Na pista, Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts/ Roger Motorsport) foi avassalador. Cravou a pole position para a primeira bateria da categoria Mirim - com a marca de 53s816 -, venceu a sensacional disputa com Nathan William e Felipe Drugovich pela vitória e encerrou o primeiro dia de provas em Lauro de Freitas – município da região metropolitana de Salvador (BA) – como líder isolado da categoria na XI Copa Brasil de Kart, garantindo – de quebra – nova pole position para a segunda e última bateria do certame oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo.
Autorizada a largada para inicio da prova que definiria o campeão 2009 da classe de entrada no automobilismo nacional, Igor Melo manteve a dianteira, mas ainda na volta inicial foi superado por Felipe Druguvich. Na sexta passagem Melo recuperou a dianteira e mais três passagens recebeu o bote certeiro de Nathan William, que assumiu a liderança da corrida que já entrava em seu terço final.
Na tentativa imediata de recuperar a liderança, Igor ainda perdeu a segunda colocação, que recuperou duas voltas mais tarde e passando a acossar William na luta direta pela vitória e pelo titulo, já que William completara a primeira bateria na segunda posição e era seu mais direto concorrente ao titulo. Duas voltas depois Igor conseguia retomar a liderança, com Nathan recebendo forte combate de João Pedro Guim, o terceiro colocado.
Na volta final Nathan William conseguiu desenvecilhar-se de Guim, colando na traseira do kart de Igor. Restando apenas duas curvas para a apresentação da bandeira a quadros, Nathan William conseguiu espaço para dar sua ultima cartada. Colocou por dentro da curva que antecedia a Reta dos Boxes e, com melhor tração em seu micromonoposto, conseguiu pequena vantagem, para contornar a ultima curva na dianteira e cruzar a linha de chegada na primeira colocação, com Igor colado em seu parachoques traseiro.
Com o resultado da bateria final Igor Melo (Ligeirinho Express/ AMF Karting Parts/ Roger Motorsport) e Nathan William empataram em vinte pontos conquistados, mas ante o critério previsto em regulamento para tal situação – ordem de chegada da segunda bateria -, Nathan William levou o titulo de campeão, com Melo repetindo o resultado do Campeonato Brasileiro de Kart e conquistando o vicecampeonato.
“Foi um campeonato muito disputado, com vários pilotos lutando diretamente e com chances reais de titulo. O Igor foi muito bem, teve um bom kart nas mãos e foi um dos protagonistas desta edição da Copa Brasil, conquistando o vicecampeonato, que estamos comemorando muito. Tanto ele como o Nathan William estão de parabéns, pois mostraram em duas provas brilhantes que tem futuro no esporte e chegaram ao final do campeonato rigorosamente empatados em pontos conquistados”, esclareceu Roger Muneratto, chefe da equipe Roger Motorsport.
No próximo sábado (24/10) Igor Melo volta às pistas paulistas, para disputar no Kartódromo Aldeia da Serra a oitava rodada da Copa São Paulo Light de Kart.