O piloto Gabriel Dias já está na pista onde, a partir da próxima semana, enfrentará o maior desafio de sua carreira. Gabriel chegou segunda-feira em Braga, Portugal, acompanhado de seu mecânico Luis Moro, e já está treinando para fazer sua estréia no Campeonato Mundial de Kart, que reunirá 81 pilotos de diversos países do mundo inteiro.
Sua preparação para o mais importante campeonato do kartismo mundial prevê treinos em Braga até hoje (14/9). Amanhã Gabriel Dias viajará para Parma, na Itália, onde deverá treinar a partir de sexta-feira já com a equipe italiana MGM, pela qual disputará o Mundial. No primeiro dia de treinos em Parma, Gabriel Dias testará os componentes do chassi e no sábado será vez de colocar em teste os motores que serão utilizados no Mundial.
“Será uma experiência fantástica, onde o principal objetivo será ganhar muita experiência. Minha principal dificuldade residirá na pista emborrachada, algo que não temos na grande maioria das competições no Brasil”, disse Gabriel Dias, 15 anos, o mais novo dentre os 81 pilotos inscritos no Mundial.
No Mundial, Gabriel Dias utilizará chassi Birel, motor Parilla e pneus Bridgestone, o que é considerado pelo piloto como um bom pacote técnico. “Apesar de não ser uma equipe oficial de fábrica, terei um belo equipamento, que me permitirá fazer um bom papel neste meu primeiro Mundial. Eu espero poder me classificar para as provas finais, o que já terá sido algo muito bom nesta primeira participação”, avaliou Gabriel Dias.
Gabriel Dias terá, em sua equipe, a companhia de dois outros pilotos brasileiros, que já competiram em outras edições do Mundial. Mário Romancini disputou o Mundial no ano passado e Sérgio Jimenez é velho conhecido na competição e em 2000, na mesma pista, foi o autor da pole-position. “Ter como companheiros de equipe dois pilotos experientes como eles é importante, pois a delegação brasileira deverá se ajudar mutuamente, buscando para todos o melhor resultado possível”, finalizou Gabriel Dias.
O kartismo brasileiro terá sete representantes nesta edição do Campeonato Mundial de Kart, que será disputado de 22 a 25 de setembro. Além de Gabriel Dias, Mário Romancini e Sérgio Jimenez, o Brasil terá Rafael Suzuki, Claudio Cantelli Jr., Clemente Faria Jr. e Pedro Nunes.
O formato de disputa do Mundial prevê que os 81 pilotos inscritos, divididos em cinco grupos, disputarão diversas provas classificatórias entre si. Com os resultados obtidos nestas classificatórias, serão definidos os 34 pilotos que terão direito de competir na pré-final e na final, esta última a que definirá o Campeão Mundial de 2005.