Terminou neste domingo (1º) a 1ª Super Copa do Mundo. O evento, destinado a competidores da categoria KF Junior (13 a 15 anos), teve representantes dos cinco continentes e foi disputado no Kartódromo de PFI, na cidade de Brandon, no norte da Inglaterra. Único brasileiro no evento, o mineiro Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil | Tear Têxtil | Lalubema | Patrus Transportes | Milplan | CEMIG | ART), de Belo Horizonte, finalizou a competição na 15ª posição após ter andando entre os 10 primeiros na bateria Pré-final.
O fim de semana de Sérgio começou de forma bastante intensa. Desde a quarta-feira (28) até a tarde de sexta-feira (30) os pilotos foram submetidos a 16 sessões de treinos livres, onde puderam fazer uma completa adaptação à pista, assim como ajustarem seus equipamentos para o seletivo circuito britânico. Apresentando diferentes dificuldades para os pilotos, o maior desafio dos times foi exatamente encontrar um equipamento que apresentasse bom rendimento na pista toda.
Sette Câmara, junto com a equipe oficial da ART Grand Prix, foi um dos pilotos que teve problemas para acertar o equipamento. Reclamando da falta de aderência desde os primeiros treinos, ele, seu mecânico Roberto Marocco, e o engenheiro Danielle Farela foram a cada sessão buscando novas soluções para que o kart ficasse mais "dócil" para ser guiado.
A tomada de tempos foi disputada no final de tarde de sexta-feira e, com a marca de 56s781, ele garantiu a 19ª posição para a largada das três corridas classificatórias, que seriam disputadas no sábado. Nestas corridas, que tem o grid determinado pelo resultado da tomada de tempos, Serginho fez o possível para ganhar posições. Largando de uma posição desfavorável, ele lutou muito e ao final das provas, que tiveram oito voltas, finalizou em 22º a primeira e 14º nas outras duas.
Somando-se a pontuação das três provas, Sette Câmara conseguiu garantir o 18º lugar para a largada da Pré-Final. Esta prova foi disputada no final da manhã. Após uma largada sensacional, o piloto logo pulou para a 12ª posição e, duas voltas depois, já era o décimo. Acontece, porém, que um problema na parte elétrica de seu motor fez com que o kart se apagasse na saída de uma das curvas da parte mista e, com isso, o piloto caiu várias posições. Ele conseguiu voltar e, numa pequena recuperação, terminou em 15º, garantindo assim um lugar na oitava fila do grid de largada da final.
Animado com o bom rendimento do equipamento na corrida anterior, Sérgio alinhou seu kart confiante em uma boa prova Final. Com toda a parte elétrica substituída e após duas voltas de apresentação, a corrida foi autorizada, mas, infelizmente, as chances do brasileiro chegar ao pódio se esvaíram ainda na primeira curva. Após uma batida logo à sua frente o piloto foi desviar a acabou sendo acertado por outro concorrente que acabou rodando o seu kart. Bem atrás do pelotão, Serginho seguiu na prova. De forma profissional ele conseguiu ganhar ainda várias posições e finalizou o campeonato na 15ª posição.
"Este campeonato foi criado em 2013 pela CIK/FIA e, para os pilotos da categoria Júnior, foi como uma preparação de luxo para o nosso Mundial, que será disputado em outubro na Itália e novembro no Bahrein. Temos ainda vários ajustes para fazer em nosso conjunto de motor/carburador/chassis, mas, acima de tudo, acredito no trabalho da minha equipe e tenho certeza que teremos chances reais de lutar pelo título mundial", comentou o piloto de 15 anos.