Uma grande experiência. É dessa forma que o piloto pernambucano, Guilherme Belfort, sete anos, avalia sua participação a 11º edição da Copa Brasil de Kart, que teve início na segunda-feira (5) e se estendeu até o sábado (10), no Kartódromo Ayrton Senna,em Lauro de Freitas (BA).
Apesar de ter terminado a disputa na 17ª colocação entre 21 participantes, o jovem kartista acredita que o resultado foi satisfatório, já que essa foi a sua primeira competição a nível nacional, o que lhe garante experiência no currículo e segurança para a disputa da próxima etapa do Campeonato Pernambucano, onde o piloto lidera na categoria Mirim.
“Não cheguei ao pódio, mas acredito que fiz uma boa corrida. Essa foi a primeira vez que corri em uma competição nacional. E tudo muda, pois os pilotos são mais experientes nas pistas. Porém, isso não me desanima e eu só penso no que essa competição me trouxe de positivo. Ganhei experiência e vou usá-la na próxima etapa do Pernambucano e nas próximos desafios fora do Estado”, garante o garoto.
Apesar da pouca idade, Guilherme Belfort sonha com uma carreira vitoriosa e tem um futuro traçado na determinação. Atualmente, o garoto cursa o segundo ano do ensino fundamental e, assim como na escola, o piloto esperar se destacar nas pistas brasileiras e internacionais.
“Quero ser um grande piloto, e para isso procuro ter uma rotina intensa de treinos, sempre procurando aperfeiçoar meus desempenhos e respeitando os meus adversários”, lembra Guilherme.
Mesmo sendo recente nos kartódromos, o garoto pernambucano tem uma relação antiga com o esporte, com um laço que vem desde o seu avô e deste para o seu pai, Carlos Teixeira.
“Ele sempre acompanhou o kart, apesar de ter começado a disputar mesmo competições no ano passado, quando correu no Campeonato Pernambucano e em uma etapa do Paulista. Meu pai corria de kart e eu também. Agora é a vez dele, e acredito em uma carreira de sucesso. O Guilherme tem espírito de piloto”, declara o pai orgulhoso.
No entanto, embora Guilherme tenha toda essa motivação, o garoto ainda sofre com um grave problema no esporte: a falta de patrocínio, o que muitas vezes acaba dificultando a participação do atleta em outras disputas.
“O esporte no geral sofre com a falta de patrocínio e o meu filho infelizmente não está fora desta realidade. Temos dificuldades em conseguir as passagens para ele disputar competições, o que dificulta o trabalho de qualquer profissional”, lamenta Carlos.
Felipe Massa e Rubens Barrichello em Paulista (PE)
Nos dias 19 e 20 de dezembro a cidade de Paulista, no interior pernambucano, estará recebendo os dois maiores nome do automobilismo brasileiro, Felipe Massa e Rubens Barrichello, na inauguração do kartódromo Tamboril, que é justamente patrocinador do jovem piloto Guilherme Belfort.
O garoto tem na imagem dessas duas feras do automobilismo brasileiro sua grande inspiração na carreira. “São os maiores nomes do nosso esporte. Acredito que o sonho de todo iniciante é chegar aonde eles chegaram. Um dia também quero ter o reconhecimento que eles têm”, finaliza Belfort.