O tetracampeão brasileiro de Kart, Clemente Faria Júnior (Oi / Banco Rural / Barbosa Melo / RM Sistemas) estará a partir desta sexta-feira (23) entre os 81 melhores pilotos do planeta na disputa do Campeonato Mundial de Kart, na cidade de Braga,
Este ano Clemente Faria Júnior foi o único brasileiro a disputar o Campeonato Europeu de Kart completo. Competindo pela equipe holandesa PDB Racing, ele conseguiu chegar as finais da última rodada, na Itália. “O Europeu é praticamente um Mundial. Foi um ano de muito aprendizado que agora poderei usar no Mundial”, explica Clemente.
Outro fator que Clemente Faria Júnior chama a atenção é o entrosamento com a equipe comandada por Peter De Bruijn, chefe da PDB Racing. Correndo praticamente há um ano na equipe ele já se sente “em casa”. “Estou bem entrosado principalmente com meu mecânico. Trabalhamos juntos durante todo o Europeu de Kart e já sei como ele trabalha e ele sabe como eu trabalho. Isso na hora do Mundial é muito importante. Estes detalhes podem fazer uma enorme diferença”, comentou Clemente, que ainda tem como companheiros de equipe mais dois brasileiros: os paulistas Pedro Nunes e Rafael Suzuki. A delegação brasileira conta ainda com mais quatro pilotos: Sérgio Jimenez e Mário Romancini, também de São Paulo; além dos paranaenses Gabriel Dias e Cláudio Cantelli.
Clemente Faria Júnior traçou como objetivo neste Mundial de Kart alcançar a classificação para as finais, ou seja, terminar o ano entre os 34 melhores kartistas do mundo. Para isso, Clemente terá que superar inicialmente a fase eliminatória da competição. Após a disputa das tomadas de tempos, os pilotos são divididos em cinco grupos. Cada concorrente disputa quatro provas eliminatórias e a soma de pontos perdidos obtidos nesta fase determinam os 34 finalistas do Mundial. “Cheguei nas finais do Europeu e sei que tenho condições de chegar nas finais também
O Mundial de Kart 2005 tem inicio nesta sexta-feira (23) com treinos livres durante todo o dia. No sábado (24), depois de um warm-up os pilotos realizam a tomada de tempos. Neste mesmo dia já começam as provas classificatórias que serão disputadas até o domingo (25) pela manhã. Após o encerramento da fase eliminatória os 34 classificados disputam a bateria pré-final (10h30) e a final as 12h40 (horários de Brasília) do próprio domingo. O Brasil não conquista o título mundial de kart desde 1998, quando o paulista Ruben Carrapatoso sagrou-se campeão.