A rivalidade entre brasileiros e argentinos no esporte vai muito além dos campos de futebol, onde ultimamente as coisas andaram extrapolando até mesmo o âmbito desportivo. No kart, categoria de base do automobilismo, uma concorrência muito mais saudável entre argentinos e brasileiros vem se acirrando nos últimos anos, especialmente com o surgimento de uma geração de jovens talentos nos dois países. Essa disputa chega ao ápice todos os anos com a realização do Campeonato Pan-Americano de Kart, cuja edição 2005 será disputada em Zárate, na província de Buenos Aires, na Argentina, a partir da próxima quinta-feira. "É a única chance na temporada que temos de nos confrontar. E dessa vez vai ser na casa deles, não vai ser nada fácil", prevê Clemente Faria Jr. (Oi / Banco Rural / Barbosa Mello), piloto mineiro que é o atual vice-campeão do torneio na categoria Sudam C, a mais importante do evento.
Clemente é um dos pilotos brasileiros com melhor retrospecto recente no Pan-Americano de Kart. Pole position do torneio em 2001 e 2003, Faria Jr. chegou a comemorar o título em 2004, no Uruguai, quando recebeu a bandeirada da prova final na primeira colocação. "Foi a corrida mais difícil da minha carreira. Chovia muito. Eu consegui a ultrapassar o (Franco) Vivian na última curva do circuito e logo depois recebi a bandeira quadriculada", lembra Clemente, referindo-se à ultrapassagem sobre o piloto argentino Franco Vivian. "Vibrei muito, mas depois me disseram que a corrida havia sido interrompida três voltas antes do final e que valeria o resultado da volta anterior à bandeirada", conta o atual tricampeão brasileiro de kart. "Tive que me contentar com o vice, mas o título ficou meio engasgado", confessa. O título acabou ficando com Franco Vivian. Esta foi a segunda conquista consecutiva para a Argentina, já que em 2003, em Viamão, no Rio Grande do Sul, Matías Milla sagrou-se campeão pan-americano.
Até o próximo domingo, 24 de abril, Clemente e um verdadeiro esquadrão de pilotos brasileiros terão a chance de reverter esse quadro a favor do Brasil. Além do piloto mineiro que venceu as três últimas edições do Brasileiro de Kart na categoria Sudam C, destacam-se na delegação brasileira nomes como os paulistas Sérgio Jimenez – campeão pan-americano em 2002 – e Rafael Suzuki (melhor brasileiro classificado no Mundial 2004), que possuem ampla experiência internacional. Do lado argentino, o atual campeão da categoria Sudam C, Franco Vivian, é a principal aposta. A ele se junta Emanuel Bailheres, ambos competindo pela mesma equipe com chassis italianos CRG. A delegação brasileira se divide entre os chassis nacionais Kart Mini e os também italianos Birel.
"Pelo menos seis pilotos brasileiros possuem experiência e equipamento para brigar pelo título, mas o Pan é um torneio muito complicado, porque só a corrida final é que acaba valendo", avalia Clemente Jr., lembrando que após enfrentar uma maratona de tomada de tempos e baterias classificatórias e uma pré-final, o título continental é decidido em uma corrida única, onde o vencedor é aclamado campeão. A competição tem início em Zárate, 56km da capital argentina, nesta quinta-feira (21/4). No domingo serão disputadas as baterias pré-final e final. "Vai ser o campeonato mais difícil dos últimos anos. O resultado é imprevisível", sentencia Clemente Faria Júnior.