O capítulo final da disputa pelo título da Fórmula 3 Italiana neste domingo (24) em Monza teve final feliz para o Brasil, com a conquista do gaúcho Cesar Ramos, de 21 anos. Mais uma vez, a corrida foi repleta de emoções, com uma briga intensa entre os ponteiros até a bandeirada final. Ramos fechou a temporada com chave de ouro, vencendo pela terceira vez no campeonato.
Além do título, a comemoração também foi grande pela premiação. Os três primeiros no campeonato farão um teste com a equipe Ferrari de F-1, no dia 2 de dezembro, em Vallelunga. Será a primeira vez que um gaúcho vai acelerar um carro da principal categoria do automobilismo mundial.
Ramos também é o primeiro brasileiro campeão da Fórmula 3 Italiana. Antes, o também gaúcho Marcello Ventre havia sido vice-campeão em 1993. Criada em 1964, antes de Ramos, apenas outros três pilotos não italianos haviam conquistado o título: o holandês Donny Creves/1998, o sueco Peter Sundberg/1999 e o sérvio Milos Pavlovic/2002.
"Estou muito feliz. Nosso objetivo esse ano era brigar pelo título e ter a chance de testar com a Ferrari, o que será muito importante para o futuro da minha carreira", comemorou Ramos, que já havia vencido em Vallelunga e Hockenheim este ano, conquistando oito pódios nas 16 corridas. O brasileiro, que corre pela equipe BVM Target Racing, encerrou o campeonato com 161 pontos, descartando os dois piores resultados.
O monegasco Stephane Richelmi, segundo na corrida de ontem, foi o vice-campeão, com 153 pontos. O italiano Andrea Caldarelli ficou em terceiro, com 148. Ambos também testarão com a Ferrari.
A conquista do título
Depois de ter feito a pole na corrida de sábado (23) e ter vivido um drama antes da primeira curva, quando levou uma batida de Richelmi, Ramos foi para os boxes com a suspensão traseira esquerda danificada, conseguiu voltar em último, foi ultrapassando um a um, chegou a estar em terceiro e, nas voltas finais, com o problema da suspensão acentuado, terminou em oitavo.
Na etapa deste domingo, como os oito primeiros largavam em posição invertida, Ramos partiu do oitavo lugar. "Consegui passar ileso na primeira curva e depois vim ultrapassando um a um, até chegar em quarto lugar", contou.
A partir daí, os quatro que brigavam pelo título iniciaram uma disputa intensa. Um passando o outro. "Foi uma luta. Para quem estava de fora, acho que foi um teste cardíaco, mas consegui manter a tranqüilidade e, faltando cinco voltas, assumi a liderança e segurei até o final. Foi uma final digna de filme de cinema. Não era para ser sábado. Tinha de ser hoje (domingo) e desta forma mesmo. Foi uma final inesquecível", declarou o gaúcho de Novo Hamburgo.
Ramos deve vir para o Brasil nos próximos dias. "Quero descansar um pouco e já começar a me preparar para esse teste com a Ferrari", finalizou o novo campeão.
Veja como ficou o campeonato, com descartes:
1. C. Ramos BVM - Target Racing 161 pontos
2. S. Richelmi Lucidi Motors 153
3. A. Caldarelli Prema Junior 148
4. D. Mancinelli Team Ghinzani 138
5. S. Campana Lucidi Motors 114
6. C. Zanella JD Motorsport 90
7. J. Krohn RP Motorsport 66
8. S. Buttarelli Team Ghinzani 50
9. E. Liberati Prema Junior 44
10. G. Chaves Eurointernational 44