O mês de setembro marca uma data histórica na carreira do ex-piloto e empresário paulistano Gastão Fráguas Filho.
Em 1995, na cidade francesa de Valence, Fráguas se consagrou Campeão Mundial de Kart correndo contra competidores de peso, como o piloto de F1, Jenson Button, e o ex-piloto de F1 e atual piloto da IRL, Giorgio Pantano. O campeonato contava com 115 pilotos e foi um dos mais equilibrados da categoria. A disputa foi intensa, mas Fráguas levou a melhor.
Correndo pela equipe italiana Tonykart, 12 vezes campeã mundial, Fráguas foi o destaque da competição. Na bateria final, após grandes disputas trecho a trecho de todo o circuito, o brasileiro ultrapassou Jenson Button e cruzou a linha de chegada para subir no degrau mais alto do pódio.
Hoje, após 10 anos da conquista do título, o único que Ayrton Senna lamentava não ter, Fráguas dedica-se à sua empresa, a GP Management, que presta serviços de marketing esportivo, promoções, eventos, planejamento e gerenciamento de carreira de atletas em geral. Fato interessante é que um de seus clientes é o também Campeão Mundial de Kart, Ruben Carrapatoso. “Após meu último ano de carreira, resolvi dedicar minha experiência à formação de novos talentos”, comenta Fráguas. “Atualmente, minha empresa gerencia e assessora pilotos em diversas categorias”. Afinal, em 15 anos de automobilismo, o piloto não conquistou apenas títulos, mas também conhecimento e ótimos contatos no meio esportivo.