publicidade
18/01/2007 16:56

Luto no kartismo mundial. Morre Ernest Buser, Presidente da CIK durante 21 anos

Fonte: FIA


Foto: Karting.ch


O kartismo mundial está em luto. Morreu ontem na França o suíço Ernest Buser, Presidente da Comissão Internacional de Karting durante 21 anos. Buser esteve no Brasil em diversas oportunidades a partir de 1991, quando fazia as homologações internacionais de equipamentos brasileiros para a CIK/FIA. 1999 marcou a última visita de Buser ao Brasil, quando da inauguração do Kartódromo Raceland Internacional, na ocasião muito elogiado pelo dirigente.

 

Conforme declarações de Pedro Sereno, Presidente da Comissão Nacional de Kart, dadas ao site Allkart, Ernest Buser foi uma pessoa muito importante para o kartismo brasileiro. “Ele introduziu todas as normas e motores usados, para tentar padronizar o país com o resto do mundo. Depois desta ajuda dele, pudemos, através da CNK, homologar produtos e equipamentos. Não só para o Brasil o Buser foi importante. Hoje o kart mundial está no nível de profissionalismo que está por causa do seu período à frente da CIK – FIA. Foi a perda de um amigo para mim”, disse Pedro Sereno ao site Allkart.

 

A FIA divulgou a seguinte nota, lamentando o falecimento de Ernest Buser.

 

“A FIA e a CIK oferece suas sinceras condolências à família Buser pela triste notícia da morte de Ernest C. Buser.”

 

“Durante sua vida, Ernest Buser deu enorme contribuição ao esporte a motor e ao kartismo em particular. Ele foi Presidente da CIK (Comissão Internacional de Karting) de 1978 a 1999 e membro do Conselho Mundial de Motor Sport da FIA durante longo período. Em homenagem a este trabalho para a FIA e CIK, em 2000 Buser foi nomeado Vice-Presidente Honorário da FIA.”

  • 19/01/2007 09:08 Eduardo Kaixa

    Nós da MINI, ficamos muito triste com o falecimento do Sr. Ernest Buser, poís foi um dos dirigentes que mais deu apoio e ficou muito feliz, com a nossa participação, por sermos uma fabrica Sul-Americana, e pela primeira vez num Campeonato Europeu e Mundial, aonde nos elogiou na vitória conquistada de uma etapa Européia e nossa participação e apresentação da Equipe Mini no Mundial de Braga-POR, representando a América do Sul.
    Por isso ficamos muito triste, e entendemos que o Kartísmo não somente mundial estará de luto, e sim o Brasileiro, por tudo que Buser, como era conhecido fez.
    são votos da família MINI.
    Kaixa