publicidade
10/04/2025 09:59

Classificatória da Regional Cup no DF acontecerá no kartódromo onde Ayrton Senna correu e hoje leva seu nome

Pista selecionará no dia 19 mais três finalistas para a Regional Cup deste ano nas categorias OK Júnior e OK; inscrições seguem abertas

Fonte: FG Com / Assessoria de Comunicação CBA - Kart


Foto: Arquivo

O Kartódromo Ayrton Senna


A 2ª classificatória para a final da 2ª edição da FIA Regional Cup Brasil, organizada pela CBA, acontecerá na próxima semana no kartódromo onde Ayrton Senna correu no Distrito Federal e que hoje leva o seu nome. O kartódromo foi o palco do Campeonato Brasileiro de 1977, disputado um ano após a inauguração da pista no Guará.

Na ocasião, Senna foi o segundo colocado na 100cc FIA Graduados, atrás do campeão brasileiro daquele ano, Walter Travaglini Filho, o Waltinho, um dos maiores rivais do tricampeão no kart e referência até hoje na modalidade, atuando como chefe de equipe.

A categoria 100cc FIA daquele ano pode ser comparada à OK FIA de hoje, as duas utilizados nos Mundiais de suas épocas.

“1977 foi o último ano forte da categoria 100cc FIA Graduados. Último ano porque os militares taxaram o kart também como supérfluo, fechando as importações. Como nessa categoria era quase tudo importado, ela foi acabando naturalmente”, contou Waltinho.

“Os pneus eram importados e os pneus novos não funcionavam bem. Portanto, todos tinham pneus usados e com diversas ‘durezas’. Fui pra Brasília uma semana antes e fiquei escolhendo os quatro pneus que eu achava que seriam os melhores para a final. Separei dois dianteiros e dois traseiros e deixei para as finais, que tinham três corridas e os dois melhores resultados determinariam o campeão”, continuou Travaglini, que nas provas classificatórias, reunindo cerca de 30 pilotos, ficou sempre entre os cinco primeiros.

“Ninguém deu bola para mim. Mas na primeira final do domingo coloquei os quatro pneus que havia separado e ganhei. Ninguém entendeu nada. Na segunda, ganhei também. Portanto, já era o campeão”, completou um dos maiores ícones do kart no Brasil.

Com 870 metros, o traçado do Kartódromo Ayrton Senna é muito seletivo e com vários pontos de ultrapassagem, curvas de baixa velocidade, curva de alta com raio longo e um S de baixa e um S de alta.

No dia 19, três pilotos serão classificados para a final da FIA Regional Cup em cada uma das categorias em disputa no kartódromo, a OK e a OK Júnior. As inscrições já estão abertas e os pagamentos podem ser realizadas por meio dos links:

OK
OK Júnior
Motores

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Federação de Automobilismo do Distrito Federal pelo WhatsApp (61) 98124-4474.

A programação para a etapa classificatória, que acontecerá junto com o Campeonato Brasiliense (Brasília Kart Series), já está disponível para download.

A final da Regional Cup Brasil terá 16 kartistas na decisão de cada uma das categorias OK. Os classificados em Brasília se juntarão aos pilotos já selecionados na primeira seletiva, realizada no mês passado na Granja Viana: Gabriel Koenigkan (atual campeão da Regional Cup), Nicolas Loretti, Heitor Dall´Agnol e Marcos Borenstein (OK) e Edward Kirst, Francisco Rocha, Raphael Gebara e Daniel Rebouças (OK Júnior).

Além das categorias OK, a grande final, em agosto, no Kartódromo de Imperatriz (MA), também englobará a categoria Mini, que realizará sua primeira classificatória no mês que vem em Interlagos. Na Mini, serão 12 finalistas.

Organizada pela CBA e com apoio da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA Regional Cup Brasil distribui uma das maiores premiações do kartismo atual.

Os campeões das três categorias passarão a integrar a Academia CBA de Pilotos e participarão das principais competições mundiais, com equipamentos, inscrição e equipes custeados pela CBA.

O vencedor da MINI disputará o ROK Super Final, em outubro, na Itália. Na OK Júnior e OK os campeões de cada uma delas estarão no Mundial FIA, em suas respectivas categorias, em setembro, na Suécia. Além disso, ainda haverá mais um prêmio para o vencedor da Seletiva OK N, que ganhará os mesmos benefícios para a disputa da Copa do Mundo OK N, em setembro, na Itália.

Os campeonatos de kart organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo contam com o patrocínio do Banco BRB, o 'Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro'.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!