No último sábado o Kartódromo Beto Carrero foi palco das provas finais da 5ª Copa das Federações, competição que reuniu os três melhores classificados nas competições estaduais do Brasil. Dentre eles estava Vinicius Ponce (Everlast Energy Drink / ULV / SOS Ambulâncias / D2 Motorsport), que novamente mostrou excelente desempenho ao conquistar dois pódios.
A temporada 2015 teve um brilho especial para o paulista de 13 anos, que viveu seu primeiro ano na categoria Júnior de forma positiva. Dentre suas principais conquistas podem ser citados o vice no Top Kart Brasil, a quarta posição no Campeonato Brasileiro pela Sudam Júnior, o 5º lugar na Copa Brasil e o terceiro lugar no Skusa. E, neste final de semana, o vice na Copa das Federações e a conquista da vaga no Troféu Academia da FIA.
Rápido e competitivo em todas as competições que participa, Vinicius levou uma boa bagagem de experiência para o circuito de Santa Catarina na última semana, o que ficou comprovado ao liderar e integrar o "top 3" das sessões de treinos por diversas vezes. Na tomada de tempo, a chuva marcou presença em Penha durante todo o dia e o paulista não conseguiu se colocar bem, marcando o terceiro tempo para a largada das duas corridas classificatórias.
Sem ao menos completar duas voltas na primeira corrida classificatória, Ponce acabou abandonando a prova depois de colidir com um adversário e sair da pista. Mesmo retornando à prova, ele optou por abandonar, com o pensamento de poupar equipamento para as provas seguintes. Ponce teve resultado bastante diferente na segunda corrida do dia e venceu, assegurando a quarta posição, na segunda fila, no grid de largada da corrida final.
Decidido a resolver a prova logo nas voltas iniciais, o paulista seguiu as orientações de seu preparador e menos de três curvas após a largada já liderava. Mesmo com um ritmo constante, Vinicius acabou sendo superado por outro adversário e finalizou as 20 voltas da corrida na segunda posição. Pela disputa da vaga no FIA Academy Trophy, evento disputado de forma paralela às provas da Júnior, Ponce venceu e será o representante do Brasil na competição internacional que acontece em 2016.
“A vitória é sempre o que buscamos, ainda mais em um campeonato nacional. Estivemos perto da conquista, mas infelizmente a partir da metade da prova o rendimento do kart começou a diminuir e ficou difícil de manter a ponta. Neste momento minha preocupação era manter o segundo lugar, que além de um bom resultado no atual momento, me garantia no Troféu academia”, disse Ponce, que ainda exaltou a importância de representar o país em uma competição internacional. “Conquistei a vaga para representar o Brasil no FIA Academy Trophy e isso será muito importante para minha carreira, já que terei a oportunidade de competir com pilotos de vários países”, finalizou.
Com duas competições pela frente para encerrar a temporada de 2015, no próximo sábado Ponce buscará o título da Copa São Paulo Light e do GP RBC em Aldeia da Serra. Na semana seguinte, ele disputará as 500 Milhas no Kartódromo de Limeira, no interior de São Paulo.