O jovem piloto brasileiro Victor Schoma (Adidas / EPUC / JBM), apoiado por seu preparador Kaio Mauro (Mauro Competições), foi uma das boas revelações da primeira rodada Troféu Academia CIK-FIA, disputado no último final de semana na França.
Schoma nunca tinha treinando na pista de Essay, local da disputa do Troféu Academia, programa para revelação de talentos destinado a pilotos entre 13 e 15 anos, e saiu-se muito bem na primeira parte de seu compromisso.
Depois de destacar-se nos treinos, quando liderou e esteve sempre entre os mais rápidos, Victor já era visto como um dos pilotos com chances de conquistar um pódio. E, dentre os mais de 50 participantes, registrou o sétimo melhor tempo no treino classificatório.
Nas disputas, Victor esteve sempre no pelotão da frente e conquistou um 5º e um 9º lugar nas classificatórias, resultados que o credenciaram a ir para a semifinal e final com amplas possibilidades de brigar pelas primeiras posições.
Na Final, porém, o sonho do brilhante piloto brasileiro acabou na primeira volta, quando recebeu um toque traseiro que o tirou da pista e da corrida. Após as disputas terem sido encerradas, o pai do piloto inglês campeão da etapa foi até o box de Victor Schoma e o parabenizou por seu talento e por sua grande apresentação durante toda a disputa.
Outros importantes elogios que o garoto brasileiro recebeu foram dos integrantes da equipe Tony Kart, que enalteceram seu excelente desempenho durante toda a disputa, ainda mais por ser sua primeira participação.
A participação de Victor também foi bastante elogiada por Giovanni Guerra, representante da CBA que acompanhou a delegação brasileira. “Estamos orgulhosos pela apresentação do Victor, agora é erguer a cabeça e continuar o trabalho que está sendo muito bem realizado para as próximas disputas”, definiu Guerra.
“Eu, como mãe de piloto, posso dizer que fiquei muito emocionada em ver o crescimento do meu filho e apaixonada com a estrutura do kartismo da Europa. Agora entendo por que todos dizem que a verdadeira base do kart está na Europa, é simplesmente fantástico”, declarou emocionada a mãe do piloto. “Agradeço ao Giovanni Guerra por ter escolhido meu filho para representar o nosso país e por ter acreditado nele. Continuaremos trabalhando para obter ótimos resultados”, disse Vivienne Schoma.
As etapas seguintes acontecem em Portugal entre os dias 24 a 26 de junho e a terceira na Suécia entre 2 a 4 de setembro. Victor Schoma ainda representará o país na disputa do Mundial da categoria, que acontecerá no Bahrein.