publicidade
03/10/2006 19:45

Douglas Hiar aprovou participação na Copa do Mundo

Fonte: Extrabold Press - Nei Tessari


Foto: Divulgação


O kartista Douglas Hiar (Tx Wear/ RG518) já esta da volta de sua primeira competição de kart na Europa. No ultimo fim de semana (1º de outubro) ele disputou a Copa do Mundo de Kart, que foi realizada em Angerville, França. O campeonato, que tem supervisão da CIK/FIA, contou com 67 pilotos de todas as partes do mundo e teve como campeão o francês Mike Courquin. Segundo Hiar, sua pouca experiência internacional atrapalhou no resultado final da competição. “Aprendi muito na pista. O campeonato e o kart são muito diferentes do que eu estou acostumado a usar aqui no Brasil. Mas valeu pela experiência e por tudo que eu pude aprender”, disse Hiar que terminou o campeonato na 40ª posição.

 

Competindo pela italiana MGM Racing, a maior dificuldade de Douglas Hiar na França foi aprender sobre o kart. Diferente dos motores 125cc utilizados no Brasil, na Europa os propulsores são de 100cc e refrigerados a água. “Tive que ‘reaprender’ a acelerar aqui. Como o motor é mais fraco, não tem tanta arrancada, então você tem que contornar melhor as curvas e tentar sair o mais ‘redondo’ possível, senão perde tempo”, explicou. Hiar também teve que se acostumar com a frente do kart. “O estilo que eles montam a frente do kart, faz você ter de virar menos o volante para contornar a curva. Tive que aprender isto também”, completou o bicampeão brasileiro de kart em 2005 e 2006.

 

Depois de marcar 44º melhor tempo na tomada de tempos, Douglas Hiar ficou no grupo D. Todos os pilotos foram divididos em cinco grupos para quatro baterias classificatórias. “Na primeira prova fui para a pista mais cauteloso para saber como são as provas. Estava na 14ª colocação quando recebi um toque e cai para trás. Terminei em 16º. Na segunda prova, a temperatura baixou muito e o kart escorregava na pista mais fria. Terminei em 13º. Na terceira bateria tentei uma nova estratégia largando por fora. Mas peguei um adversário rodado no meio da curva e perdi muitas posições (19º). E na ultima prova, já com chuva, fui o 5º no warm-up, e novamente acidentes de corrida me impediram de andar entre os primeiros. Fui o 18º”, narrou Douglas. “Infelizmente não atingi meu objetivo que era ir para as finais da Copa, mas aprendi muito nesses três dias competindo lá”, completou o kartista de 16 anos que por seis pontos não chegou as finais da coetição.

 

Depois da Copa do Mundo, Douglas Hiar volta suas atenções para as competições regionais e a Copa do Brasil. No Campeonato Paulista e Paulista Light RBC, Douglas briga pelo título, e na Copa Brasil, ele disputará pela primeira vez na categoria Graduados A, a principal do Brasil. “Gostei muito da Copa do Mundo. Agora é me concentrar e brigar pelos títulos aqui no Brasil”, finalizou Hiar.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!