Henri Forest viveu várias experiências e desafios novos no último final de semana (21 a 24 de abril), na disputa da primeira etapa do Troféu Academia - tradicional campeonato organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A competição aconteceu no circuito francês de Essay, e contou com uma disputa bem acirrada entre os 51 pilotos de 39 nacionalidades diferentes. Fazendo sua primeira competição na Europa, o maranhense de 14 anos destacou o aprendizado e evolução ao longo da semana.
Forest havia feito há algumas semanas uma preparação específica na Europa, treinando na pista de Essay, porém, só a partir dos testes oficiais da etapa que ele teve contato com o equipamento a ser usado na competição, que é igual para todos os pilotos. O maranhense também encontrou uma situação de pista bem diferente, muito mais emborrachada - o que dificulta a pilotagem -, já que além do Troféu Academia, uma etapa do Campeonato Europeu também estava sendo disputada no mesmo evento.
Os treinos livres aconteceram entre quinta e sexta-feira, com sete sessões de 20 minutos cada, e Henri mostrou uma grande evolução a cada saída para a pista. No sábado foi realizada a tomada de tempos, que definiu a posição de largada nas duas baterias classificatórias, no mesmo dia. Na primeira corrida, o maranhense terminou em 20º após avançar sete posições durante as 9 voltas. Na segunda prova, ele cruzou a linha de chegada em 17º, o que lhe garantia um lugar nas corridas finais, porém, foi penalizado porque o bico de seu kart havia se soltado. Dessa forma, Henri teve de participar de mais uma corrida classificatória, na manhã de domingo, onde 22 pilotos brigavam por apenas seis vagas. O maranhense fez uma das três melhores voltas da prova e completou em 10º.
Apesar de não ter se classificado para a final da etapa, Henri ressaltou o bom trabalho e entrosamento com seu mecânico, além de conhecer melhor o formato do campeonato e seus adversários, e se sente muito mais preparado e confiante para as próximas rodadas.
Como apenas os 19 melhores colocados somaram pontos para a classificação geral, o campeonato segue completamente aberto. A segunda etapa do Troféu Academia, de um total de três, acontece entre os dias 23 e 26 de junho, em Portimão, Portugal, enquanto a última rodada está marcada para a primeira semana de setembro, em Kristianstad, na Suécia.
Henri Forest é patrocinado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e conta com o incentivo da Fribal Franchising, pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
\"O campeonato tem um nível alto, com karts e motores iguais para os 51 pilotos, que são todos muito bons, então o equilíbrio é bem grande. Tive algumas dificuldades que já eram esperadas por ser minha primeira competição na Europa, mas consegui me adaptar rápido e aprender demais nesse fim de semana. Foi uma pena tomar a punição por causa do bico do kart e assim ficar fora das finais, mas ainda temos duas etapas, e estou muito confiante para as próximas rodadas. Vou continuar treinando muito, tenho algumas corridas no Brasil nesse intervalo, e sei que em Portugal vamos brigar por melhores posições e somar bons pontos para o campeonato\", avaliou Forest.