publicidade
04/07/2025 09:56

Com 573 pilotos, 80 karts e emoção do início ao fim, 2ª etapa do CEKI movimentou o Beto Carrero

Campeonato Endurance de Kart Indoor é organizado pela RA Racing

Fonte: RA Racing


Foto: Eduardo Beltrame

Pista molhada, céu cinzento e emoção do início ao fim marcaram a 2ª etapa do Campeonato Endurance de Kart Indoor (CEKI), realizada no último dia 28 no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC). Desta vez, o público acompanhou cada detalhe ao vivo pela transmissão oficial, que registrou mais de 8 mil acessos ao longo do dia — número que reforça a força do CEKI como o maior grid de endurance do kartismo nacional.

Com 573 pilotos e 80 karts, a etapa foi um verdadeiro laboratório de estratégia, comunicação e improviso. Desde os primeiros momentos de movimentação no paddock, a previsão de chuva obrigou a direção de prova, em conjunto com a Reis Motorsport, a definir a mudança de traçado antes mesmo do início dos treinos, priorizando a segurança dos pilotos em um layout mais seguro e técnico, reduzindo áreas de acúmulo de água e zonas de risco.

A largada foi feita em regime de Safety Kart. Logo nas primeiras voltas, as equipes precisaram reagir à situação de pista e revisões de estratégia em tempo real, enquanto a chuva ia e vinha, exigindo decisões rápidas — tudo narrado por Marcelo Fistarol e comentado por Daniel Silva, com entrevistas direto dos boxes conduzidas pela repórter Mariana Coelho, trazendo bastidores, reações dos pilotos e análises dos chefes de equipe, aproximando ainda mais o público de cada detalhe da disputa.

Além da tensão natural de uma prova longa, o clima instável provocou duas bandeiras vermelhas — a primeira, com 2h08 de prova, e a segunda, com 4h41 — que redefiniram o cronograma de revezamento de pilotos, cálculo de consumo e a tática de voltas rápidas nos momentos de pista mais estável. Entre relargadas, paradas estratégicas e reorganização de karts no grid, chefes de equipe e pilotos mostraram porque o CEKI é referência em endurance.

Nos bastidores, a estrutura de suporte — mecânicos, comissários, direção de prova, cronometristas, equipe técnica e a equipe de comunicação — garantiu que as interrupções fossem bem geridas, mantendo o regulamento, com análise de tempos e cálculo dos tempos de paradas.

Paralelamente, o engajamento do público se fez sentir nas redes sociais, com milhares de comentários, envios de mensagens ao Marcelo Fistarol, votação do Troféu da Galera e participação maciça de torcidas organizadas, que acompanharam a performance de seus pilotos favoritos curva a curva.

No centro de tudo isso, a Dragon ShoppCar (#47) mostrou força e leitura de pista para vencer na chuva, completando 196 voltas em 8h04min40s, enquanto a Turbo Snail Racing (#90) se manteve colada, cruzando a linha apenas 9 segundos depois. A Floripa Speed (#71) confirmou sua consistência, fechando o pódio e mantendo viva a disputa pelo título.

Veja o Top 10 da 2ª etapa do CEKI:
1. Dragon ShoppCar #47 — 196 voltas, 8:04:40.974
2. Turbo Snail Racing #90 — 196 voltas, 8:04:50.195
3. Floripa Speed #71 — 195 voltas, 8:05:19.611
4. RNK Endurance Team #96 — 195 voltas, 8:06:09.378
5. Dragon MedicalBlu #46 — 194 voltas, 8:04:44.672
6. Two Players F-Brave #10 — 194 voltas, 8:05:01.731
7. Team Picole Racing #41 — 194 voltas, 8:05:25.312
8. Unikart Racing T-Lap #14 — 194 voltas, 8:05:31.944
9. Kartcam Jotap Veículos #67 — 193 voltas, 8:04:45.166
10. Escuderia RS #58 — 193 voltas, 8:05:04.041

Mesmo com bandeiras vermelhas e pista escorregadia, as equipes de Kart Único (UK) mostraram resiliência e técnica. O pódio da categoria ficou assim:
1. Two Players F-Brave (#10) – 6ª colocação geral
2. Team Picole Racing (#41) – 7ª colocação geral
3. CA Kart (#43) – 15ª colocação geral

A disputa pelo título segue totalmente aberta, o que pode ser visto na tabela de classificação:
1. Dragon ShoppCar (#47) – 157 pontos
2. Floripa Speed (#71) – 146
3. Dragon MedicalBlu (#46) – 144
4. RNK Endurance Team (#96) – 131
5. Kart Brother’s (#27) – 127
6. Salva Racing Aguatop (#81) – 116
7. Unikart Racing T-Lap (#14) – 116
8. Alligators Bodebrown (#31) – 115
9. Turbo Snail Racing (#90) – 114
10. Two Players F-Brave (#10) – 111

Além do Top 10 e da categoria UK, o CEKI também reconheceu destaques individuais e coletivos com premiações ao final do evento:
Destaque da Prova: Livens Empreendimentos #42
Melhor Parada de Box: RNK Endurance Team — 07:00.045
Melhor Volta da Corrida: Escuderia RS (#60), Luiz Sena — 1:26.425
Pole Position: Salva Racing Aguatop (#82), com Marco Goulart
Troféu da Galera: Acelera Racing Team #26
Prêmio LIVE DO CEKI: Dragon Endurance Team
Maior Número de Posições Ganhas: MDK Racing #3 — 59 posições

Bastidores e parceiros: o CEKI que faz acontecer – A força dos bastidores foi determinante, com decisões rápidas da direção de prova, cronometristas atentos e uma estrutura robusta de mecânicos, staff de pista e comunicação direta com o público. Com mais de 8 mil acessos na transmissão, o público interagiu do início ao fim, consolidando o CEKI como o maior endurance de kart indoor do país. O evento tem a parceria de empresas que contribuem diretamente para sua realização e desenvolvimento, entre elas o Kartódromo Beto Carrero, responsável pela operação da pista; a Reis Motorsport, que faz a preparação técnica dos karts; além da Cowboys da Pizza, fornecedora oficial de alimentação; e a Pousadas By Bia, que apoia na hospedagem dos competidores.

A Forza Sport fornece os macacões e vestuário oficiais do campeonato, a Webhaus é responsável pela hospedagem dos sistemas do evento, a Zanoello é a responsável pela fabricação dos troféus e premiações oficiais, e a Alphatech, especializada em soluções para câmbio automotivo, também apoia o evento, bem como a Rôgga Construtora e por fim, a Kia Auto Premier.

Com duas provas concluídas, 573 pilotos inscritos e um equilíbrio ponto a ponto, o CEKI 2025 mostra por que é referência no kartismo brasileiro — e promete ainda mais emoção na reta final do campeonato.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!