Após uma temporada completamente dedicada ao kartismo europeu, com não mais que cinco corridas oficiais em território brasileiro, o piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil | Tear Têxtil | Lalubema | Patrus Transportes | Milplan | CEMIG | ART), de Belo Horizonte, desembarcou esta semana no Autódromo Internacional de Napoli, na Itália, onde disputará contra quase 90 competidores de sua classe a primeira etapa do Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA.
A competição, destinada a pilotos com idades entre 13 e 15 anos, tem neste ano a sua primeira edição. A Comissão Internacional de Kart - CIK/FIA anteriormente promovia o Campeonato Mundial apenas para as classes KF (Graduados) e KZ (karts com câmbio). Porém, com a crescente demanda dos jovens da categoria Júnior por uma competição realmente representativa, a entidade internacional decidiu, então, promover a competição a partir de 2013.
Para elevar a bandeira verde amarela em mais uma competição no velho continentem Sette Câmara terá ao seu dispor o vitorioso time com que tem trabalhado desde o ano passado, a equipe oficial da fábrica de chassis ART Grand Prix. O equipamento, baseado nos chassis de mesmo nome, motores TM e pneus LeCont estarão sob os cuidados do mecânico Roberto Maroccom que conta com mais de 20 anos de experiência com karts. No comando de toda a estrutura está o chefe da equipe Armando Fillini, um dos mais conhecidos nomes da cena do kartismo mundial.
O Kartódromo de Sarno já contou com a presença de Serginho em outras ocasiões. A última passagem do mineiro por lá foi na terceira etapa do WSK Euro Series deste ano. Seu traçado, de 1.700 metros, conta com duas grandes retas, duas curvas de alta, e um longo trecho de seguidas curvas muito técnicas, de baixa velocidade.
Os treinos livres começaram ontem e seguem até a manhã desta sexta-feira. Neste período de testes, pilotos e equipes buscarão cada detalhe para extrair o melhor de seu equipamento em busca dos milésimos que podem fazer a diferença na tomada de tempos. Na última sessão de hoje, com o tempo de 1m08s030 Serginho fez o décimo melhor tempo.
"Estamos muito confiantes em uma boa participação. No Mundial desse ano serão duas etapas, essa aqui em Sarno e a segunda no Bahrein. Treinamos aqui na semana passada e conseguimos tempos competitivos. Ontem, aproveitamos que a pista ainda estava um pouco suja para fazermos alguns testes, inclusive com outro modelo do chassis. Estamos preparando um kart muito rápido e, com certeza, meu objetivo é lutar para conseguir um tempo entre os dez primeiros para as classificatórias. Quanto mais à frente eu largar, menor a chance de me envolver em acidentes e, com isso, posso buscar resultados mais expressivos para, então, buscar um resultado bom na Pré-Final e Final", comentou o piloto de 15 anos.