publicidade
04/10/2012 16:09

EXTRA: Está cancelada a participação da F4 na Copa Brasil em Farroupilha

Fonte: Portal Kart Motor - Erno Drehmer



Com apenas dois pilotos inscritos no “DIA D” – 1º de outubro – a categoria F4 está fora da 14ª edição da Copa Brasil, que acontece na próxima semana em Farroupilha (RS). A confirmação oficial nos foi dada há instantes pelo presidente da CNK, Rubens Gatti.

O regulamento determinava que a categoria participaria da Copa Brasil condicionada ao fato de que tivesse pelo menos 15 inscritos no dia em que se encerrassem as inscrições antecipadas, ou seja, 1º de outubro.

“Estabelecemos uma data porque a RBC, que forneceria os motores, teria que colocar embreagens zero quilômetro, novas. Isso leva tempo e não poderíamos avisar a empresa de que a troca deveria ser feita em cima da hora de abrirmos a pista”, esclarece Gatti.

Como forma de incentivar a categoria, a CBA chegou a liberar a compra de dois jogos de pneus, um slick e um de chuva, que ficariam sob responsabilidade dos pilotos. A obrigatoriedade da compra de pneus ficou em apenas um jogo, para a tomada de tempos e duas baterias. Era uma economia de cerca de R$ 1 mil.

“Lamentamos, mas infelizmente não tivemos como manter a categoria nesta Copa Brasil”, finaliza.

No entender do Kart Motor não houve a mobilização necessária da categoria para atender a exigência da CBA, que “fez a sua parte” e facilitou um pouco a participação da F4 na Copa Brasil. Era necessário ter feito a inscrição e não apenas informar a intenção de correr.

  • 04/10/2012 23:46 Nelsão

    É uma pena a categoria está acabando em vários lugares (principalmente na granja viana onde começou)
    P.s. só em Itu que o campeonato tem + de 30 no grid

  • 05/10/2012 14:03 Lucas

    É o F4 veio para acabar com a Five Speed, e agora esta indo no mesmo barco.....

  • 09/10/2012 20:09 Lauro Queluz

    Não se pode julgar um fato isoladamente. A questão da F4 me parece clara, há uma "certa" má vontade de todos (organizadores, preparadores, fabricantes) com a categoria, que mesmo assim mostra força onde é incentivada. Veja ITU, que apos resolver criar uma nova divisão da F4 viu o numero de inscritos pular de 30 para quase 60 por rodada. É um numero + que expressivo, o que deve levar os organizadores a criar a Categoria Junior e S.Senior tb. Enquanto isto a categoria Parilla apresentou um Grid de 5 pilotos, o mesmo nº que vemos nesta lista inicial da Copa Brasil na Senior B(2) Senior A(6) S.Senior (5) e os nomes??? .... os mesmos de decadas atrás !
    O fato pura e simples de diminuir o nº de pneus não é suficiente numa categoria baseada no baixo custo de investimento. Muito certamente a despesa com transporte, mecanicos, estadia etc... superaria o gasto com o equipamento, imagina alguem saindo aqui de SP ?
    Quando do Brasileiro no Beto Carreiro, o nº de inscritos(16) só não foi menor pq a maioria dos participantes foi piloto de fabrica! Logico, o custo da inscrição ALTÍSSIMO + pneus em exagero e custo da logistica impediu que fossem pilotos independentes.
    Depois na 2ª fase em Cascavel, caiu a ficha da CBA quando a uma semana do evento da F4 sorteada,constataram que não haveriam inscritos, dai naquela base do improviso , resolveram abaixar o valor da inscrição, diminuir os pneus, e deu grid, só que um GRID regional num Campeonato Brasileiro, qual a representatividade ?
    Já está na hora da CBA "pensar" um Brasileiro exclusivamente para a F4 e F4 Super.
    A F4 precisa se mobilizar, deixar de ser tratada como de segunda classe, pq não devemos nos esquecer que os chassis, pneus, eixos...aluguel de pista, mecanicos etc... custam o mesmo preço pra quem anda de F4, então é de se pensar !