raikkonen não esteja mais nesta categoria, discordo com quem queira acabar com a categoria mirim na junção com a cadete colocando a idade minima de 7 anos. Acredito que deveria ser iniciado de 5 a 8 anos a categoria mirim por ser o engatinhamento do kart, quem quer um kartismo forte tem q começar cedo, porem com as idades corretar, ninguem começa a andar antes de engatinhar, esse sera o 1ºpasso para termos pilotos de categoria na formula 1, espero q os representantes,da CBA, fabricas, patrocinadores entendam q ninguem chega no topo sem ter uma chance numa tenra idade.]
    Ex. Raikkonen iniciou com 2anos e 8 meses.

  • 23/11/2011 22:46 Dazeca

    Luiz E RAUL certo todos tem o direito de competir e caro e caro sem duvida vamos ver o que caro quanto sai 1 chassi ja modelos novos carissimo motor no minimo 2 a 3 10 carburadores (ano) pneus 500 reais jogo carissimo nao adianta andar ate o fim tomada e baterias 30 voltas mais entrada saida de box ou seja 1 jogo por treino oficial inscriçao absurdo preparador e mecanicos ai vem que muitos nao gostam de falar mas c/ adultos e resolver problemas so converçando como civilizados a conta e salgada p/ quem paga ai eu pergunto quem esta disposto a baratear o esporte , ja fis e faço brasileiros e otros campeonatos so o piloto eu outro meca tudo regulado vamos sabendo que vamos competir c/ equipamento limitado nao e o caso da cadete gostaria que voce apontasse aonde baratear e o que todos querem mesmo os que tem as grandes equipes voce fecha o pacote tudo incluso quem esta disposto a baratear = 1 jogo de pneus isto nao e baratear

  • 24/11/2011 18:56 Rodrigo Gonzalez

    PNEUS AMARELOS para todas as categorias,o vermelho E um atraso de vida

  • 25/11/2011 07:18 Adilsonbaldin

    1 jogo de pneu irá baratear o kart? segundo reuniao com preparadores ? onde estavam ,, na reuniao soh 2 até qdo o kart ficara nas maos de 10 pessoas , sei lah acho q estou em outro mundo ,, hoje entendi porque no ligth soh sai motor para alguns quem pode pode mesmo..pais mais fraquinhos de grana seria interessante nos fazermos nossas reunioes e descidirmos o que seria melhor para nossos filhos ,,sei la o melhor é largar tudo e correr a corridinha do lima na aldeia lah pode tudo e o custo eh muito mais viavel,,,jah disse uma vez ,,nao se forma mais pilotos de talento e sim pilotos que podem pagar ,,se o massa o rubinho e o senna sair da formula 1 nao existira mais pilotos brasileiro nesta categoria ,, se tds olharem nao tem ninguem que possa chegar lah , pq tudo culpa de quem comanda o esporte q acha q quer correr tem q ter dinheiro ou seja se forma piloto de dinheiro e o verdadeiro talento fica de fora ,,,,perdoe o desabafo mais eh a pura verdade quem tem dinheiro compra os campeonatos para o filho ser campeao.

  • 25/11/2011 07:25 Adilson Baldin

    nossa fazer uma categoria soh mirim e cadete eh uma loucura,,,,,por favor nao faça isso eh colocar em risco uma criança sem experiencia nenhuma ,,, pais por favor fiquem foraa disso se aceitar a responsabilidade eh toda sua jah vi muito menino se machucar entenda quem esta correndo perigo é seu filho e nao quem faz e assina a forma de competiçao ,,pense a responsabilidade é de vcs PAIS.

  • 27/11/2011 15:33 Mauricio Gershenson - Shopkart

    Acabar com a categoria Mirin e simplesmente andar para traz pois enquanto na Europa fala-se de começar a correr com 4 anos nós estamos andando contra maré, A Categoria Mirin é uma das bases do Kartismo e do Automobilismo, eu vivo de venda de peças e digo que uma categoria que realmente tem custo baixo tem que continuar, temos que pensar em quantidade e no futuro
    Outra coisa é o Pneu amarelo, vejam que a diferença de preço é pouca ou quase nada e nossos pilotos profissionais estão aprendendo a correr de pneu de Indoor, la fora o pneu é mais mole e muito melhor, por favor acordem pensem no futuro...

  • 29/11/2011 00:01 Nando Trevisan

    REDICULO ESTAS PESSOAS ACHAREM QUE O CUSTO DO KART ESTA NO PNEU... SOU A FAVOR DE PNEU AMARELO PARA TODAS AS CATEGORIAS... o unico pais que categorias como senior, junior e novatos tem que andar de PNEU PARA INDOOR...

