O piloto do município de Santo André, no ABC Paulista, Eduardo Banzoli Filho (Daslu Kids / Corsa) enfrentará na próxima semana – entre os dias 11 e 15 – mais um torneio nacional de kart em 2005. É a Copa Brasil de Kart, que vai acontecer no Kartódromo Raceland, em Pinhais – região metropolitana de Curitiba (PR). “Estou pronto para chegar lá e acelerar”, disse, confiante, o piloto da categoria Júnior Menor.
A Copa Brasil tem um sabor especial para o líder da categoria Júnior Menor no Campeonato Paulista de Kart. Foi nesse torneio que Eduardo Banzoli Filho disputou pela primeira vez uma prova oficial de kart. A estréia, ainda pela categoria Cadete, aconteceu em 2002 na Copa Brasil realizada na cidade de Toledo, também no Paraná. “Não foi nada fácil aquela Copa”, resumiu Banzoli Filho. “Eu não sabia largar, era horrível”, lembrou com bom humor.
Na temporada 2004, quando conquistou o título Brasileiro de Kart pela categoria Cadete, Eduardo Banzoli Filho também disputou a Copa Brasil. No campeonato realizado na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, o piloto ficou apenas na 11ª colocação geral da competição depois de se envolver em um incidente na primeira bateria do torneio. “Bateram no meu kart logo na primeira corrida, aí não tive mais chances de brigar pela vitória”, lamentou Banzoli Filho.
Diferente do Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil é reconhecida por ser um torneio muito rápido, no qual o campeão é decidido em apenas duas corridas. Os pilotos têm direito a dois dias de treinos livres, fazem a tomada de tempos e disputam as duas corridas finais. Aquele que somar mais pontos é declarado o campeão. “São só duas corridas, então se você vai mal na primeira, fica muito difícil recuperar depois”, analisou o jovem piloto, explicando o porquê do seu resultado em 2004.
No dia 11, terça-feira, os pilotos de todas as categorias que disputam a Copa vão para os primeiros treinos livres na pista paranaense. Na quarta-feira (12) se repetem as duas sessões de ensaios para todos; na quinta serão realizadas as tomadas de tempo e, na sexta-feira e no sábado (14 e 15), acontecerão as duas baterias decisivas.