O Clube de Kart do Ceará, na busca contínua pelo desenvolvimento e evolução do kartismo, abre as portas do ano novo com uma excelente notícia. Em parceria com a WR Motores, de São Paulo, uma das empresas mais conceituadas e tradicionais do esporte no Brasil, o Clube de Kart do Ceará está trazendo para o Estado o motor Honda 400cc de 30 HP.
O motor é desenvolvido nos Estados Unidos especificamente para competições oficiais de kart de alta performance, é mais leve e mais ágil e possui componentes especiais de alta dureza e resistência. Além de mais durável e requerer menos manutenção, é capaz de atingir quase 9.000 rotações por minuto e desenvolver uma potência aferida no dinamômetro de 30 HP.
Em termos práticos, um dos pilotos cearenses, Ítalo Rachid, vem testando este motor no Kartódromo Aldeia da Serra, São Paulo, há quase um mês. Os resultados dos testes na pista de Aldeia demonstraram que este motor é capaz de ficar a apenas 0,3 décimos de segundo atrás do motor dois tempos Parilla especialmente preparado para a categoria Sudam C. Comparando-se com a performance do motor 400cc convencional que é utilizado na atualidade, este motor é capaz de tirar mais de 4 (quatro) segundos por volta. Isto significa, por exemplo, que os melhores tempos recentemente registrados para o Circuito número 1 do Kartódromo Internacional Júlio Ventura no Eusébio, que giram em torno de 49.90 segundos, serão reduzidos para algo em torno de 45 segundos.
Para que os pilotos tenham a oportunidade de sentir na própria pele as emoções e a adrenalina proporcionadas pela pilotagem desta máquina, o Clube de Kart do Ceará estará disponibilizando para todos os pilotos de kart e do automobilismo cearense um dia inteiro de testes no Kartódromo Internacional Júlio Ventura. O teste está agendado o próximo sábado (10) a partir das 9 horas da manhã.
A idéia dos cearenses é criar já em 2009 uma nova categoria que vai se chamar Super 400 e que utilizaria como propulsor exatamente o motor Honda 400cc de 30 HP. Esta evolução, se aprovada pelos pilotos, trará ainda mais emoção e competitividade ao kartismo cearense em 2009, além de tornar o Ceará o primeiro Estado no Brasil a adotar este motor em competições oficiais.