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16/09/2014 17:32

Kartódromos brasileiros passarão por processo de homologação para receber Academy Trophy

Fonte: Dinho Leme Comunicação


Foto: Divulgação

Velopark é um dos três kartódromos com homologação CIK/FIA no Brasil


Confirmada no último sábado (13) a realização da versão sul-americana do Academy Trophy, torneio de kart organizado pela Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo (CIK/FIA) em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) a partir de 2015, responsáveis por federações estaduais e proprietários de kartódromos particulares já se mexem buscando receber uma das três etapas do torneio.

Para que um kartódromo possa receber uma das etapas do Academy Trophy é necessário que ele receba a homologação da CIK/FIA. Para isso, diversas praças precisarão passar por melhorias para receber esse reconhecimento. "Vejo um momento propício a todas as federações e clubes de automobilismo se dedicarem a ter um circuito homologado pela CBA e pelo CIK/FIA", comenta Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM) e responsável por viabilizar a criação do torneio.

Atualmente no Brasil, existem três kartódromos homologados pelo CIK/FIA: o Raceland, em Pinhais (PR), o Velopark, em Nova Santa Rita (RS) e a Brasil Kirin Arena, em Itu (SP), local que sediou o Campeonato Brasileiro deste ano. Porém, as três praças esportivas também terão de passar por vistorias, uma vez que a atual homologação vence ao final deste ano.

Para que os três kartódromos supracitados possam manter esse reconhecimento do CIK/FIA e outras praças brasileiras conquistem-na, a CBA iniciou um cronograma de planejamento para que diversos kartódromos possam se adaptar para receber o Academy Trophy. "Estamos em fase de preparação de um planejamento de uma homologação nacional de circuitos para que, em um segundo momento, eles ganhem também a homologação dos comissários do CIK. Este é um trabalho conjunto entre o Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) e as Comissões Nacionais de Kart (CNK) e de Circuitos (CNC)", comenta Rubens Gatti, presidente do CNK.

Guerra destacou ainda a importância de todas as federações estaduais se empenharem para obter este reconhecimento do CIK. "O mais importante é que todos os Estados trabalhem para que a gente tenha kartódromos com todas as condições de receber uma prova do CIK-FIA", conclui.

Para Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, a chegada deste campeonato ao Brasil trará muitas mudanças ao atual cenário do kartismo nacional. "Não tenho dúvidas de que a realização do Academy Trophy sul-americano promoverá uma revolução ao nosso kart. Este é um passo importantíssimo para nos equipararmos à Europa, que possui as principais competições desta modalidade", comenta Pinteiro.

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