Com 100 corridas na carreira, sendo 17 só na Europa, e mais de 300 largadas, o piloto nordestino Victor Uchoa (Hotel Sombra e Água Fresca/ Baterias Moura), de apenas 13 anos, terá pela frente o maior desafio da sua carreira de 18 a 21 de setembro, em Essay, na França. O CIK-FIA World KF & KF-Junior Championship, ou Campeonato Mundial de Kart, organizado pela Federação Internacional de Automobilismo, reunirá pilotos de todo mundo, sendo apenas cinco do Brasil. O piloto promoverá uma coletiva de imprensa, na próxima quinta-feira (11), às 16h, na Churrascaria Sal e Brasa, em Natal, para falar sobre sua participação.
Para enfrentar esse grande desafio, o piloto potiguar irá contar com uma grande equipe para apoiá-lo. Uchôa terá o suporte da Scuderia PCR, da Itália, responsável por revelar talentos como o piloto de F-1, Kimi Raikkonen.“É uma grande felicidade correr por uma equipe como a PCR. O Kimi já correu por eles e chegou na Fórmula 1, que é o meu grande sonho. Tenho certeza que terei grandes profissionais me orientando e fazendo um grande trabalho junto comigo”, vibra o piloto.
Com apenas 13 anos de idade, Victor irá correr na categoria KF Junior, para pilotos até 15 anos. “Serei o primeiro nordestino a enfrentar esse desafio. Sei que nessa categoria vou enfrentar adversários prestes a completar 16 anos, o que na nossa idade é uma diferença considerável. No entanto, sou acostumado a correr com kartistas mais velhos e vou encarar o maior desafio da minha carreira”, destacou.
Para Uchôa, o desafio inicial é ser o melhor brasileiro entre os 94 pilotos de 27 países, o que não será uma missão fácil, uma vez que os outros quatro pilotos brasileiros estão muito bem preparados. “São apenas cinco pilotos do Brasil. É uma competição muito dura, a mais difícil da minha carreira até hoje. Então, quero muito ser o melhor piloto do meu país na prova. Vou enfrentar concorrentes como Mick Junior, filho de Michael Schumacher, que é um dos meus ídolos, e o filho de Jean Alesi, o Giulliano Alesi, outro grande nome do automobilismo. Ser o melhor brasileiro já será muito bom, mas quem me conhece sabe que eu entro na pista sempre de olho no topo da classificação”, garante o piloto.
A dinâmica da prova terá 94 pilotos iniciando a competição. 68 kartistas passam para a pré-final, com apenas os 34 melhores correndo a final. Para Victor, a competição será a melhor forma de se preparar para encarar o desafio da categoria Fórmula. “Estou negociando para iniciar no próximo ano os treinos na categoria Fórmula. Então, correr um Mundial de Kart certamente será a melhor maneira de fazer uma preparação em grande estilo”, comenta Uchoa.
O evento será transmitido para todo o mundo através do site FIA e por tv’s da Europa. Victor Uchoa conta para o desafio com os patrocínios da Baterias Moura, do Hotel Sombra e Água Fresca, e com o apoio da Prefeitura do Natal e da MMKT.