Com apenas dois pilotos inscritos no “DIA D” – 1º de outubro – a categoria F4 está fora da 14ª edição da Copa Brasil, que acontece na próxima semana em Farroupilha (RS). A confirmação oficial nos foi dada há instantes pelo presidente da CNK, Rubens Gatti.
O regulamento determinava que a categoria participaria da Copa Brasil condicionada ao fato de que tivesse pelo menos 15 inscritos no dia em que se encerrassem as inscrições antecipadas, ou seja, 1º de outubro.
“Estabelecemos uma data porque a RBC, que forneceria os motores, teria que colocar embreagens zero quilômetro, novas. Isso leva tempo e não poderíamos avisar a empresa de que a troca deveria ser feita em cima da hora de abrirmos a pista”, esclarece Gatti.
Como forma de incentivar a categoria, a CBA chegou a liberar a compra de dois jogos de pneus, um slick e um de chuva, que ficariam sob responsabilidade dos pilotos. A obrigatoriedade da compra de pneus ficou em apenas um jogo, para a tomada de tempos e duas baterias. Era uma economia de cerca de R$ 1 mil.
“Lamentamos, mas infelizmente não tivemos como manter a categoria nesta Copa Brasil”, finaliza.
No entender do Kart Motor não houve a mobilização necessária da categoria para atender a exigência da CBA, que “fez a sua parte” e facilitou um pouco a participação da F4 na Copa Brasil. Era necessário ter feito a inscrição e não apenas informar a intenção de correr.