  • 29/11/2011 01:55 Fabrizio Petecof

    Pessoal, em relação às categorias de base, os fatos necessitam ser analisados com mais atenção em minha modesta opinião como "cliente consumidor". Ao final de 2010, tínhamos uma categoria Mirim com grid médio de 20 karts, batendo recordes e mostrando competitividade.
    Naquele momento, foram tomadas decisões radicais e sem prévio aviso, validas imediatamente, onde escrevi por aqui e fui criticado por alguns e obrigado a acreditar que a CBA tinha razão de agir daquela forma. Pois bem, os números da categoria em 2011 mostrou as consequências! Acabaram com a categoria, sua competitividade, com corridas federadas com até 2 karts na Mirim, que é a categoria de entrada desses novos clientes do esporte. Quem assistiu esse ano e viu os 2 ultimos sabe do que estou falando.
    Agora, no entanto, querem discutir só em 2013 se essa categoria vai continuar? Os srs além de estarem usando 2 pesos 2 medidas, só podem estar de brincadeira, manter uma categoria com "meia dúzia" depois do que já fizeram esse ano, qual o resultado disso? Porque tanto "zêlo" agora? São por essas políticas baratas q esse esporte é ruim no Brasil e vemos eventos de 500 pilotos mundo afora.
    E na Cadete continuará a diferença de até 3 anos de um piloto pra outro, "quase nada" para crianças dessa idade...

  • 29/11/2011 18:25 Claudio Fernandes

    Amigos, respeito a opinião de todos e concordo com a maioria, NÃO EXISTE A MENOR POSSIBILIADADE DE SE ESTINGIR A MIRIM, todos ja devem ter visto crianças iniciantes "tentando" simplesmente treinar não digo competir, apenas treinar com meninos da cadete, a diferença é brutal. O meninos com 9 ou 10 anos tem muito mais maturidade que as "crianças" de 6 e 7 anos.
    Com a extinção da mirim, devemos ter cada vez menos competidores, porque não existe a menor condição de crianças (6 a 8 anos) competirem com meninos (9 a 10 anos. Realmente acho que todos deveriam se mobilizar para que a CBA nem imagine colocar esse assunto em pauta. Abraços a todos.

  • 29/11/2011 21:40 Fabrizio Petecof

    Claudio, vc tem toda a razão sem duvidas, mas veja a decisão que tomaram no final do ano passado. Usei seus argumentos num dos fóruns mais comentados do Kart Gaúcho e fui duramente criticado por várias pessoas! Apoiado por meia dúzia. E deu no que deu! Acho q não voltarão atras nas idades, mas a categoria morreu essa e a verdade!

  • 30/11/2011 13:34 Claudio Fernandes

    Fabrizio, Concordo que o grid deste ano foi bem "magro" em virtude da alteração do regulamento, mas a categoria mirim so vai conseguir ter um grid mais volumoso se eles realmente a manterem, com relação a isso eu tenho plena certeza, caso contrario as crianças de 6 a 8 anos vão ficar apenas treinando e não competindo.

  • 01/12/2011 07:14 Adilson Baldin

    claudio,,fabrizio vcs estao corretamente certo do q estao dizendo veja soh meu filho hoje eh junior fez 1 ano de cadete um de junior menor e agora um de junior e agora eh graduados tudo isso depois das mudanças no ano passado qual responsabilidade tenho eu como pai e falar para meu filho vc nao vai correr ,,eh a mesma coisa q dar um tiro nele e acabar com a carreira dele ,entrar para a graduados com um ano soh eh muito pouco de experiencia , mas fazer o que? meia duzia de pessoas se reunem e resolve como eles querem e nos ficamos de fora de tudo isso ou vc aceita ou muda de esporte , acabar com a mirim eh uma falta de responsabilidade total nao voltar com a graduados B para pilotos menos experiente tbm competir com pilotos de mais de 20 anos na graduados com pilotos de 14 e 15 anos eh a mesma coisa que dar soco em ponta de faca quem vai se machucar ,, enfim o que estou escrevendo mesmo eles nao irao ler eh simplesmente um absurdo....

  • 13/12/2011 19:34 Diogo

    ja nesse ano pilotos de 14 e 15 anos entraram na categoria graduados e foram competitivos nos campeonatos nacionais e tenho certeza de que todos eles diriam que esse ano foi o que mais adquiriram experiencia alem de correr com grids de ate 40 karts