Como já havia previsto, o brasileiro Caio Collet (All Road
Management / Matrix Energy Trading), da equipe Birel ART Racing, disputou no
último final de semana (23 e 24) um dos campeonatos Mundiais de Kart mais
competitivos de sua carreira, no PF International Kart Circuit, em Brandon, na
Inglaterra. Foram quase noventa pilotos de mais de 20 países e, para alegria
dos donos da casa, o título da forte categoria OK ficou com o britânico Danny
Keirle.
Collet lutou muito e, apesar de algumas dificuldades, conseguiu
estar entre os 34 pilotos que disputaram a final. Após os treinos livres, na
sexta-feira (22) os competidores foram divididos em três grupos para as tomadas
de tempo. Os dois primeiros grupos enfrentaram condições de pista mais
favoráveis. Mas os pilotos do grupo 3, onde estava Collet, acabaram sendo
prejudicados com a mudança da pista.
Mesmo assim, no seu grupo, o brasileiro conquistou um bom
resultado e finalizou em sétimo. No entanto, na soma que formou o grid, foram
consideradas as voltas mais rápidas de todos os pilotos, o que favoreceu os
primeiros grupos. Collet terminou em 37º.
Com isso, nas baterias classificatórias (divididas em seis
grupos), Collet partiu sempre da 13ª posição e foi para cima, mostrando ritmo
forte e fazendo inclusive a melhor volta em uma delas. Ele conquistou um nono,
um décimo e dois 11º lugar, mas se envolveu em uma batida e não completou uma
das baterias. O resultado deixou o piloto em 33º lugar no grid para a Final.
O brasileiro fez o que pode e acelerou forte no difícil
traçado de 1.382 metros. Mesmo com poucos pontos de ultrapassagem, ele chegou a
ganhar dez posições na Final, cruzando a linha de chegada em 23º. No entanto,
após a disputa, Collet acabou perdendo duas posições, já que em virtude de
algum toque a posição do bico de seu kart estava alterada.
“A tomada de tempos
foi dividida em três grupos e, pelas variáveis que existiam, o grupo 1 acabou
enfrentando melhores condições de pista e depois ela foi piorando. Eu estava no
grupo 3 e fiquei em sétimo, mas como o resultado final somou as melhores voltas
de todos os pilotos, acabei terminando em 37º”, explicou Collet.
“Nas baterias
classificatórias, consegui me recuperar e lutar para estar entre os dez
melhores, mas na penúltima delas, que eu estava muito bem, acabei me enroscando
com outro kart e não completei. Isso me deixou atrás no grid para a Final”,
contou.
“Se não tivesse
acontecido isso, eu largaria melhor e teria mais chances de brigar por um
resultado mais positivo. Saindo em 33º, fiz o que pude. Largar lá atrás é
sempre confuso e essa pista é difícil de ultrapassar”, continuou o paulista
de 15 anos que integra o grupo de pilotos da All Road Management de Nicolas
Todt.
“Apesar de não ter
sido o resultado que esperávamos, trabalhamos bastante desde o início da
competição e o equipamento evoluiu, foi melhorando. Estávamos mais competitivos
nas baterias classificatórias, o que atrapalhou mesmo foi largar mais atrás”,
completou Collet, que em 2015 foi terceiro colocado na disputa de seu primeiro Mundial,
colocando o Brasil no pódio depois de 17 anos.