O paranaense Cláudio Cantelli Jr.(Agrícola Cantelli) iniciou no último final de semana (13 e 14/5) uma série de compromissos no kartismo internacional. Ele competiu em Angerville, que fica nos arredores de Paris, na França, na abertura do Europeu de Kart, campeonato que perde em importância apenas para o Mundial.
Cláudio Cantelli Jr. competiu na Fórmula A, categoria considerada “top” no kartismo mundial e sofreu com alguns problemas no início da competição, que acabaram por se refletir em sua performance final. Logo na tomada de tempos, que definiria o grid de largada para os 64 pilotos inscritos, o grupo do qual Cantelli Jr. fazia parte foi prejudicado pela pista molhada. O outro grupo acabou pegando a pista mais seca e o que poderia ter sido um bom resultado para Cantelli Jr. no grid de largada, acabou se transformando numa 59a posição, já que praticamente todos os 32 pilotos deste grupo se posicionaram à frente do grupo do piloto paranaense.
“Eu tinha me classificado em 17o e se o outro grupo tivesse se classificado com a pista nas mesmas condições, acho que poderia ter ficado entre os 35 primeiros. A minha posição no grid me obrigou a largar em 30o em todas as provas classificatórias e ficou muito difícil para mim obter resultados que me colocassem em condições de me classificar para as provas finais”, explicou Cantelli Jr., que é o atual Campeão Brasileiro da categoria Graduados B.
Outro problema aconteceu na primeira prova classificatória, quando logo na largada o piloto brasileiro recebeu uma batida por trás, que lhe tirou da pista e da prova. Com isto, o representante da Agrícola Cantelli começou sua luta para obter classificação para as finais com 32 pontos negativos.
“Isto também foi decisivo para eu não me classificar. Já saí com o máximo de pontos negativos possível em uma prova classificatória. Além da dificuldade normal que eu sabia que enfrentaria, estes problemas extras foram decisivos para eu ficar de fora das finais”, avaliou Cláudio Cantelli Jr.
O piloto da Agrícola Cantelli prepara-se agora para disputar a final do Sul-Brasileiro, que será realizada de 26 a 29/5 em sua cidade, Guarapuava (PR). Mas já sabe que terá outros compromissos internacionais, como a disputa das duas outras etapas do Europeu e o Campeonato Mundial, que neste ano será realizado em Portugal.