publicidade
27/09/2006 11:58

Douglas Hiar pronto para seu maior desafio

Fonte: Extrabold Press - Nei Tessari


Foto: Extrabold


O kartista Douglas Hiar (Tx Wear/ RG518) de 16 anos começa nesta semana sua primeira experiência no kartismo europeu. Ele está na França, mais precisamente em Angerville, a cerca de 50 km de Paris, para a disputa da Copa do Mundo de Kart que tem inicio no dia 28 deste mês e termina no domingo, 1º de outubro. A competição é disputada em paralelo ao Mundial de Kart, na mesma pista e fazendo parte da programação do evento organizado pela CIK-FIA (Comissão Internacional de Kart). A diferença é que o Mundial de Kart é disputado pela categoria Fórmula A – a elite da modalidade – e a Copa do Mundo, pela ICA, que é a categoria de acesso à Fórmula A. Hiar vai competir pela equipe italiana MGM Racing com chassi Birel, motor Parilla e pneus Vega. “Estou bastante contente com a chance de disputar a Copa do Mundo. Será uma experiência muito boa para a minha carreira”, disse Hiar que é bicampeão brasileiro de kart (2005 e 2006).

 

A disputa da Copa do Mundo premia a temporada 2006 de Douglas Hiar. Melhor estreante no Campeonato Pan-Americano (5º colocado) e bicampeão brasileiro de kart, o kartista nascido em São Paulo sabe da importância de uma competição na Europa. “É tudo novo para mim. Desde a língua, até o kart que vou usar. Espero que isso seja uma prévia do que eu vou encontrar daqui para frente na minha carreira”, contou o kartista.

 

Este kart diferente que Douglas Hiar se refere, muda principalmente na parte do motor em relação aos que correm no Brasil. Os campeonatos de kart na Europa são disputados com motores dois tempos, refrigerados a água e de 100 cilindradas. Já no Brasil, os propulsores também são de dois tempos de ciclo, mas têm 125 cilindradas e são refrigerados à ar. Outro fator que pode fazer diferença para Douglas é a pista bastante emborrachada. “Primeiro vou ter que me adaptar ao kart diferente. Este na Europa tem menos potência, então temos que guiar mais ‘redondo’ para não perder velocidade nas saídas de curva. Depois tentar virar rápido com pista emborrachada. Nestas competições, onde tem muitos pilotos, o traçado pega muita borracha”, disse Hiar.

 

Para esta edição da Copa do Mundo, 75 pilotos de várias partes do mundo estão inscritos.  A competição começa na quinta-feira (28) com treinos livres e na sexta-feira é disputada a tomada de tempos. As provas classificatórias serão disputadas no sábado e domingo pela manhã. Na parte da tarde do domingo, os 34 melhores kartistas disputam a bateria pré-final e a final. O piloto que vencer a final, independente dos resultados das outras baterias, é o campeão da Copa do Mundo.

 

Nesta edição da Copa do Mundo, além de Dougas Hiar, o Brasil também será representado por Nathan Silva.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!