Pentacampeão brasileiro de Kart, o piedadense Sérgio Jimenez embarcou na última quarta-feira (14/9) para a Europa, onde buscará um feito inédito em sua carreira: conquistar o título do Campeonato Mundial de Kart, que será disputado entre os dias 22 e 25 de setembro no Kartódromo da cidade de Braga, em Portugal. Cerca de 85 pilotos estão inscritos para a disputa na categoria 100cc, que conta com as maiores estrelas do kartismo mundial, entre elas o italiano Davide Forè, atual campeão. “Estou muito animado para esse Mundial. Espero desta vez não bater na trave, mas finalmente subir no lugar mais alto do pódio e conquistar este título que tanto sonho”, afirmou Jimenez, que disputou a edição de 2004 pela equipe do ex-piloto de F-1 Alessandro Zanardi.
Nesta temporada, porém, Jimenez retorna ao time onde competiu o Mundial de 2000, também em Braga, quando marcou a pole position, e o Europeu do ano seguinte, a italiana MGM Racing, ao lado de dois brasileiros: Mário Romancini e Gabriel Dias. Além dos três, o Brasil também será representado pelos pilotos Cláudio Cantelli Jr., Clemente Faria Jr., Rafael Suzuki e Pedro Nunes. “Essa equipe é a mesma que corri em 2000 e 2001. Eles são muito competentes e fizeram um bom trabalho quando corri com eles. Acredito que vai dar para fazer um trabalho muito bom”, avaliou o piloto, que correrá com chassi Birel e motor Parilla, e será assessorado por Luiz Sérgio Santos, o “Zé Bolão”, um dos melhores preparadores de chassi do Brasil e que havia acompanhado Jimenez no bom desempenho em Portugal.
Como parte de sua preparação, antes de seguirem para Braga, Jimenez e todos os integrantes da equipe MGM estarão nesta sexta-feira (16/09) em Parma, na Itália, onde farão um dia de testes. “Iremos para a Itália avaliar os motores que levaremos para o Mundial. Estarei na pista com o Romancini e o Dias, onde escolheremos os melhores propulsores entre os que estão sendo oferecidos para nós”, explicou o octacampeão paulista de kart.
Sobre a pista do Mundial, Jimenez tem boas recordações dela, pois foi lá que marcou a pole position em 2000 e agora quer se tornar o quarto brasileiro a vencer a competição, junto de Guga Ribas (1986), Gastão Fráguas (1995) e Ruben Carrapatoso (1998). “É uma pista bem seletiva e que me agrada, pois possui um misto de boas retas e um miolo travado. Braga possui todos os tipos de curvas possíveis, é uma grande pista. Já a conheço e isso é uma vantagem”, completou o piloto de maior experiência da delegação brasileira que embarca para a Europa.
Os 85 pilotos que participarão do Campeonato Mundial de 2005 serão divididos em cinco grupos (de A até E), de acordo com os seus tempos no treino de classificação (os cinco mais rápidos serão os pole positions de seu grupo), que disputarão baterias classificatórias entre si. Com a computação dos pontos perdidos, os 34 melhores participarão da corrida pré-final, cujo resultado servirá como grid para a final que apontará o Campeão Mundial.