A decepção estava estampada no rosto do brasiliense Rafael Rato, piloto da categoria Graduado, ao final das atividades na 12ª Copa Brasil de Kart, disputada entre os dias 13 e 16, em Palmas, capital de Tocantins.
Bem preparado para a competição, Rato foi à pista com boas expectativas para o certame. Para ele, além da disputa do título da Copa, estava em jogo a última vaga para a final da Seletiva Petrobrás de Kart, competição que dará R$ 105 mil como prêmio ao primeiro colocado.
Como a maioria dos demais competidores já havia conquistado as vagas em outras competições, as chances de Rato aumentavam ainda mais. Entretanto, a sorte não ficou ao lado do brasiliense. Logo na primeira bateria, após uma excelente largada – em que pulou da oitava para a terceira posição – Rato levou uma forte pancada na traseira, que fez o kart do adversário decolar e passar por cima do kart do brasiliense, quebrando até o volante do equipamento. Pouco depois, mais uma colisão traseira deixou o kart sem condições de continuar na prova, e o piloto abandonou.
Na bateria final, Rafael foi à pista sem chances de conquistar o título da Copa Brasil, mas ainda podendo obter a vaga na final da Seletiva. Determinado a cumprir esse objetivo, partiu da 18ª e última colocação e fez grande prova, completando-a na sexta posição.
Após a somatória de pontos, o gaúcho Felipe Donato terminou a competição dois pontos à frente de Rato, e ficou com a vaga. “Foi muito frustrante ficar fora da primeira bateria. Eu fiz uma largada muito boa e certamente iria pontuar muito bem e largar entre os primeiros na prova final. Os acidentes me prejudicaram muito”, lamentou o piloto, que completou: “Mas corridas são assim, nem sempre as coisas acontecem como prevemos. Agora vou me concentrar nas provas finais dos regionais e no planejamento da temporada 2011”.
Rafael Rato é líder da Copa Centro-Oeste, competição que será decidida no final do mês de novembro. Além disso, participará das etapas finais da Copa São Paulo Light de Kart em busca de uma vaga para disputar o GP RBC de Kart, certame que será realizado em dezembro e onde o piloto obteve a quarta colocação em 2009.