A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio
da Comissão Nacional de Kart (CNK), tem trabalhado de forma incessante na busca
por melhorias na modalidade base do esporte no país. Seja na organização das
competições, na homologação dos produtos, no treinamento dos oficiais ou, na
melhoria dos procedimentos, a palavra de ordem é inovação.
Nesse sentido, a CNK tem apresentado importantes avanços,
principalmente no que tange a inclusão de aparatos tecnológicos aos eventos.
Leitores de códigos de barras para os pneus e medidores de indução elétrica dos
combustíveis já têm sido usados regularmente e, com isso, a agilidade e
confiabilidade nos procedimentos de vistoria técnica aumentou
consideravelmente.
Após visita ao Mundial de Kart 2017, na Inglaterra, os
presidentes Waldner Bernardo (CBA) e Pedro Sereno (CNK) identificaram alguns
novos equipamentos de medição que podem auxiliar ainda mais o trabalho dos
comissários técnicos. Assim, especificamente para os procedimentos de controle
de pneus e medição dos motores, a temporada 2018 terá importantes novidades.
MOTORES – Para a
medição dos motores a CBA adquiriu uma Bureta Eletrônica. O equipamento da
marca Titrette, modelo Classe A Brand, com capacidade de 50ml conta com
precisão certificada de 0,001 ml. Com este produto poderá ser determinada, com
a maior precisão possível, a capacidade volumétrica da câmera de combustão dos
motores, assim como se eles se enquadram nos regulamentos específicos para cada
categoria.
A CNK irá recomendar a todas as federações que utilizem o
processo de medição por meio da bureta digital para os cabeçotes introduzidos
no mercado este ano, ou seja, aqueles que apresentam válvulas de alívio de
pressão. Para os cabeçotes antigos o procedimento de medição com a bureta
convencional deverá ser mantido. A partir do Brasileiro deste ano o processo de
implantação dos novos cabeçotes já terá sido concluído e, com isso, as medições
deverão ser realizadas somente com a bureta digital.
PNEUS – Com o
objetivo de detectar o uso de produtos proibidos para o aumento de aderência
dos pneus, a CBA comprou o MiniRae Lite. Este equipamento tem sido amplamente
utilizado nas competições internacionais e permite determinar, em cerca de três
segundos, se naquela superfície foi aplicado algum tipo de produto diferente do
determinado como padrão. Assim, de maneira rápida e precisa, os comissários
poderão ter a certeza da lisura nos pneus de todos os concorrentes.
“Vivemos em um momento
da história em que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e, mais do que
isso, se renova em uma velocidade absurda. Temos estudado muito as inovações
que surgiram nas competições internacionais, como o Mundial, WSK, SKUSA, etc e,
na medida do possível, iremos incrementar cada vez mais os nossos processos de
vistoria”, comentou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.