Começa efetivamente amanhã (quinta) o que talvez possa ser descrito como maior desafio da já vencedora carreira do piloto Felipe Fraga. Desde ontem, acompanhado de Irineu Fraga, seu pai, e do preparador Zé Bolão, ele está na Alemanha para a disputa da 1ª etapa do Troféu Academia, criado pela CIK/FIA e que terá a presença de 34 pilotos de todo o mundo, um representante por país. A competição começa no circuito de Wackersdorf.
Conversamos há instantes com Felipe Fraga pelo MSN e ele nos contou como estão os preparativos para a estreia na competição.
“Chegamos ontem e fomos direto para o hotel. Dormi bastante por causa do fuso horário”, conta Fraga. “Nesta quarta acordamos cedo e fomos para a pista, estou muito ansioso”, relata.
Felipe Fraga conta que deu em torno de 10 voltas, ainda a pé, e que achou a pista muito boa. “É no estilo do Velopark, muito grande e com uma estrutura muito boa. Tem nove curvas, de alta, de baixa, e bem larga”.
Uma das curiosidades da competição é o Edukarting, um quiz onde já existem 21 perguntas previamente conhecidas e respondidas para cada etapa. Os pilotos devem estudar e na sexta-feira de cada etapa a manhã fica reservada para que os pilotos respondam a estas perguntas, sempre institucionais, falando sobre a CIK/FIA e sobre a área técnica e desportiva, segurança, história do kartismo, etc. “Temos que estudar muito, pois já vale pontos para o campeonato. Um software vai sortear 10 das 21 perguntas e tenho que acertar se eu quiser brigar pelo título”, conta Fraga.
Nesta quinta-feira começam as reuniões e montagem dos karts. “Ainda não sei da programação detalhada, vão nos passar tudo nessas reuniões, mas é possível que na tarde desta quinta tenhamos um treino”, especula o representante brasileiro.
Todos os 34 pilotos do Troféu Academy competirão com chassi Parolin, motor FIM e pneus Dunlop. “Nesta quinta teremos o sorteio dos karts. É como uma seletiva, só que ficamos sempre com o mesmo kart, o mesmo conjunto”, compara Felipe Fraga.
Um fato curioso, mas que serviu para animar ainda mais Felipe Fraga, aconteceu na tarde desta quarta-feira, já na pista de Wackersford. E quem conta é o próprio Felipe Fraga. “A chefe da Parolin me viu e afirmou ‘você é o brasileiro que ganhou cinco títulos nacionais e o pan-americano e vai representar o Brasil no Troféu Academia. Certo?’. Cara, ficamos de boca aberta, ela sabia mais de mim do que eu mesmo”, brinca Fraga. “Nossa, fiquei muito feliz, ela que comandava tudo e me conhecia. Isto aumentou ainda mais meu ânimo”, relembra Fraga.
Sobre as expectativas para a estreia, Fraga foi categórico. “Sempre vou para uma corrida confiante na vitória, não importa a dificuldade. Vou me esforçar ao máximo e estou muito confiante. Sei que não será fácil, mas vamos trabalhar duro para sair daqui da Alemanha na liderança do campeonato”, finaliza.