Pouco mais de um mês após sua etapa inaugural na Itália, o
Campeonato Europeu chega à Espanha neste fim de semana para a segunda de um
total de cinco etapas, em um palco inédito. Inaugurado em 2015, o circuito
Fernando Alonso vai sediar pela primeira vez um evento oficial da CIK-FIA,
órgão responsável pelo kart na Federação Internacional de Automobilismo.
Embalado por sua primeira vitória na categoria OK em uma das baterias
classificatórias em Sarno, Gianluca Petecof almeja um resultado ainda melhor
desta vez.
Com 1.390 metros de extensão, o traçado conta com trechos
inspirados em famosas pistas do automobilismo mundial, como a sequência de
'S' de Suzuka, a primeira curva do circuito espanhol de Jarama e a
última curva deValência, e também a chicane da pista de Parma, uma das mais
tradicionais do kartismo, que não recebe mais corridas. Assim, a pista está
sendo considerada uma das mais difíceis do calendário, o que pode trazer ainda
mais equilíbrio às disputas, já que mesmo os pilotos mais experientes ainda não
dominam as características do traçado. Por isso, os treinos livres, que
começaram nesta quarta e vão até sexta-feira, são tão importantes, para
adaptação dos pilotos e desenvolvimento dos equipamentos. No complexo
localizado perto de Oviedo, cidade-natal do bicampeão de F1 Fernando Alonso, há
também um museu e uma escola de pilotagem para crianças e jovens, em meio a uma
bela paisagem no Principado das Astúrias, no norte da Espanha.
Correndo pela equipe Tony Kart, Gianluca tem feito uma
temporada de constante evolução até aqui, em seu primeiro ano na categoria OK -
que tem 75 inscritos de mais de 20 países diferentes. O representante da
Academia Shell Racing tem se destacado sempre entre os mais rápidos em todas as
competições que participou, mesmo correndo contra pilotos mais velhos e
experientes. Na primeira etapa do Europeu, Petecof teve um dos pontos altos do
ano, ao vencer uma das corridas classificatórias após largar em 10º lugar.
Porém, devido a incidentes nas outras baterias, não conseguiu classificar-se
para a final, e então, busca retomar a rota ascendente no campeonato.
Após os treinos livres, os pilotos fazem a tomada de tempos
no sábado, que definirá a divisão de grupos (5 no caso da categoria OK) e a
posição de largada nas baterias classificatórias, quando todos os grupos se
enfrentam entre si. Os competidores recebem pontos de acordo com os resultados
dessas corridas, e os 34 melhores colocados depois dessa fase disputam a
corrida final da etapa, que acontece no domingo, a partir das 10h15 (horário de
Brasília).
'Chegamos para a
disputa em nova pista no calendário, que não conheço, e muitos dizem que é uma
das mais difíceis do campeonato, então a ideia era aproveitar bastante os três
dias de treino para me adaptar bem ao traçado. Na primeira etapa, na Itália,
tive um ponto alto do ano, que foi vencer minha primeira classificatória, mas
também tivemos alguns incidentes nas outras baterias, e infelizmente não foi
suficiente para ir para a final. Agora, o objetivo é chegar nas
classificatórias forte, disputando as cinco primeiras posições em todas, para
largar mais para frente na final e buscar um bom resultado no top-10, ou quem
sabe, até mais que isso', disse Petecof.